Livros também são tema de tirinhas
tirinha é um gênero muito apreciado não só por jovens leitores, mas também por leitores mais experientes, que sempre recordam sua infância através dos jornais durante a semana, ou até mesmo em coletâneas publicadas em livros. Os assuntos das tirinhas são diversos, e na maioria das vezes elas servem para diversão ou para reflexão sobre algum tema. Reunimos alguns quadrinhos famosos em que os personagens estão tendo alguma experiência com os livros e a leitura, todos muito divertidos. A primeira tirinha que escolhemos é o clássico Pato Donald, da Disney. Perdido em uma ilha deserta, Pato Donald encontra uma caixa com 50 livros de um mesmo título: Robinson Crusoé, de Daniel Defoe. Um achado e tanto para o personagem! Outro clássico da Disney que marcou gerações é o Mickey. Acompanhado por Pateta, o ratinho tem uma grande surpresa quando o amigo lhe empresta um livro policial com o título O mordomo não é o culpado. O cartunista brasileiro Fernando Gonsales também usou os livros como tema na tirinha da Barata Fliti, da famosa série Níquel Náusea. Ela retrata o poder dos livros sobre os leitores de uma forma muito criativa! Antônio Silvério é autor das tirinhas do Urbano, O Aposentado, que fazem sucesso nos jornais desde 1986. Nesta, o personagem Urbano embarca num livro de ficção científica durante seu tempo livre. Urbano, mostrando ser um grande apreciador de literatura, cita Victor Hugo, importante escritor e poeta francês autor de Os Miseráveis e O Corcunda de Notre-Dame, entre muitos outros livros. Garfield, o famoso gato criado por Jim Davis que já virou até filme, esqueceu-se de ler os livros e foi direto à refeição, sua atividade favorita. Garfield é hoje a segunda tirinha mais lida em todo o mundo, perdendo apenas para Peanuts. E por falar neles, Charlie Brown, Snoopy e sua turma contam na tirinha Peanuts quais são as suas seções prediletas no jornal. Utilizando uma metalinguagem — o personagem da tirinha de jornal fala sobre o próprio jornal — o Peanuts incentiva a leitura dos jovens de forma cômica e despretensiosa. Os personagens fazem tanto sucesso que foi lançada inclusive uma série de livros chamada Peanuts Completo, que reúne as tirinhas desde sua criação em 1950. Da terra de Jorge Luis Borges e Adolfo Bioy Casares, o cartunista argentino Quino também desenhou sua clássica tirinha da Mafalda com o tema da leitura. Desta vez, a leitura de dicionários. Essas e outras tirinhas sobre livros e bibliotecas você poderá encontrar no blog Bibliocomics. Gostou das histórias em quadrinho? Costuma lê-las frequentemente? Então não deixe de comentar esse post e contar qual a sua tirinha predileta!]]>
Gostei do urbano o aposentado, que ler e faz comentários com quem esta ao seu lado, isso incentiva a outra pessoa ler também, e também o que leu não guardou pra si.
Gostei das tirinhas ,mas em especial do Mickey e Pateta.Que oferece o livro ao amigo Mickey e conta o final da história.Mostrando que é bom lermos e indicar livros aos amigos.