8 livros essenciais de Jorge Amado

(0 Estrelas - 0 Votos)

Agosto, o mês de Jorge Amado.

O autor baiano nasceu em 10 de agosto de 1912 em Itabuna e morreu, em Salvador, no dia 6 de agosto de 2001. Jorge foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos, e é o mais adaptado para o cinema, para o teatro e para a televisão. Em 1994, a sua obra foi reconhecida com o Prêmio Camões. Embora não nascido em Salvador, ajudou a popularizar a cultura da cidade ao redor do mundo em muitos de seus romances. Conheça alguns deles!

A história e o cotidiano de meninos pobres moradores das ruas de Salvador. A obra traz as carências e as ambições de personagens como Pirulito, Pedro Bala, Gato e Professor.

capitaes-areia-capa


Tieta é uma adolescente namoradora que acaba expulsa pelo pai de Santana do Agreste por suas aventuras eróticas. Vinte e cinco anos depois, ela retorna rica e com influência política ao vilarejo.

tieta do agreste


Uma história ousada, picante e cheia de humor. Dona Flor encontra o ideal do homem em dois maridos: um sensual, o outro fiel. Escolher talvez seja impossível.

dona flor e seus dois maridos


Pulando de trabalho em trabalho, o malandro Antônio Balduíno se choca contra o mundo das mais variadas formas até compreender a realidade e seu lugar nela.

jubiaba


A obra narra a história do herói mulato Pedro Archanjo, sua trajetória, seus amores, polêmicas, confrontos com a polícia e com a elite racista.

a tenda dos milagres


Conhecemos um Brasil sob o olhar crítico e investigativo de Paulo Rigger, um brasileiro que passa sete anos fora do país e, ao voltar, sente-se tomado por sentimentos contraditórios em relação a sua pátria. Romance de estreia de Jorge Amado.

o pais do carnaval


O livro é um depoimento verbal do assassino e amante de Rosalinda, que expõe suas peripécias sexuais diante de um interlocutor que muda a toda hora, indo de um militar a um desembargador.

as mortes e o triunfo de rosalinda


A bola Fura-Redes é a mais disputada por todos os grandes jogadores. Já o goleiro Cerca-Frangos é considerado a vergonha da profissão. Quando os dois se encontram, algo inesperado acontece.

a bola e o goleiro


Veja na Estante Virtual a obra completa do autor.

 

Qual seu livro preferido de Jorge Amado? Compartilhe e participe da conversa!


Quer receber dicas semanais de leitura?

Assine e receba dicas fresquinhas em seu e-mail toda semana.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares