Conheça os finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura

Prêmio São Paulo de Literatura 

O Prêmio São Paulo de Literatura divulgou os 20 finalistas da sua 15ª edição, com dez obras concorrendo na categoria de “Melhor romance de 2021”, e outras dez competindo por “Melhor romance de estreia”. Confira os finalistas!

Uma narrativa que fala sobre família, amor e abandono. Neste livro, acompanhamos a história de Júlia, filha de pais separados: sua mãe não suporta a ideia de ter sido abandonada pelo marido, enquanto seu pai não suporta a ideia de ter sido casado.

 Trata-se de uma narrativa calcada no real que transforma o capítulo trágico na história de uma mulher em grande literatura.

“O som do rugido da onça” constrói uma poderosa narrativa que deixa de lado a historiografia hegemônica para dar protagonismo às crianças – batizadas aqui de Iñe-e e Juri – arrancadas de sua terra natal.

“Degeneração” narra a saga de um filho que precisa liberar o corpo do pai que acaba de morrer e está no necrotério de um hospital público de São Paulo, às vésperas da eleição que colocará Jair Bolsonaro e a extrema direita no poder.

Narra a história de uma pediatra (Cecília) que tem pouco apreço por crianças e zero paciência para os pais e mães que as acompanham.

Em  “Uma tristeza infinita”, acompanhamos a história de Nicolas, um jovem psiquiatra francês, que  é convidado para trabalhar na Suíça logo após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Em “É sempre a hora da nossa morte amém”, acompanhamos a história da septuagenária Aurora, encontrada desmemoriada e descalça na beira da estrada e procurando por uma certa Camila. Para uma amnésica, Aurora recorda-se de muito.