Veja 5 livros para investir melhor

(5 Estrelas - 1 Votos)

Com ajuda de economista, selecionamos obras que vão ajudar você a entender sobre investimentos. Confira a lista!

Com um bom investimento financeiro, você consegue planejar a viagem dos sonhos, fazer uma reserva de emergência, aumentar a renda mensal e ainda ampliar o patrimônio pessoal. No entanto, à primeira vista, a palavra “investir” assusta muitas pessoas, já que costuma ser considerada complexa e voltada apenas para a classe econômica alta. Fique tranquilo, vamos descomplicar o conceito. Com ajuda do economista Dimitri Muniz, selecionamos obras que vão ajudar você a investir melhor.

Tipos de investimento

Há dois tipos mais comuns de investimento: os de renda fixa, que são aqueles menos arriscados e voltados para os investidores mais conservadores; e os de renda variável, quando a remuneração varia de acordo com o mercado. Veja, abaixo, as principais formas de investir:

  • Poupança

A caderneta de poupança é a mais popular no Brasil. Um levantamento da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) mostrou que, em 2017, 88% dos brasileiros tinham uma conta poupança. Para começar a investir, não é necessário de altos valores de aplicação.

Vale destacar que a poupança é isenta de Imposto de Renda e de Imposto sobre as Operações Financeiras (IOF). Controlado por regras estabelecidas pelo governo, é um investimento de baixo risco, que pode ser iniciado com qualquer valor, mas também tem uma rentabilidade menor.

  • Tesouro Direto Selic

O Tesouro Selic é a opção ideal para o público conservador, que prefere um investimento de baixo risco e com rentabilidade maior do que a poupança. É um título de dívida emitido pelo governo: ao investir nele, você empresta dinheiro ao governo.

É flexível e permite que o investidor resgate o valor a qualquer momento, sem perder o lucro. Com o Tesouro Direto Selic, que tem a taxa básica de juros em torno de 6,5% ao ano, você pode começar a investir a partir de R$ 100.

  • Ações

Intermediadas por corretoras, as ações da Bolsa de Valores são voltadas para aqueles que preferem renda variável e que querem começar a a investir com alto valor (acima de R$ 1 mil). Ao comprar ações, o investidor torna-se sócio da empresa e pode determinar sua participação da instituição de acordo com o número de ações.

Os preços deste tipo de investimento variam conforme a situação do mercado de valores e são determinados pela oferta e demanda. Os acionistas podem ainda ganhar dinheiro por meio de dividendos ou pela venda das ações.

  • LCI e LCA

Você sabe qual é a diferente entre LCI (Letras de Crédito Imobiliário) e LCA (Letras de Crédito de Agronegócio)? O LCI é um título de renda fixa no crédito imobiliário – você empresta dinheiro a uma instituição financeira e a empresa direciona os recursos para o financiamento de imóveis. Enquanto isso, o LCA reúne títulos de crédito das instituições e tem o objetivo de financiar o setor agrícola.

Assim como a poupança, não há cobrança de Imposto de Renda para pessoas físicas e tem segurança de retorno. É ideal para quem quer tirar o dinheiro a qualquer momento. No entanto, para pessoas jurídicas, há a cobrança de IR.

  • CDB e RDB

O investidor também pode emprestar dinheiro ao banco em troca do recebimento da quantia acrescido de juros. Tanto o CDB (Certificado de Depósito Bancário) e o RDB (Recibo de Depósito Bancário) são investimentos de renda fixa.

A diferença é que no CDB pode-se negociar o vencimento, o que gera uma perda de rentabilidade. Já o RDB é mais rígido, intransferível e inegociável. Nos dois casos, há a cobrança de Imposto de Reda de forma regressiva: a alíquota diminui de acordo com o tempo de aplicação.

Que tal entender melhor sobre investimentos? Conheça os livros sugeridos pelo economista Dimitri Muniz e bons estudos!


Me poupe, de Nathalia Arcuri

Neste livro, a jornalista Nathalia Arcuri dá dicas de como organizar a vida financeira por meio de vídeos publicados no seu canal, Me poupe!, que já ultrapassou a marca de dois milhões de seguidores no Youtube.

me-poupe-nathalia-arcuri

Pai rico pai pobre, de Robert T. Kiyosaki

Pai Rico, Pai Pobre foi o primeiro best-seller de Robert T. Kyiosaki e Sharon Lechter, e deu origem a uma série de enorme sucesso. Seu conceito é muito simples: com maior inteligência financeira muitos problemas comuns da vida cotidiana podem ser resolvidos. Saiba o que os ricos tratam como ativos geradores de renda, e como se livrar de pagar impostos demais.


O investidor inteligente, de Benjamin Graham

Neste livro, o autor Benjamin Graham mostra que todo investidor inteligente deve combinar educação financeira, pleno conhecimento do mercado e, acima de tudo, uma visão de longo prazo.


O milionário mora ao lado, de Thomas J. Stanley e William D. Danko

Você sabe reconhecer um milionário de verdade? O milionário mora ao lado revela quem são os ricos de verdade, quais são as suas profissões e ocupações, onde fazem compras, como fazem investimentos, como ficaram ricos e quais os setores de maior perspectiva para obter-se lucros.


Os axiomas de Zurique, de Max Gunther

Logo depois da Segunda Guerra mundial um grupo de banqueiros e empresários suíços resolveu ganhar dinheiro investindo em várias frentes, de ações a imóveis, de mercadorias a moeda. Neste livro estão as regras infalíveis que os banqueiros estabeleceram para diminuir os riscos enquanto aumentavam cada vez mais os lucros. São 12 axiomas principais e 16 secundários que se aplicam a qualquer tipo de investimento. Neles o leitor encontrará a chave para investir com sucesso à moda suíça.


Qual livro você incluiria na lista?


Gabriela Mattos

Redatora em Estante Virtual
Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.
Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *