Aventure-se por universos fantásticos da literatura

(5 Estrelas - 3 Votos)

Quer conhecer livros épicos inesquecíveis? Veja a nossa lista e escolha sua próxima leitura!

Os universos fantásticos nos fazem viajar e embarcar em histórias mágicas, com elementos sobrenaturais. São tramas sem ligação direta com a realidade, repletas de fantasia, jornadas, heróis e fadas. Essas narrativas são encontradas em diferentes formas artísticas, como em filmes e em livros.

No caso da literatura, podemos citar diversos exemplos de livros épicos inesquecíveis, como a saga As brumas de Avalon e O senhor dos anéis. Por isso, fizemos uma lista com seis obras que vão ajudar você a ficar por dentro desse universo. Veja a seleção completa e se aventure por novas histórias!


O senhor dos anéis – A sociedade do anel, de J. R. R. Tolkien

O senhor dos anéis é um dos principais livros épicos do mundo. Cômica, singela, monstruosa e diabólica, a narrativa deste livro desenvolve-se em meio a inúmeras mudanças de cenários e de personagens, num mundo imaginário convincente em seus detalhes. Tolkien criou uma nova mitologia, num mundo inventado que demonstrou possuir um poder de atração atemporal.


Harry Potter e a pedra filosofal, de J. K. Rowling

A saga Harry Potter marcou diferentes gerações. Até os dez anos, o magricela e desengonçado era maltratado pelos tios Dursley, que o criavam. No dia do seu aniversário de 11 anos, porém, descobriu que não era um garoto qualquer, e sim um bruxo, símbolo de poder e sabedoria. Precisava, portanto, iniciar com urgência a trajetória no cotidiano da magia e do sobrenatural.


A crônicas de Nárnia – Volume Único, de C. S. Lewis

Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal. Este livro apresenta as sete crônicas de Nárnia integralmente, num único volume. É uma obra repleta de aventuras, personagens e fatos que falam aos leitores de todas as idades.


Eragon, de Christopher Paolini

Primeiro volume da saga, Eragon é uma história de ação, vilões e locais fantásticos, com dragões e elfos, cavaleiros, luta de espada, inesperadas revelações e uma linda donzela. O autor utiliza o norueguês medieval para a linguagem dos elfos e inventa expressões específicas para os anões e os urgals, de modo a dar veracidade ao lendário reino de Alagaësia, onde a guerra está prestes a começar. O protagonista é um jovem de 15 anos que, ao encontrar na floresta uma pedra azul, polida, se vê da noite para o dia no meio de uma disputa pelo poder do Império. A vida de Eragon muda radicalmente ao descobrir que a pedra azul é, na realidade, um ovo de dragão.


As brumas de Avalon – A senhora da magia, de Marion Zimmer Bradley

Este é o primeiro livro da saga As brumas de Avalon. Trata-se, acima de tudo, da história de um profundo conflito entre o cristianismo e a velha religião de Avalon. Com toda a magia e a ressonância das baladas e das lendas antigas, evoca uma Bretanha que é ao mesmo tempo real e lendária – desde suas desesperadas guerras para sobreviver ante a invasão saxônica, a glória de Camelot e um mundo de paz, até as tragédias que acompanham a morte de Artur e a destruição da influência mítica por ele personificada.


As crônicas de gelo e fogo – A guerra dos tronos, de George R. R. Martin

A guerra dos tronos narra uma história de lordes, damas, cavaleiros, mercenários, assassinos e bastardos que se juntam num tempo de presságios malignos. Em uma terra onde verões e invernos podem durar décadas, os problemas estão apenas começando. O frio está de volta e, nas florestas ao norte de Winterfell, forças sobrenaturais espreitam para além da Muralha que protege a região.


Qual livro você incluiria na lista?


Gabriela Mattos

Redatora em Estante Virtual
Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.
Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *