Existe idade certa para escrever um livro?
Muitos escritores começaram cedo na literatura e fizeram grande sucesso. Sabemos que para ler um bom livro não existe idade. Quando as crianças começam a aprender a ler, já são apresentadas à literatura-infantil e iniciam sua jornada no mundo dos livros. Porém, existe uma idade certa para começar a escrever livros? São muitos os casos de autores que iniciaram suas carreiras literárias, de fato, quando já possuíam um certo amadurecimento. Outros escritores, por sua vez, começaram cedo na literatura e fizeram também grande sucesso.
Cora Coralina, considerada uma das maiores poetisas de língua portuguesa do século XX, somente começou a publicar seus livros aos 76 anos de idade. Apesar disso, a autora sempre escreveu poemas sobre seu cotidiano, desde a infância, com uma linguagem simples na forma, mas muito profunda no conteúdo. Carlos Drummond de Andrade, em 1980, enviou-lhe uma carta elogiando seu trabalho e, logo, a autora de 91 anos passou a ser conhecida em todo o Brasil.
Outro autor brasileiro que começou tarde a publicar seus livros foi Rubem Fonseca. Somente aos 38, o escritor publicou seu primeiro conto, Os Prisioneiros, depois de exercer várias funções que não eram ligadas à literatura, inclusive a carreira na polícia. Isso certamente serviu como base para sua literatura policial, tão intensa e bem construída.
Arthur Rimbaud, por outro lado, considerado por Victor Hugo um Shakespeare adolescente, escreveu aos 17 anos poemas reconhecidos hoje como a maior influência para a poesia moderna. Da mesma forma que comecou cedo, sua carreira literária também acabou precocemente, quando o poeta completou 20 anos. No Brasil, Clarice Lispector é nossa representante jovem no mundo literário. A autora publicou aos 23 anos seu primeiro livro, Perto do coração selvagem, escrito quando tinha, ainda, 19 anos.
Tenho a impressão que Raquel de Queiroz começou mais jovem que Clarice Lispector.