Existe idade certa para escrever um livro?

(0 Estrelas - 0 Votos)

Muitos escritores começaram cedo na literatura e fizeram grande sucesso.

Sabemos que para ler um bom livro não existe idade. Quando as crianças começam a aprender a ler, já são apresentadas à literatura-infantil e iniciam sua jornada no mundo dos livros. Porém, existe uma idade certa para começar a escrever livros? São muitos os casos de autores que iniciaram suas carreiras literárias, de fato, quando já possuíam um certo amadurecimento. Outros escritores, por sua vez, começaram cedo na literatura e fizeram também grande sucesso.

Cora Coralina, considerada uma das maiores poetisas de língua portuguesa do século XX, somente começou a publicar seus livros aos 76 anos de idade. Apesar disso, a autora sempre escreveu poemas sobre seu cotidiano, desde a infância, com uma linguagem simples na forma, mas muito profunda no conteúdo. Carlos Drummond de Andrade, em 1980, enviou-lhe uma carta elogiando seu trabalho e, logo, a autora de 91 anos passou a ser conhecida em todo o Brasil.

Outro autor brasileiro que começou tarde a publicar seus livros foi Rubem Fonseca. Somente aos 38, o escritor publicou seu primeiro conto, Os Prisioneiros, depois de exercer várias funções que não eram ligadas à literatura, inclusive a carreira na polícia. Isso certamente serviu como base para sua literatura policial, tão intensa e bem construída.

Arthur Rimbaud, por outro lado, considerado por Victor Hugo um Shakespeare adolescente, escreveu aos 17 anos poemas reconhecidos hoje como a maior influência para a poesia moderna. Da mesma forma que comecou cedo, sua carreira literária também acabou precocemente, quando o poeta completou 20 anos.

No Brasil, Clarice Lispector é nossa representante jovem no mundo literário. A autora publicou aos 23 anos seu primeiro livro, Perto do coração selvagem, escrito quando tinha, ainda, 19 anos.

Não existe idade certa para escrever um livro

Esses são apenas alguns autores que dão resposta à nossa pergunta: não existe idade certa para escrever um livro. Basta, é claro, que se tenha talento e muita criatividade. Se você conhece outros autores que começaram cedo ou tarde sua carreira literária, não deixe de compartilhar com outros leitores.

Comentários

Um comentário em “Existe idade certa para escrever um livro?

  • 12.07.2017 a 7:13 am
    Permalink

    Tenho a impressão que Raquel de Queiroz começou mais jovem que Clarice Lispector.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares