Os 10 anos da morte de Michael Jackson

(5 Estrelas - 1 Votos)

Entre hits da música e acusações de assédio sexual, cantor teve vida turbulenta. Selecionamos livros para você conhecer melhor o artista

Há dez anos, morria o cantor Michael Jackson, o principal nome da música mundial. Conhecido como o Rei do Pop, o artista divulgou diversos hits, vendeu mais de um bilhão de discos e faturou, pelo menos, US$ 7 bilhões durante os anos da carreira. Entre seus principais sucessos estão Billie Jean, Human nature, Black or white e You are note alone.

Nascido em 29 de agosto de 1958, em Indiana, nos Estados Unidos, Michael iniciou sua carreira artística ainda na infância. Aos cinco anos, começou a cantar e dançar e, aos 11, integrou com seus irmãos o grupo Jackson 5. Na carreira solo, a partir de 1971, teve cinco álbuns mais vendidos do mundo, como Off the wall (1979), Thriller (1982) e Bad (1987).

Vida turbulenta

Fora dos palcos, Michael teve uma vida turbulenta. Na infância, ele e seus irmãos sofriam constantes abusos de seu pai, que tinha atitudes agressivas. Em 1993, durante uma entrevista para a apresentadora Oprah Winfrey, o cantor falou sobre o assunto e disse que chorava “muitas vezes por solidão” quando era criança.

Na vida adulta, o artista protagonizou suspeitas de abuso sexual e pedofilia. Em janeiro deste ano, as acusações voltaram à tona após o documentário Deixando Neverland, no qual duas vítimas relatam, com detalhes, que foram abusadas por Michael na infância. Na década de 1990, ele chegou a ser julgado no tribunal dos Estados Unidos. Por causa do documentário, diversas empresas norte-americanas cancelaram homenagens aos dez anos da morte do cantor.

Selecionamos alguns livros para você conhecer melhor os bastidores da vida e carreira de Michael Jackson. Boa leitura!


Intocável – A estranha vida e a trágica morte de Michael Jackson, de Randall Sullivan

Tendo como ponto de partida os dias finais do Rei do Pop no rancho Neverland, Intocável conduz o leitor pelos quatro últimos anos de Michael Jackson. Do estrelato precoce com o Jackson 5 à derradeira queda, passando pela difícil relação com a família e os muitos escândalos públicos que marcaram sua carreira, este livro não deixa de lado o gênio artístico do cantor, seu pioneirismo musical e tecnológico e os incríveis passos de dança que marcaram e seguem marcando gerações.


Michael Jackson – A magia e a loucura, de J. Randy Taraborrelli

Resultado de 30 anos de pesquisa e centenas de entrevistas, várias com o próprio Michael – embora se trate de uma biografia não-oficial –, o livro de J. Randy Taraborrelli faz um histórico detalhado da carreira do astro e principalmente de seu histórico pessoal e familiar. O biógrafo mostra os bastidores de uma carreira que marcou o mundo do show business: os primeiros anos como astro-mirim na gravadora Motown, a “declaração de independência” em relação ao pai e aos irmãos, o histórico do famoso passo “moonwalk”, a caminhada para trás, a gravação do vídeo “We Are the World”, a concepção de Thriller e a esperteza ao adquirir os direitos sobre as músicas dos Beatles.


Para entender Michael Jackson, de Margo Jefferson

Este livro é uma reflexão sobre a construção de um mito e a mórbida curiosidade do público por tudo que é bizarro. A autora procura desvendar o que está por trás da máscara do cantor Michael Jackson, o mais festejado astro da música pop de todos os tempos.


Michael Jackson – 50 anos do ícone do pop, de Jonathan Crociatti

Jonathan Crociatti, um dos maiores representantes dos fãs de Michael Jackson no Brasil, foi o responsável pela organização do material que compõe o projeto. O livro reúne textos biográficos e uma ampla pesquisa de imagens que retratam a carreira de meio século do Rei do Pop. Em formato de coffee table book, a obra inédita traz mais de 150 imagens, curiosidades, cinco de suas raras entrevistas na íntegra e comentários sobre clipes.


O que realmente aconteceu a Michael Jackson, de Leonard Rowe

Leonard Rowe, expõe com um olhar cru e revelador, o lado obscuro da indústria do entretenimento e o o que realmente aconteceu a Michael, o fabuloso Rei do Pop. Michael trouxe o entretenimento para o seu patamar mais elevado, agradando pessoas do mundo todo. Esta obra abrirá os olhos do leitor para uma realidade nunca vista, que irá expor a verdade sobre a corrupção, conspiração e ganância ocultas em sua morte.


Michael Jackson – Um tributo ao Rei do Pop, de James Aldis

Michael Jackson foi o artista pop mais importante do século XX. Além de seu inegável talento para a música e a dança, sua conturbada vida pessoal e seus hábitos contribuíram para que ele se tornasse notícia. Neste tributo ao artista, o leitor poderá reconstruir os passos de Michael e guardar momentos inesquecíveis da cultura pop. Além de um pôster, o livro é ilustrado com mais de 250 fotos.


Michael Jackson, o Rei do Pop (1958-2009), de Chris Roberts

Biografia lançada em países como Grã-Bretanha, Austrália e Portugal e que finalmente chega ao Brasil. A obra apresenta 142 fotos inéditas da carreira do artista, como nos tempos com os Jackson Five, os bastidores do videoclipe Thriller e de seu funeral em 2009. Michael Jackson, o Rei do Pop – 1958-2009 resume assim, em um texto enxuto e sintético, a vida e a obra de Michael Jackson, resultando em um livro que certamente agradará a todos os seus fãs.


O que você achou da lista? Comente e participe!


Gabriela Mattos

Redatora em Estante Virtual
Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.
Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *