Os 70 anos do livro ‘1984’, de George Orwell

(5 Estrelas - 4 Votos)

Primeira publicação da obra ocorreu em 8 de junho de 1949. Conheça algumas das edições mais famosas e boa leitura!

Uma das distopias mais renomadas do mundo literário, 1984, de George Orwell, completa 70 anos em 2019. Publicado inicialmente em 8 de junho de 1949, o livro é atemporal e traz reflexões sobre os danos causados por um governo totalitário. Nesta obra, o personagem Winston vive aprisionado em uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito de forma coletiva.

No local, ninguém escapa à vigilância inquisidora do “Grande Irmão”, uma personificação literária de um poder cínico, ditatorial e cruel. Uma frase que ilustra bem a narrativa do livro é uma do hierarca do partido dominante. O’Brien explica ao protagonista que “só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa nem felicidade: só o poder pelo poder, poder puro”.

A maneira mais rápida de acabar com uma guerra é perdê-la.”

1984 pode ser encaixado em qualquer momento histórico do mundo. O livro foi lido sob duas principais perspectivas. Uma delas é a de que a obra critica, de forma severa, o totalitarismo nazifascista. Já a segunda vertente, que surgiu nos Estados Unidos, acredita que o clássico é um manifesto contra o comunismo da extinta União Soviética.

Ao longo dos 70 anos, desde a primeira publicação, a distopia de George Orwell ultrapassou fronteiras e continua sendo uma ferramenta de reflexão sobre os excessos do poder dominante de uma sociedade. Neste período, o clássico sempre se manteve entre os principais títulos vendidos no mercado da literatura. Em 2017, por exemplo, as vendas de exemplares cresceram mais de 10.000% nos Estados Unidos, segundo a editora Signet Classics.

Para comemorar as sete décadas de 1984, separamos algumas das principais edições do clássico. Veja a lista completa e escolha a sua preferida!


1984, edição do ano de 2009, da Companhia das Letras

Lançada pela editora Companhia das Letras, em 2009, esta é a edição mais recente do clássico 1984, de George Orwell.


1984, do ano de 1979, da editora Nacional

Esta edição você só encontra na Estante Virtual. Publicada em 1979, esta é uma das primeiras edições do clássico de Orwell no Brasil.


1984, edição de 1977, da editora Signet Classics

Publicada pela Signet Classics, esta também é uma das edições raras de 1984, que você só encontra em inglês na Estante Virtual.


1984, edição de 1972, da editora Folio France

Já esta edição da editora Folio France, lançada em 1972, está disponível na Estante Virtual no idioma francês.


Você já leu 1984? Comente e participe!


Gabriela Mattos

Redatora em Estante Virtual
Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.
Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *