Livros e Hqs

Dez curiosidades e cinco livros de Agatha Christie

(0 Estrelas - 0 Votos)

Criadora de Hercule Poirot, Agatha Christie completaria 126 anos hoje

Arqueóloga, romancista, dramaturga, Agatha Christie alcançou nível inedito de popularidade e redefiniu o gênero literário policial com suas tramas surpreendentes e repletas de mistério e reviravoltas. No aniversário desta incrível autora, separamos dez curiosidades sobre sua vida e suas conquistas, além de algumas obras. Confira!

Assassinato no campo de golfe

Uma carta de um desconhecido, com um pedido de socorro, leva o detetive belga Hercule Poirot e seu ajudante Hastings à França, em busca de respostas para uma série de perguntas. Qual seria a relação entre dois crimes ocorridos com um intervalo de mais de 20 anos? Qual a ligação entre a mulher de um misterioso milionário e sua amante? Qual a conexão entre um fio de cabelo, uma espátula ensanguentada, um cano de chumbo e um campo de golfe?

[caption id="attachment_24067" align="aligncenter" width="200"]assassinato-no-campo-de-golfe Clique na imagem e confira na Estante Virtual[/caption]

Agatha escreveu seu primeiro livro para ganhar uma aposta com a irmã Madge.

Sua primeira obra levou cinco anos para ser publicada e foi rejeitada por seis editoras.


Os elefantes não esquecem

Hercule Poirot parou no alto do penhasco. Neste cenário, uma mulher sofrera uma trágico acidente há alguns anos. Tempos depois, mais uma tragédia: dois outros corpos foram descobertos – marido e mulher – mortos a tiros. Quem matou? Teria sido um pacto suicida? Um crime passional? Ou um assassinato a sangue-frio? Poirot embrenha-se no passado e descobre que antigos pecados deixam marcas profundas.

[caption id="attachment_24068" align="aligncenter" width="200"]os-elefantes-nao-esquecem Clique na imagem e confira na Estante Virtual[/caption]

Agatha foi a única dramaturga a ter três peças encenadas simultaneamente no West End, a “Broadway de Londres”.

Ela escreveu um livro inteiro num final de semana, A ausência, sob o pseudônimo de Mary Westmacott.


Cem gramas de centeio

Um homem, saudável, cai morto durante um chá. A única pista é encontrada em um de seus bolsos: 100 gramas de centeio. Miss Marple, a simpática e sagaz detetive criada por Agatha Christie, recorrerá a versos de uma canção infantil para resolver o problema.

[caption id="attachment_24069" align="aligncenter" width="200"]cem-gramas-de-centeio Clique na imagem e confira na Estante Virtual[/caption]

Quando Christie adaptou quatro de seus livros de Poirot para o teatro, ela excluiu o personagem do texto da peça inteiramente.

Ela descreveu o O mistério do trem azul como “com certeza o pior livro que já escrevi”.


M ou N?

Um pouco antes de morrer, um agente secreto britânico profere suas últimas palavras: “M ou N, ‘São Susí’”. Em meio ao clima de desconfiança que reina durante a Segunda Guerra Mundial, essas letras desconexas podem significar alguma pista. Mas quem poderia continuar a investigação sem levantar suspeitas? É quando entra em cena o casal Tommy e Tuppence Beresford que, já com os filhos crescidos, estão ávidos por voltar à ativa.

[caption id="attachment_24070" align="aligncenter" width="200"]m-ou-n Clique na imagem e confira na Estante Virtual[/caption]

No dia de sua morte, os teatros de West End diminuíram suas luzes por uma hora.

Elizabeth Bowen e Graham Greene eram seus autores favoritos.


Cartas na mesa

Quatro investigadores – o superintendente Battle da Scotland Yard, a escritora de romances policiais Ariadne Oliver, o coronel Race e o incomparável Hercule Poirot – são convidados pelo excêntrico sr. Shaitana para um jantar especial. Os quatro convidados – um médico, uma senhora viúva, um aventureiro e uma bela moça -, cidadãos aparentemente comuns, vão se tornar seus adversários num disputado jogo de bridge. Mas um crime interrompe bruscamente a noite, e o jogo tem uma reviravolta: passam a ser quatro investigadores contra quatro suspeitos. Um dos casos prediletos de Hercule Poirot, Cartas na mesa é também uma das mais intrincadas tramas de Agatha Christie.

[caption id="attachment_24072" align="aligncenter" width="200"]cartas-na-mesa Clique na imagem e confira na Estante Virtual[/caption]

Sua última aparição pública foi na estreia da adaptação de Assassinato do Expresso do Oriente.

Primeiro grande sucesso da autora, O assassinato de Roger Ackroyd é considerado, pela crítica, o melhor livro de literatura policial de todos os tempos.


Confira algumas pérolas da Rainha do Crime!

Veja na Estante Virtual a obra completa de Agatha Christie.

Qual o seu livro favorito de Agatha Christie? Deixe seu comentário e participe da conversa.

]]>

Leonardo Loio

Leonardo Loio

SEM, SEO e tudo relacionado a buscadores, é o que eu gosto. Carioca, marketeiro, profissional de marketing digital, search marketing, tento aprender, discutir e ensinar.

2 thoughts on “Dez curiosidades e cinco livros de Agatha Christie

  • “Cartas na mesa” é muito bom.

  • Álvaro de Okiveira Monteiro

    Li mais de dez livros da Agatha e gostei de todos! Ela é sensacional, nos surpreende do início ao fim de suas obras.

Fechado para comentários.

5 trechos do livro “O parque das irmãs magníficas” 15 dicas de livros para ler neste ano Volta às aulas escolares: 12 obras literárias para ler em 2023 ‘Wandinha’: conheça as referências literárias citadas na série Prêmio Jabuti 2022: confira os vencedores