Neil Gaiman: 4 livros do criador de “Sandman” que você precisa conhecer
Série Sandman abre caminhos para novos leitores conhecerem o universo literário de Neil Gaiman
E aí, assistiu à série Sandman, na Netflix? O live-action da brilhante graphic novel de Neil Gaiman ocupa o primeiro lugar do Top 10 Global do streaming. Além de conquistar a audiência, a série abre caminhos para novos leitores conhecerem o universo de Neil Gaiman e da literatura fantástica.
Como é sabido, as adaptações literárias, para o formato audiovisual, têm potencial para estimular a leitura, sobretudo quando são mais fiéis as narrativas dos livros. É o caso da série Sandman da Netflix, adaptação homônima das HQ de Gaiman. Você conhece a história? Veja o trailer!
Sobre a HQ
The Sandman foi um dos primeiros romances gráficos a entrar para a lista dos livros mais vendidos do The New York Times e recebeu prêmios como Eisner e World Fantasy. Em seu formato original, a HQ foi publicada entre 1989 e 1996, pelo selo Vertigo da DC Comics e conta com 75 edições, como Prelúdios e Noturnos, Terra dos sonhos, Um jogo de você, Convergência e Vidas breves.
Na saga, acompanhamos Sandman, também conhecido como Morpheus ou Sonhos dos Perpétuos, que é capturado em um ritual de magia e aprisionado por 70 anos em uma redoma de vidro. Após sua fuga, ele precisa retomar seu reino, o Sonhar, e seus artefatos de poder: o elmo, a algibeira e o rubi. Sandman faz parte de uma família conhecida como os Perpétuos ou os Sem Fim – criaturas que controlam vários aspectos do universo. Eis os irmãos de Sandman: Destino, Morte, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio.
A adaptação de Sandman na Netflix, com 11 episódios , é baseada em Prelúdios e Noturnos e A casa de bonecas, os dois primeiros arcos da HQ. Com críticas positivas, a produção tocou a essência e os personagens da série original, agradando os fãs do britânico Neil Gaiman. Todo o sucesso e repercussão da produção tem atraído novos leitores, interessados no universo literário de Gaiman, que aparece como produtor executivo da série, ao lado dos roteiristas Allan Heinberg (Mulher-Maravilha) e David S. Goyer (Batman).
Estilo e referências de Neil Gaiman
Com estilo multifacetado, que revolucionou as histórias em quadrinhos, Gaiman bebe nas águas da fantasia e do terror. Leitor voraz, suas primeiras influências literárias foram nomes como os de C.S. Lewis, J.R.R. Tolkien, James Branch Cabell e Edgar Alan Poe. Neil Gaiman escreve para todas as idades, entre prosa e quadrinhos, sua obra conta com romances, biografia, crítica literária, livros infantis e infantojuvenis. Além de quadrinista, ele é romancista, roteirista e jornalista.
Para quem está amando a série Sandman e quer conhecer ou revisitar o universo literário de Neil Gaiman, selecionamos alguns livros do autor que entrelaçam as linhas de força de sua obra: mistério, fantasia, terror e humor. Vem conferir a lista e aproveite!
Coraline, de Neil Gaiman
Publicada em 2002, Coraline foi o primeiro livro de Neil Gaiman para o público infantojuvenil. Trata-se de uma narrativa fantástica, com elementos de magia, terror e aventura. Em 2009, foi adaptado para o cinema numa animação dirigida por Henry Selick. Certas portas não devem ser abertas. Coraline, uma garotinha muito curiosa, descobre isso pouco tempo depois de chegar com os pais à sua nova casa. O bairro é sombrio, ocupado por vizinhos excêntricos e revela um mundo de estranhezas e magia. Ao abrir uma porta misteriosa na sala de casa, a menina se depara com um lugar macabro e fascinante. Ali, naquele outro mundo, seus pais são criaturas muito pálidas, com botões negros no lugar dos olhos, sempre dispostos a lhe dar atenção, fazer suas comidas preferidas e mostrar os brinquedos mais divertidos.
Lugar nenhum, de Neil Gaiman
Em Lugar Nenhum, Richard Mayhew é um homem simples de coração bom que tem a vida transformada quando ajuda uma jovem que encontra ferida numa calçada. De um dia para o outro, a vida de Richard muda completamente. Ele se torna invisível na Londres que sempre conheceu: não tem mais trabalho, não tem mais noiva, não tem mais casa. Para recuperar sua vida, ele se embrenha num mundo que nunca sonhou existir, uma cidade que se abre nos esgotos e nos túneis subterrâneos.
Deuses americanos, de Neil Gaiman
Deuses americanos, publicado pela primeira vez em 2001,é uma mistura de road trip, fantasia e mistério – um exemplo do estilo multifacetado de Gaiman. Na saga Deuses americanos, acompanhamos a jornada de Shadow Moon, um ex-presidiário de trinta e poucos anos que acabou de ser libertado e cujo único objetivo é voltar para casa e encontrar sua esposa, Laura. Os planos de Shadow mudam quando ele descobre que Laura morreu num acidente de carro. Sem lar, sem emprego e sem rumo, ele conhece Wednesday, um homem misterioso que lhe oferece trabalho. Shadow, então, embarca numa viagem tumultuada e reveladora por cidades inusitadas dos Estados Unidos.
Mitologia nórdica, de Neil Gaiman
Em Mitologia Nórdica, publicado em 2017, Gaiman nos apresenta, através de quinze contos, seu universo favorito de lendas e mitos. Fascinado pela mitologia nórdica desde a infância, Neil Gaiman compôs uma coletânea de quinze contos que começa com a narração da origem do mundo e mostra a relação conturbada entre deuses, gigantes e anões, indo até o Ragnarök, o assustador cenário do apocalipse que vai levar ao fim no mundo. Às vezes intensos e sombrios, outras vezes divertidos e heróicos, os contos retratam tempos longínquos em que os feitos dos deuses eram contados ao redor da fogueira em noites frias e estreladas.
Curtiram as dicas? Qual é o seu livro favorito de Neil Gaiman?
- Rita Lee: uma vida dedicada à música e à literatura - 10.05.2023
- 7 lançamentos da editora Intrínseca para você conhecer - 17.04.2023
- 5 reflexões de Carolina Maria de Jesus - 14.03.2023