7 filmes e livros que abordam a sustentabilidade

(5 Estrelas - 1 Votos)

Nós selecionamos dicas de conteúdos que vão fazer você refletir sobre a importância de cuidarmos do planeta. Confira!

Anualmente, o 29 de maio marca a celebração do Dia Mundial da Energia. Quando bem utilizados, os recursos energéticos representam uma fonte essencial para a manutenção da vida humana na Terra. Além disso, o uso de alternativas sustentáveis de energia torna-se mais necessário do que nunca na proteção do planeta contra as mudanças climáticas e os efeitos do aquecimento global.

A urgência dos cuidados com o meio ambiente e a garantia da sustentabilidade são temáticas amplamente abordadas pela literatura e pelo cinema nos últimos anos. Os livros e documentários apresentam dados, informações e experiências que nos fazem refletir coletivamente a respeito de nossos hábitos coletivos e individuais em meio a uma urgente transformação para a garantia de um futuro mais sustentável. Aqui, nós preparamos dicas de oito livros e filmes que vão ajudar você nesse processo. Confira!


Sustentável (2016), Matt Wechsler

O documentário de Matt Wechsler promove uma necessária reflexão a respeito do modelo de agricultura industrial utilizado atualmente no mundo, avaliando as suas consequências sociais, econômicas e ambientais. Além disso, o filme revela a experiência do fazendeiro Marty Travis, que luta para transformar ativamente essa deturpada lógica agrária.


Mission Blue (2014), Robert Nixon e Fisher Stevens

O filme de Robert Nixon e Fisher Stevens aborda a campanha realizada pela oceanógrafa Sylvia Earle com o intuito de salvar os oceanos do mundo das mais variadas ameaças, que vão desde a pesca abusiva ao lançamento de resíduos tóxicos nas águas.


Nosso Planeta (2019)

O documentário da Netflix revela a beleza natural e inexplicável da Terra em imagens inéditas do nosso planeta. Além disso, o filme expõe o impacto que as mudanças climáticas têm sobre todas as criaturas vivas por aqui, bem como sobre as espécies que já entraram em extinção.


Amanhã (2015), Cyril Dion e Mélanie Laurent

O filme de Cyril Dion e Mélanie Laurent delinea um panorama sobre a atual situação do meio ambiente. Com uma abordagem inovadora a respeito desse tema, o documentário foca nas experiências individuais de pessoas que estão desenvolvendo projetos e dispositivos com o objetivo de tornar o mundo melhor.


SlingShot (2014), Paul Lazaro

O documentário dirigido por Paul Lazaro, que chegou a produzir um dos episódios da série Friends, se baseia no trabalho desenvolvido pelo cientista Dean Kamen no combate contra a crise hídríca mundial. Desse modo, o filme revela a trajetória de Kamen e o seu compromisso com as comunidades pobres que não dispõem do acesso à água potável.


Minimalismo: um documentário sobre as coisas importantes (2015), Matt D’Avella

O filme de Matt D’Avella parte de entrevistas com uma série de pessoas que não se consideram materialistas para lançar questionamentos a respeito da felicidade ligada aos bens materiais. No documentário, empresários, arquitetos, artistas, jornalistas e cientistas promovem reflexões sobre os benefícios de levar uma vida minimalista.


Captando o Sol (2016), Shalini Kantayya

O documentário da cineasta e ativista ambiental Shalini Kantayya revela os bastidores da explosão da indústria da energia solar no mundo, indo desde a experiência vivida pelo dono de uma fábrica de painéis na China à história de um americano que fez um curso para ser instalador na Califórnia.


As Três Ecologias, Félix Guattari

O livro de Félix Guattari discorre sobre três ecologias existentes em nosso planeta: a do meio ambiente, a das relações sociais e a da subjetividade humana. Nesse sentido, o autor irá construir uma crítica aos padrões de vida da sociedade contemporânea que, em sua avaliação, irão contribuir para uma lenta deterioração do mundo em que vivemos.


Ideias para adiar o fim do mundo, Ailton Krenak

Ideias para adiar o fim do mundo é uma adaptação de duas conferências e uma de entrevista de Ailton Krenak, realizadas em Portugal entre 2017 e 2019. Krenak nasceu na região do Vale do Rio Doce e é um importante líder indígena no país. Nesta obra, o autor tece uma crítica à ideia de humanidade como algo separado da natureza, isto é, uma “humanidade que não reconhece que aquele rio que está em coma é também o nosso avô”.


Meia-noite e vinte, de Daniel Galera

A história ficcional de Daniel Galera narra a trajetória de três grandes amigos, que se reencontram em Porto Alegre após a morte de um quarto integrante do grupo. Daqui para frente, Aurora, Antero e Emiliano terão de enfrentar um mundo marcado por ilusões e incertezas, e para quem o futuro pode não valer mais tanta coisa.


Diário do Clima, Sônia Bridi

Diário do Clima engloba um compilado de reportagens da jornalista brasileira Sônia Bridi, produzidas ao longo de seis meses em uma viagem por catorze países com o intuito de encontrar possíveis explicações para o aumento do aquecimento global. Na obra, a autora revela os bastidores da experiência e compartilha informações sobre a situação nos países percorridos, além de entrevistas com autoridades mundiais no assunto.


Sustentabilidade: a Legitimação de um Novo Valor, José Eli da Veiga

O livro de José Eli da Veiga debate os caminhos para uma implementação efetiva da sustentabilidade e das discussões sobre o meio ambiente e o planeta por parte do poder público. O autor destaca que, embora ainda não se tenha uma definição muito clara sobre esse conceito, é preciso adotar práticas que coíbam os crimes ambientais


Mundo Sustentável 2, André Trigueiro

Em Mundo sustentável 2 – novos rumos para um planeta em crise, o jornalista ambiental André Trigueiro reúne reportagens, comentários e artigos que produziu nos últimos anos e que revelam os possíveis caminhos para a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Além disso há nos oitos capítulos do livro contribuições de autores convidados, como o
indígena Marcos Terena e o sociólogo Sérgio Abranches.


Ninguém é pequeno demais para fazer a diferença: O chamado de Greta Thunberg para salvar o planeta, Jeanette Winter

Indicado para pequenos e grandes leitores, o livro escrito e ilustrado por Jeanette Winter aborda a trajetória de vida de Greta Thunberg. Aos 17 anos, a jovem Greta é uma das principais vozes na luta contra as mudanças climáticas e em favor da sustentabilidade do planeta.


Você gostou das dicas?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *