Livros e Hqs

Entre memória e ficção, conheça o estilo de Camila Sosa Villada

(0 Estrelas - 0 Votos)

Sou uma tola por te querer, publicado no Brasil pela Editora Planeta,  é o novo livro da autora argentina Camila Sosa.

Estamos ali para sermos escritas. Para sermos eternas.

Camila Sosa Villada

Quem são as pessoas interessadas nas vivências de travestis? Quantos personagens e autoras travestis você conhece? 

“Tive de inventar meus próprios papéis porque ninguém havia pensado em personagens para travestis como eu”, afirma a atriz e escritora argentina Camila Sosa Villada,  em entrevista cedida à jornalista Ivana Romero.

A fala de Camila, que é considerada uma das mais potentes vozes da literatura latino-americana contemporânea, dialoga com o seu estilo de escrita: entre a memória e a ficção. 

Nesse sentido, seu fazer literário atravessa os muros da escrita de si, da ipseidade. Como bem pontuou a autora, em sua passagem pela Flip: “Tenho o direito de fazer ficção, não preciso escrever só sobre a experiência de travesti, só sobre a minha própria tragédia”. 

Seguindo esta trilha, a  autora traz à tona não só registros da expressão vivencial e da comunidade trans, evocando em seus textos as vivências de suas  irmãs magníficas, marcada pela violência, preconceito e invisibilidade, como  também elabora um estilo de escrita livre, desprendido de toda a rigidez classificatória.

Autoficção, poesia, realismo fantástico, prosa poética, ensaio, dramaturgia, performance. Camila bebe em muitas águas e derrama em seus textos não só uma dimensão política atrelada aos modos de enunciação e crítica social, mas, sobretudo,  um universo de possibilidades, fazendo uso de variados recursos e técnicas,  sempre com expressividade e sensibilidade. 

A noite é profunda: gela sobre o Parque. Árvores muito antigas, que acabam de perder suas folhas, parecem suplicar ao céu algo indecifrável, mas vital para a vegetação. Um grupo de travestis faz sua ronda. Seguem amparadas pelo arvoredo. Parecem parte de um mesmo organismo, células de um mesmo animal.

Camila Sosa Villada. in: “O parque das irmãs magníficas”.

Conheça os livros de Camila Sosa publicados no Brasil 

O parque das irmãs magníficas, Camila Sosa

“Quando chegou à cidade de Córdoba para estudar na universidade, a autora argentina Camila Sosa Villada decidiu ir ao Parque Sarmiento durante a noite. Estava morta de medo, pensando que poderia se concretizar a qualquer momento o brutal veredito que havia escutado de seu pai: “Um dia vão bater nessa porta para me avisar que te encontraram morta, jogada numa vala”. Para ele, esse era o único destino possível para um rapaz que se vestia de mulher.

Camila queria ver as famosas travestis do parque, e lá, diante daquelas mulheres e da difícil realidade a que são submetidas, foi imediatamente acolhida e sentiu, pela primeira vez em sua vida, que havia encontrado seu lugar de pertencimento no mundo. 

O romance O parque das irmãs magníficas é isso tudo: um rito de iniciação, um conto de fadas ou uma história de terror, o retrato de uma identidade de grupo, um manifesto explosivo, uma visita guiada à imaginação da autora. Nestas páginas convergem duas facetas da comunidade trans, facetas que fascinam e repelem sociedades no mundo inteiro: a fúria travesti e a festa que há em ser travesti”.


Sou uma tola por te querer , Camila Sosa Villada

“Nos duros anos da década de 1990, uma mulher ganha a vida como namorada de aluguel para homens gays. Em uma boca de fumo no Harlem, uma travesti tem um encontro inusitado com ninguém menos que Billie Holiday. Um grupo de jogadores de rúgbi tenta pechinchar o preço de uma noite de sexo e recebe de volta o merecido.

Freiras, avós, crianças e cachorros nunca são o que parecem…

Os nove contos que compõem este livro são habitados por personagens extravagantes e profundamente humanos, que enfrentam uma realidade nefasta de maneiras tão estranhas quanto eles próprios. Dona de uma imaginação deslumbrante e atrevida, Camila Sosa Villada é capaz tanto de assumir a voz de uma vítima da Inquisição mexicana quanto de construir um universo distópico, em que a existência travesti se tornou sua mais forte vingança. Com seu estilo único, brinca com os limites entre magia e realidade, honrando a tradição oral da literatura latino-americana com desenvoltura e solidez sem igual”.


TEDx – Camila Sosa Villada


Biografia de Camila Sosa Villada

Camila Sosa Villada nasceu em 1982, na cidade de La Falda, Argentina. Formou-se em Comunicação Social e Teatro na Universidade Nacional de Córdoba. Em 2009, como atriz, estreou seu primeiro espetáculo, Carnes tolendas, retrato escénico de un travesti. Em meio a diversos trabalhos nos palcos, no cinema e na televisão, passou a dedicar-se à escrita. É autora do livro de poemas La novia de Sandro, do ensaio El viaje inútil, dos romances Tesis sobre una domesticación e O parque das irmãs magníficas, e do livro de contos Sou uma tola por te querer. Os dois últimos foram publicados no Brasil pelo selo Tusquets da Planeta. Em 2020, O parque das irmãs magníficas recebeu o prestigioso Prêmio Sor Juana Inés de la Cruz, outorgado pela Feria Internacional del Libro de Guadalajara (FIL).


5 trechos do livro “O parque das irmãs magníficas” 15 dicas de livros para ler neste ano Volta às aulas escolares: 12 obras literárias para ler em 2023 ‘Wandinha’: conheça as referências literárias citadas na série Prêmio Jabuti 2022: confira os vencedores