5 livros para compreender o mito Ayrton Senna
Ayrton Senna completaria, em 2016, 56 anos
Ayrton Senna foi, ou é, um daqueles raros esportistas quase unanimidade no planeta. Para a maioria dos fãs de automobilismo, o Senna foi, e será sempre, o maior de todos os tempos. O mais inteligente, o mais arrojado, aquele que tinha o maior instinto para vencer. Para alguns pilotos da atualidade, Senna ainda é o ídolo máximo, como para Felipe Massa e Lewis Hamilton (que, por anos, aliás, correu com capacete muito parecido com o utilizado pelo brasileiro).
Para lembrar este grande atleta, separamos 5 livros que nos farão rememorar um pouco mais deste que nos deixou, infelizmente, há quase 22 anos, no dia 1 de maio de 1994.
Confira.
Ayrton Senna, uma lenda a toda velocidade, de Christopher Hilton
Diferente de tudo que já foi publicado sobre a vida e a carreira de Senna. Além de trazer informações e detalhes que nenhuma outra publicação apresentou sobre sua vida, traz anexos com reproduções de documentos que remetem a suas experiências pessoais, como fotos, boletins escolares, cartas, entre outros.
Ayrton Senna do Brasil, de Francisco Santos
A história da ascensão do piloto até a chegada à Fórmula 1, numa carreira que teve início nos karts. Também poderá recordar em detalhes os míticos e inesquecíveis anos em que o brasileiro esteve na na principal categoria do automobilismo mundial.
Ayrton Senna: Herói da mídia, de Paulo Scarduelli
Esta é uma obra indispensável para quem quer acompanhar a história contemporânea brasileira, pois trata de um dos mais comoventes momentos da vida nacional – a morte e o funeral de Ayrton Senna. Com imagens e informações sobre o assunto, a imprensa deixou de apresentar material de consumo imediato, transformando-se num rico arsenal para a compreensão do imaginário brasileiro.
Ayrton Senna, a trajetória de um mito, de Lionel Froissart
Nesta obra, a trajetória de Ayrton Senna é contada em quadrinhos após mais de 20 anos do acidente em Ímola, San Marino. Com um acabamento detalhado e traço minucioso, os desenhos da HQ capturam o dinamismo e toda a emoção que as corridas envolvendo Senna proporcionavam ao público. Episódios inesquecíveis ganham vida a cada quadro. O dramático triunfo do piloto no Autódromo de Interlagos em 1991; as polêmicas com Prost nos GPs do Japão e a conquista do seu tricampeonato mundial.
Meus 405 dias ao lado de Ayrton Senna, de Adriane Galisteu
Este livro apresenta trinta horas de depoimentos, gravados em Sintra, Portugal. Um mergulho num baú repleto de cartas, bilhetes, papéis rascunhados, agendas profusamente anotadas – sim, Adriane Galisteu ainda conserva aquela doce mania de transformar suas agendas em diários teen, engordados com recortes e fotografias e recheados de divagações.
Você era fã do Ayrton Senna? Leu alguma obra sobre o piloto? Compartilhe e participe da conversa.
]]>
Faltou um livro, VIVER NOS LIMITES, Glória e tragédia na fórmula 1