Especial Eleições: Guia para o (e)leitor

(0 Estrelas - 0 Votos)
Cinco títulos para entender sobre campanhas, pesquisas eleitorais e o cenário político-econômico do país

No último dia 29 de setembro, aconteceram os últimos debates entre os candidatos à prefeitura das principais cidades do país. Os políticos debateram temas como transporte, saúde e segurança. Mas, principalmente, tentaram garantir a confiança de novos eleitores. Neste domingo, serão escolhidos prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos. Você se sente preparado para depositar seu voto?

É preciso ficar atento às novas regras da reforma eleitoral, em relação ao voto na legenda do partido. Agora, além do partido ter de superar o quociente eleitoral, os aspirantes a vereador precisam ultrapassar 10% do índice em votos nominais. Se estes candidatos não alcançarem a nota de corte, os votos na legenda poderão ir para outros partidos. Por isso, é ainda mais importante conhecer seus candidatos. Alguns sites vem ajudando os eleitores indecisos a encontrarem candidatos com propostas, que mais aproximem-se às suas necessidades, como o Me representa e o Bancada Ativista, que pipocaram nas redes sociais nos últimos dias.

O Estante Blog resolveu fazer sua parte também e apresentar cinco títulos que ajudem o eleitor a entender as dinâmicas em relação às campanhas, pesquisas eleitorais e o cenário político-econômico do país. Confira!


O Marketing Eleitoral – Carlos Eduardo Lins da Silva

marketing-eleitoral
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

O que os marqueteiros são capazes de fazer ou desfazer uma eleição está nesta obra, escrito pelo jornalista Carlos Eduardo Lins da Silva, que pesquisa o assunto desde 1975. O autor analisa a influência do marketing no processo eleitoral, a distinção entre o que é marketing político e eleitoral, e explica como o conceito de marketing alterou as eleições e a política. Silva é mestre em comunicação pela Michigan State University (EUA) e livre-docente pela Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo, em sua avaliação, o marketing eleitoral brasileiro é um dos mais avançados do mundo.


Emoções Ocultas e Estratégias Eleitorais – Antonio Lavareda

emocoes-ocultas-e-estrategias-eleitorais-antonio-lavareda
Esgotado nas principais livrarias. Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Com a assinatura de um dos maiores especialistas brasileiros no tema, Lavareda analisa que elementos e circunstâncias influenciam as corridas eleitorais. O autor, que já participou de 76 campanhas, trata dos aspectos mais relevantes delas, como a formulação das pesquisas, a importância das alianças políticas e o marketing, que recebe atenção especial.


A Cabeça do Brasileiro – Alberto Carlos Almeida

a-cabeca-do-brasileiro
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Neste livro, o autor tenta desvendar, através de uma pesquisa, qual o perfil do brasileiro. O livro é o resultado deste levantamento denominado Pesquisa Social Brasileira, no qual foram investigados os principais valores presentes no dia a dia da população brasileira, compreendendo aspectos sociais, políticos e econômicos. O resultado demonstra o papel fundamental da elite na construção do Brasil moderno, no qual a parcela da população que tem maior nível educacional é menos preconceituosa, estatizante e com valores sociais mais sólidos. A pesquisa foi feita com base em perguntas simples tais como: “empregados de edifícios devem utilizar o elevador social ou o elevador de serviço?” A maioria das respostas surpreende, mostrando a diversidade cultural e de pensamentos que o Brasil abriga. Almeida também escreveu “A cabeça do eleitor”, juntos as obras já venderam cerca de 40 mil exemplares.


Erros nas Pesquisas Eleitorais e de Opinião – Alberto Carlos Almeida

erros-nas-pesquisas-eleitorais-e-de-opiniao-alberto-carlos-almeida
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Uma obra bastante relevante que esclareça como evitar os erros de pesquisa. E para fazer uma boa pesquisa, é fundamental saber os riscos que podem colocar em dúvida a credibilidade da investigação.


História do Futuro – Míriam Leitão

historia-do-futuro-miriam-leitao
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

História do Futuro é um livro-reportagem em que a jornalista Míriam Leitão mapeia o território e o que está por vir com base em entrevistas, viagens, análises de dados e depoimentos de especialistas, depois de três anos de pesquisas. Ela aponta tendências que não podem ser ignoradas em áreas como meio ambiente e clima, demografia, educação, economia, política, saúde, energia, agricultura, tecnologia, cidades e mundo. E adianta que o futuro será implacável para os países que não se prepararem para ele. Leitura obrigatória para quem deseja conhecer em profundidade as perspectivas para o país.


Comente e conte para a gente qual livro você acrescentaria à lista!

Comentários

Natália Figueiredo

Natália Figueiredo

Jornalista Multimídia em Estante Virtual
Natalia Figueiredo fez da escrita sua profissão. Começou a carreira no jornalismo impresso do Rio, mantém o blog de viagens Nat no Mundo (http://natnomundo.com/) e, hoje, escreve sobre literatura para o Estante Blog.
Natália Figueiredo

Natália Figueiredo

Natalia Figueiredo fez da escrita sua profissão. Começou a carreira no jornalismo impresso do Rio, mantém o blog de viagens Nat no Mundo (http://natnomundo.com/) e, hoje, escreve sobre literatura para o Estante Blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares