De vendedor leitor a vendedor profissional: o crescimento da Bahia Livros

(0 Estrelas - 0 Votos)

A história do baiano Eraldo Ferreira é um exemplo de ascensão dentro da Estante Virtual. Ele começou como vendedor leitor e – compra vai, troca vem – hoje é um vendedor profissional no site. Pela fala mansa, logo se nota que a paciência foi o fator fundamental nessa transição.

Há cinco anos, Eraldo trabalhava em uma livraria em Salvador, quando resolveu abrir seu próprio negócio, a Bahia Livros. No começo possuía um acervo de aproximadamente 200 títulos. Depois de muita compra e, sobretudo, troca de exemplares, aumentou o patrimônio para oito mil livros, 80% dos quais usados e das mais variadas áreas.

Enquanto acumulava um bom acervo, negociava na Estante Virtual como vendedor leitor. A mudança para vendedor profissional, recentemente, “gerou um crescimento no número de vendas e cresceu, também, a responsabilidade”, aponta. O resultado prático? 30% a mais nas vendas de um período em relação ao outro.

Na loja, que fica no bairro dos Barris, próximo à Estação da Lapa, em Salvador, ele conta com dois ajudantes, mas no mundo virtual ele faz questão de catalogar, sozinho, os exemplares. É ele também quem faz a postagem dos livros vendidos pelo site. Eraldo acredita que a rapidez na postagem é um dos diferenciais do seu negócio. “Assim que recebo a confirmação do depósito, faço logo o envio”, apressa-se. “Tenho a vantagem de ter um correio aqui perto”, diz.

O preço também é uma preocupação de Eraldo, que garante que vende livros novos pelo preço de usados. O segredo? “É só trabalhar com uma margem de lucro menor”, diz. Não à toa, a Bahia Livros apresenta um percentual de 100% de qualificações positivas na Estante Virtual.

Hoje, o comércio virtual responde por cerca de 20% do faturamento da Bahia Livros, mas Eraldo acredita que esse número ainda vai aumentar bastante na medida em que ele for cadastrando mais exemplares. É como diz a sabedoria popular: devagar, e sempre.

Comentários

Um comentário em “De vendedor leitor a vendedor profissional: o crescimento da Bahia Livros

  • 19.02.2010 a 8:48 am
    Permalink

    Olá, Eraldo!

    Já sou cliente da Estante Virtual há dois anos, mas só agora tenho vasculhado melhor o site. Foi assim que li, junto com outras, a sua história de livreiro profissional.

    É um prazer tão grande conhecer pessoas que valorizam livros, ainda mais se elas moram tão perto de nós, por isso resolvi fazer contato. Moro em Feira de Santana, ainda não comprei em sua mão, mas espero fazê-lo em breve.

    Sucesso para você e para todas as pessoas que participam desta ideia fantástica chamada Estante Virtual.

    Um abraço

    Rita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *