Livros para conversar com as crianças sobre desigualdades

Da Minha Janela,  Otávio Júnior

No livro Da minha janela, o narrador compartilha detalhes sobre as imagens que vê da janela de sua casa, localizada em uma favela do Rio de Janeiro. Desse lugar, ele observa cores, traços, gestos, objetos, bichos e pessoas cujas vidas podem ser parecidas ou diferentes da sua, mas que certamente têm algo importante a lhe ensinar.

O Pote Mágico,  Ferréz

Em O Pote Mágico, um menino na periferia de São Paulo imagina poder encontrar um pote mágico. Através das ilustrações de Rodrigo Abrahim, o livro de Ferréz dá ainda mais vida a cada uma das páginas do livro que intercalam realidade e sonho.

O Mundo No Black Power de Tayó,  Kiusam de Oliveira

Tayó é uma menina negra que tem orgulho de seu cabelo e de seu penteado black power, enfeitando-o das mais diversas formas. Cheia de autoestima, a menina é capaz de enfrentar as agressões dos colegas da escola, que dizem que seu cabelo é “ruim”. Mas como pode ser ruim um cabelo “fofo, lindo e cheiroso”? “Vocês estão com dor de cotovelo porque não podem carregar o mundo nos cabelos”, é o que Tayó responde a eles.

A Princesa e a Costureira,  Janaina Leslão

Cíntia é uma princesa que nasceu prometida a Febo, o príncipe do reino vizinho. Às vésperas do casamento, Cíntia vai encomendar o seu vestido de noiva e conhece a costureira Isthar e se apaixona por ela. Ao saber que a Cíntia não se casaria mais com Febo, o pai da princesa manda que a prendam imediatamente na torre do castelo. Mas a jovem terá a ajuda de muita gente para conseguir viver esse amor.