Dia do Químico: Veja os livros essenciais para os universitários da área

(5 Estrelas - 1 Votos)

Professor da USP indica algumas obras fundamentais para todos os estudantes do curso. Confira a lista e bons estudos!

Comemorado em 18 de junho, o Dia do Químico marcou a criação dos Conselhos Federal e Regionais da área, durante o governo de Juscelino Kubitschek, em 1956. A partir desta data, os profissionais começaram a atuar mais no desenvolvimento científico e tecnológico das indústrias e na qualidade dos produtos do país, como nos setores alimentício, farmacêutico e de higiene.

Na universidade, o curso dura, em média, quatro anos, e reúne disciplinas como física, matemática, modelos atômicos e estrutura dos materiais. Estimulados a elaborar pesquisas e melhores processos industriais, os alunos do bacharelado são capacitados a atuar no setor produtivo.

Já os da licenciatura são formados para serem professores dos ensinos Fundamental e Médio, e precisam ainda cursar matérias de Pedagogia e Didática. Além dos bacharéis e licenciados na área, a categoria reúne também técnicos em Química, químicos industriais e engenheiros químicos.

Entre as exigências técnicas para os estudantes deste curso estão: manter-se atualizados sobre os avanços tecnológicos, aprender técnicas de utilização de materiais de laboratório e estudar um segundo ou terceiro idioma, já que a Química é universal.

Para comemorar a data, o professor Henrique Eisi Toma, do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), fez cinco indicações de livros essenciais que todos os estudantes deveriam ler. Confira a lista e bons estudos!


Química – Um curso universitário, de Mahan Myers

Este é um dos livros básicos de Química. Em Química – Um curso universitário, Mahan Myers aborda temas fundamentais para os estudantes, como as propriedades dos gases, reações de oxidação-redução, termodinâmica química, sistemática da Teoria dos Orbitais Moleculares e os metais de transição.


Química – Introdução à química inorgânica, orgânica e físico-química, de Andrew Burrows

Este livro de Andrew Burrows é um texto introdutório que apresenta uma abordagem única dos fundamentos de química inorgânica, orgânica e de físico-química. Esta obra aproveita o que já foi aprendido na escola e traz um embasamento consistente para estudos posteriores.


Os elementos, de Theodore Gray

Os elementos, de Theodore Gray, é uma coletânea de representações disponíveis a olho nu de cada átomo encontrado no universo. Seguindo a ordem da tabela periódica, cada elemento é apresentado por uma fotografia de página inteira e acompanhado de um texto com sua história, ano e local de descobrimento, além de fatos e dados sobre suas propriedades.


Química geral em quadrinhos, de Craig Criddle e Larry Gonick

Todos se renderão à obra do cartunista Larry Gonick e do químico Craig Criddle, professor da Universidade de Stanford. Este livro é voltado para universitários, em nível introdutório, mas também será útil e interessante para alunos de nível médio, pelo fato de trabalhar os conceitos partindo da estaca zero, usando linguagem coloquial.


Elementos químicos e seus compostos, de Henrique E. Toma

Este livro, do professor Henrique Toma, é fundamental para quem está começando a cursar Química. O conteúdo dessa área tem crescido exponencialmente, e o enorme progresso alcançado já permite lidar diretamente com os átomos e moléculas, e até mesmo com as incríveis estruturas nanométricas da nanotecnologia. Por meio da química estamos continuamente aperfeiçoando nossa capacidade de transformar e criar novas formas de matéria, de explorar a dimensão do invisível e de entender a mais sublime das invenções: a vida. Os conceitos fundamentais continuam válidos e por isso sua compreensão proporciona um passaporte seguro para conhecer e apreciar o maravilhoso mundo da química.


O que você achou da lista?


Gabriela Mattos

Redatora em Estante Virtual
Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.
Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *