Clássico da literatura universal, A Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson, é uma fonte de inspiração para histórias sobre piratas. Publicado em 1883, o livro narra a história de Jim Hawkins, que vê sua vida mudar quando um estranho capitão se hospeda na Almirante Benbow, a hospedaria dos pais.
Peter Pan, de J. M. Barrie, foi publicado pela primeira vez em 1911 e é um dos clássicos infantis mais populares. No livro, acompanhamos as aventuras de Peter Pan e seus amigos pela “Terra do Nunca”, uma ilha mágica habitada pelos meninos perdidos que não querem crescer.
Publicado pela primeira vez em 2010, o livro infantil Um pirata muito só, de Denise Crispun, narra a história de um pirata que só tinha um olho, uma orelha, um braço e uma perna. Ele vivia feliz e não havia nada que deixasse de fazer. Até que um dia encontrou um mapa.
Publicado pela primeira vez em 1922, Capitão Blood, de Rafael Sabatini, é uma das mais clássicas aventuras de piratas. Na narrativa, temos Peter Blood, um homem apaixonado pelo mar que vê sua vida naufragar após ser condenado à morte.
O livro Jan Plata – o Chamado dos Piratas, de Josep L. Badal, é uma narrativa de aventura e descobertas. Conta a história de um menino sonhador e devorador de livros sobre navegação, que mora com a mãe numa casinha na praia.