Em “Poemas da recordação e outros movimentos”, a partir da produção de um conjunto de poesias fortes e criativas, de belo senso rítmico, Conceição enuncia a pobreza, a fome, a dor e “a enganosa-esperança de laçar o tempo”; assim como há espaço para a paixão, o amor e o desejo.
Livro de estreia da carioca Yasmin Nigri, Bigornas é um trabalho surpreendentemente sólido. Mais que uma simples coletânea de poemas, o livro é construído sobre a ideia de formação poética e tangencia questões como solidão, violência e fracasso.
"Samyn mergulha na lama primordial onde nossa ancestralidade repousa e transforma em ponto versificado o que nos trouxe até aqui: a coragem, a capacidade de recriar, de gerar tecnologias de produção de infinitos”, assim define Cidinha da Silva no prefácio da obra.
“Um corpo negro” conta, poeticamente, o processo de reconhecimento como negra, da autora, a partir do que se manifesta fisicamente no corpo: pele, cabelo, boca e nariz, até as estórias que ouve sobre seus ancestrais e as próprias experiências desta identidade.
A obra de Ricardo Aleixo, reunida aqui em seus momentos mais representativos, traz temas como o amor, os relacionamentos, a literatura, a cidade, o racismo, os antepassados e a própria poesia.