Conheça autores nórdicos de suspense que conquistaram o mundo
Escritores escandinavos viram sucesso no Brasil Livros de mistério são populares há muitos anos. Eles podem ser clássicos e sofisticados, como os da Agatha Christie ou do Rex Stout; repletos de ação, como os de Lee Child e de Harlan Coben; e, até mesmo, mais sangrentos, como os de Donato Carrisi e Giorgio Faletti. Ou, também, ter um pouco de tudo, como as histórias de Sherlock Holmes.
De uns anos para cá, certos autores originários de cultura e idioma distantes vem se destacando no Brasil: os nórdicos. Eles nasceram na Noruega, Dinamarca, Finlândia, Islândia ou Suécia e conquistaram, aliás, não só nosso país, mas todo o planeta. O estopim, provavelmente, foi o lançamento da trilogia Millennium, de Stieg Larsson.
Confira a lista de autores indispensáveis!
Jo Nesbo é um dos escritores de thriller mais bem-sucedidos da atualidade. Seu principal personagem é o detetive Harry Hole, e seus romances sempre figuram nas principais listas de mais vendidos do mundo. Além dos títulos adultos, é responsável pela série infantil Doutor Proktor, coleção com quatro obras. Garganta vermelha, primeiro de Nesbo, foi escolhido o melhor romance policial de todos os tempos pelo Clube do Livro Norueguês. Já o mais recente a chegar às livrarias foi Sangue na neve.
[caption id="attachment_21945" align="aligncenter" width="300"] Clique na imagem e confira![/caption]Karl Stig-Erland Larsson, mais conhecido como Stieg Larsson, foi jornalista e escritor sueco. Tornou-se um fenômeno editorial em todo o mundo com a trilogia Millennium, lançada postumamente. Os três livros foram adaptados para o cinema, sendo sucesso instantâneo de bilheteria. Recentemente, chegou às livrarias a continuação, escrita David Lagercrantz, e chamada A garota na teia de aranha.
[caption id="attachment_21946" align="aligncenter" width="300"] Clique na imagem e confira![/caption]Lars Kepler é o pseudônimo escolhido pelo casal sueco Alexander Ahndoril e Alexandra Coelho Ahndoril para escrever seus impressionantes thrillers. Ambos têm publicados, no Brasil, O hipnotista e O pesadelo, estrelados pelo detetive Joona Linna.
[caption id="attachment_21947" align="aligncenter" width="300"] Clique na imagem e confira![/caption]Um dos mais famosos escandinavos da literatura mundial, Mankell nasceu na Suécia e ficou conhecido, principalmente, pelos romances do inspetor Kurt Wallander. Foi traduzido para mais de 40 idiomas e tem entre suas principais obras: Assassinos sem rosto, O homem de Beijing e O homem que sorria. Henning Mankell faleceu no dia 5 de outubro de 2015. [caption id="attachment_21944" align="aligncenter" width="300"] Clique na imagem e confira![/caption]
Liza Marklund é escritora, jornalista, colunista e embaixadora da Unicef. É também coproprietária da Piraförlaget, a terceira maior editora da Suécia. Hoje, além de produzir livros, faz documentários para a TV e escreve para vários jornais. Seus romances investigativos com a protagonista Annika Bengtzon tornaram-se sucessos internacionais, e milhões de exemplares já foram vendidos em mais de trinta idiomas pelo mundo. Publicou no Brasil: A loba vermelha e Os Assassinos do Cartão-Postal, ao lado do também autor de suspense James Patterson.
[caption id="attachment_21943" align="aligncenter" width="300"] Clique na imagem e confira![/caption]As obras de Camilla Lackberg se passam na pequena cidade de Fjällbacka, na Costa Ocidental do seu país natal, Suécia. Foi traduzida para 35 idiomas, e vendeu mais de 18 milhões exemplares em todo o mundo. Entre suas obras, destacam-se: A princesa de gelo, O estranho e Gritos do passado.
[caption id="attachment_21942" align="aligncenter" width="300"] Clique na imagem e confira![/caption]Olsen cursou ciências políticas e se formou em cinema, obtendo dessas experiências diversas fontes de inspiração para escrever sobre temas como os males da mente humana. Renomado tanto em seu país como no exterior, o autor dinamarquês destaca-se por histórias com doses mais altas de violência e repletas de tensão. No Brasil, publicou A mulher enjaulada e A caça.
[caption id="attachment_21941" align="aligncenter" width="300"] Clique na imagem e confira![/caption]Islandês, jornalista e crítico de cinema, Arnaldur Indridason é hoje um dos maiores expoentes da Escandinávia. Sua primeira obra publicada no Brasil foi A cidade dos vidros, que, com a ótima recepção recebida, acabou tendo a companhia de mais três: O silêncio do túmulo, Vozes e O segredo do lago.
[caption id="attachment_21948" align="aligncenter" width="300"] Clique na imagem e confira![/caption]Qual seu autor escandinavo preferido? Compartilhe e participe da conversa.
]]>
Li a Trilogia da Série Millenium e Amei!!! Esse Stig Larsson era um Fenômeno!!!! Impressionante como escreve bem, tudo muito bem amarrado e estórias incríveis. Não conseguimos parar de ler. Total imersão!!!! Quero conhecer os outros citados!!! Qual sugerem para começar?
Conheco alguns escritores nordicos, a camilla, stieg, jo, jussi, moss, e alguns outros. Sou muito, muito apaixonada pela literatura nórdica.
Muito útil o artigo, obrigada! Para o próximo ano tenho que cumprir 52 desafios literários e um deles é ler uma obra de um autor escandinavo, me ajudou muito isto!
Excelente artigo, muito obrigado por compartilhar esse conteúdo de valor. Adicionei seu site aos favoritos para voltar mais vezes
Adorei o artigo, parabéns pela ótima escrita
Não conhecia o blog estante . Gostei muito dessa relação de livros de autores da Escandinavia tão pouco divulgados aqui no Brasil.
Adorei a trilogia Millennium autor G Stieg-Larsson é atualmente estou encantada com Jo Nesbo.
Adorei saber desta lista.