Profissão: livreiro
(0 Estrelas - 0 Votos)
Se o negócio em questão for um sebo, basta a paixão pelos livros para que os obstáculos sejam superados Dar o primeiro passo para abrir um negócio pode ser uma tarefa complicada para quem não tem muita experiência e verba disponível. Mas para Mônica Maia e Edvaldo de Araújo, donos dos sebos Alexandria e Tallow, respectivamente, se o negócio em questão for um sebo, basta a paixão pelos livros para que os obstáculos sejam superados. Ambos encontraram na Estante Virtual um importante aliado para a divulgação de seus acervos Brasil afora.
Ter um sebo é ter paixão pela leitura e ao trabalho
Mônica conta que sempre amou livros e foi uma assídua frequentadora de sebos desde a infância. “No final do ano passado me formei em História e durante minha graduação tive aulas de arquivista e acabei me identificando com o cotidiano em arquivos e bibliotecas. Foi quando decidi unir os dois interesses para transformá-los num meio de vida”, diz. Como não tinha muito dinheiro em mãos para iniciar o negócio, Monica começou a comprar livros de conhecidos e guardá-los em sua própria casa em Guarulhos, São Paulo. Hoje, o acervo do Sebo Alexandria é formado por exemplares de áreas diversas, mas Mônica pretende que o sebo seja especializado em História, sua área de formação. “O nome Alexandria é uma homenagem a maior biblioteca da Antiguidade”, explica. Unir a paixão pela leitura ao trabalho também foi o que motivou Edvaldo de Araújo a abrir seu próprio sebo em São Paulo. Já tendo sido dono de um sebo, próximo à Universidade de Itaquera, e com uma boa biblioteca pessoal em casa, Edvaldo resolveu abrir o Sebo Tallow. “Da primeira vez, tive dificuldades em competir com cópias de livros tiradas pelos estudantes e por isso mudei de ponto”, diz Edvaldo. Ainda insatisfeito com o movimento da loja física, descobriu o universo do comércio online através da Estante Virtual. “A Estante Virtual, para quem trabalha com livros, é uma porta que amplia os horizontes para todo o Brasil. Indico para todo o mundo” diz Edvaldo.Dicas para quem quer abrir um sebo
Os dois livreiros dão dicas para quem quer abrir um sebo. “Tem que gostar de livros, acima de tudo”, diz Edvaldo. Mônica concorda. “E é preciso também paciência para catalogar e recatalogar acervos diariamente. Sebo é um negócio de longo prazo. Pode demorar até você formar um acervo interessante e conquistar clientes fiéis e por isso é preciso ser persistente”, diz. Em 2010, os dois pretendem aumentar o acervo e cadastrar cada vez mais livros na Estante Virtual. “Não penso em aumentar a loja física porque nesse caso é preciso ter despesas como aluguel e manutenção”, diz Edvaldo. Mônica também aposta no mercado virtual. “A Estante Virtual é uma ferramenta muito útil para a expansão dos seus negócios, pois tendo acervo e preços bons posso concorrer de igual para igual com sebos bem maiores e mais conhecidos”, completa.]]>Últimos posts por Leonardo Loio (exibir todos)