5 livros para arrasar na redação do Enem

(5 Estrelas - 1 Votos)

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio ocorreram neste mês, mas a preparação para a prova está só começando. Veja a lista!

Momento decisivo para os vestibulandos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019) será realizado em 3 e 10 de novembro. As inscrições ocorreram neste mês, mas a preparação para os testes está só começando. Uma das principais provas do exame (e também mais temidas pelos estudantes) é a de Redação, que deverá ser escrita em formato de texto dissertativo-argumentativo.

Dicas de redação para o Enem

Mas fique tranquilo! Selecionamos cinco dicas e cinco livros para ajudar você a tirar nota 1000 na redação do Enem. Confira a lista completa e bons estudos!

  • Faça uma leitura cuidadosa do tema e dos textos de apoio da prova

Ter atenção ao ler os enunciados é uma dica que vale tanto para a prova de Redação, quanto para as de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. No caso da de Redação, leia com cuidado o assunto, os textos de apoio e até mesmo as questões das outras disciplinas, já que o tema proposto também poderá aparecer em outras provas.

  • Escolha uma tese e faça um rascunho

Como é um texto dissertativo-argumentativo, você precisará escolher argumentos que defendam sua tese sobre o tema. Para evitar rasuras na folha oficial da redação, o ideal é fazer um rascunho com suas principais ideias. Desta forma, você conseguirá organizar melhor os argumentos e construir o texto.

  • Lembre-se da estrutura básica da redação

Para escrever uma boa redação no Enem, é preciso seguir as regras definidas pelo Ministério da Educação (MEC). A estrutura básica do texto é formada por introdução, a qual mostra o recorte escolhido para debater o tema; desenvolvimento, que apresenta, de maneira consistente, a explicação dos aspectos escolhidos – o ideal é que cada argumento seja dividido por parágrafos diferentes -, e a conclusão, que retoma as ideias expostas na introdução, confirma sua tese e encerra o assunto.

  • Revise o texto

Esta também é uma das principais e decisivas dicas para arrasar na redação. Ao revisar o texto, você pode ver se todas as frases estão fazendo sentidos e ainda encontrar possíveis erros de ortografia.

  • Passe o texto a limpo

Esta é a última etapa. Depois de revisá-lo, passe o texto a limpo do rascunho para a folha oficial da prova. Fique atento para não ultrapassar o limite das linhas e da formatação do papel.

Veja nossa lista de livros, bons estudos e boa prova!


Redação infalível e outras dicas para você arrasar nas provas, de Débora Aladim

Passar em uma boa universidade é o sonho de muitas pessoas, mas o vestibular tende a ser um momento cheio de tensão e nervosismo para os alunos. Em Redação infalível, a jovem estudante Débora Aladim dá todas as dicas para quem quer arrasar na prova, construindo uma rotina firme de estudos e motivação. Criadora do canal do YouTube que leva seu nome e tem mais de 1,5 milhão de inscritos, Débora usa uma linguagem ágil e atual para conversar com o público jovem que precisa aprender os primeiros passos na organização dos estudos.


Redação para o Enem, de Murilo Oliveira de Castro Coelho

Neste livro, você encontra as principais dicas para dominar com facilidade todas as cinco competências exigidas na prova de redação e compreender os critérios de avaliação. O autor ajuda também a desenvolver seu texto dissertativo-argumentativo de forma fácil e clara, atento às exigências de coesão e coerência. Para a redação do Enem é preciso fundamentalmente dominar os critérios de produção do texto e escrever de forma clara, tendo em vista os princípios de coesão e coerência.


Redação excelente! – Para Enem e vestibulares, de Andrea Ramal

Neste livro, você aprende tudo o que é necessário para fazer uma excelente redação. Como fazer uma introdução atraente? Como desenvolver as ideias? Como inserir argumentos de peso, com conectivos adequados que garantam coesão? Como fazer uma conclusão de impacto? Você aprende também a evitar os sete pecados capitais: sete erros de gramática que podem tirar pontos preciosos. O livro contém exercícios com um caderno de respostas e dicas de alunos que se saíram bem.


Superdicas para escrever uma redação nota 1000 no Enem, de Reinaldo Polito e Rachel Polito

O que exatamente é preciso aprender para alcançar a nota máxima na redação do Enem? Há algum passo a passo que o aluno deve seguir? Sim, e é isso que Reinaldo e Rachel Polito oferecem nesta obra. Dois dos maiores especialistas brasileiros no ensino da comunicação escrita e falada, os autores dão uma série de dicas práticas e objetivas para que o aluno consiga desenvolver bem cada uma das cinco competências avaliadas pelos examinadores (domínio da escrita formal da língua, compreensão da proposta da redação, coerência na argumentação, texto bem estruturado e criação de uma solução para o problema levantado).


Como escrever para o Enem – Roteiro para uma redação nota 1000, de Arlete Salvador

Produzir uma redação correta não basta. É preciso escrever de forma adequada, apresentar bem os argumentos e caprichar na coerência para conseguir uma boa pontuação no Enem. É o que esperam fazer os milhões de estudantes que prestam o exame todos os anos. Além de responder às questões de múltipla escolha, os alunos encaram a temida redação. Poucos, porém, conseguem a almejada nota máxima.


O que você achou da lista? Comente e participe! 🙂


Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *