80 anos do Batman, um dos principais super-heróis da cultura pop mundial

(5 Estrelas - 4 Votos)

Personagem apareceu pela primeira vez em uma revista de quadrinhos. Confira alguns dos gibis e boa leitura!

Criado pelo escritor Bill Finger e o artista Bob Kane, o personagem Batman completa 80 anos em 2019. Ao longo dos anos, o super-herói ultrapassou as páginas dos gibis e também conquistou as telonas dos cinemas e os videogames, tornando-se um dos principais representantes da DC Comics e símbolos da cultura pop mundial. A sua identidade secreta é Bruce Wayne, um bilionário norte-americano, magnata de negócios e dono de uma corporação.

Na infância, ele presenciou o assassinato dos pais e, desde então, jurou vingança contra os criminosos em prol da justiça. A partir disso, treina o intelecto e a parte física, e depois cria uma persona inspirada em um morcego para combater o crime em Gotham City. Nas tramas, há outros consagrados personagens das histórias em quadrinhos, como Robin, Arlequina, Coringa, Mulher-Gato e o mordomo Alfred Pennyworth.

Não é quem eu sou por dentro e, sim, o que eu faço é que me define.”

O homem-morcego apareceu, pela primeira vez, na 27ª edição da revista Detective Comics, em uma história chamada O caso do sindicato dos químicos. Durante as décadas, o Batman também já passou pelas mãos de outros artistas, como Frank Miller, Alan Moore e Neil Gaiman, e por diversas fases, desde as mais cômicas e as de teor psicológico, até aquelas dedicadas a combater o crime.

Para além dos gibis

Em 1966, o Batman apareceu em um seriado, estrelado por Adam West. Já em 1989, o diretor Tim Burton mesclou tons mais sombrios e cores extravagantes em filme sobre o personagem. Outro destaque das telonas foi a trilogia Batman Begins, do diretor Christopher Nolan.

Em 2008, o longa Cavaleiro das Trevas recebeu o Oscar, o Globo de Ouro e o Bafta, além de ser marcado pela atuação do ator Heath Ledger, como o personagem Coringa. Já no mundo dos games, Batman atingiu diversos públicos em várias plataformas, como Nintendo e Playstation

Para homenagear os 80 anos do Batman, fizemos uma lista com os principais gibis do personagem. Veja a nossa seleção completa!


Batman, o cavaleiro das trevas, de Frank Miller

Na metade da década de 1980, a DC deu liberdade total a Frank Miller para escrever O Cavaleiro das Trevas, que se tornaria uma das minisséries mais marcantes da extensa vida editorial do homem-morcego. Vários anos depois, atendendo ao apelo de milhares de leitores e da própria editora, o autor produziu uma segunda saga centrada no mesmo universo.


Batman – O crime de imitação, de Devin Grayson

O jovem Bryan Fletcher, filho de uma detetive de polícia de Gotham City, estava em casa entediado e cansado de esperar a mãe, quando sumiu, deixando somente uma pista: uma charada. O que será que a mãe de Bryan vai ter de fazer para encontrar o filho? Pedir ajuda ao Batman, claro! Mas… será que conseguirá vencer mais esse desafio?


Batman a piada mortal, de Alan Moore e Brian Bolland

Do premiado roteirista Alan Moore, esta HQ conta como um dia ruim na vida de um homem pode significar a linha que separa a sanidade da loucura. Principalmente quando se trata do Coringa, o maior e mais conhecido vilão do mundo dos quadrinhos.


Batman o chapeleiro louco, de Brian Augustyn

Os chapéus em Gotham City estão sumindo misteriosamente. E o perigoso vilão Chapeleiro Louco está de volta à cidade. Será apenas uma coincidência? Afinal, ele é maluco por chapéus. Batman precisa descobrir quais são os planos secretos do Chapeleiro Louco, mas, para isso, o Homem-Morcego tem que ser mais esperto do que o malvado criminoso e aliados.


Batman – Gata esperta, de Michael Anthony Steele

Um diamante em forma de gato, um tigre milenar faminto e uma gata-indomável soltos pelas ruas de Gotham City fazem dessa aventura a mais felina de todas. Batman precisa correr contra o tempo para recuperar o diamante, capturar essa fera pré-histórica e agarrar a mulher gato antes que seja tarde demais. O que poderá acontecer nessa aventura cheia de charme e emoções?


Batman – Congelante, de Michael Anthony Steele

Neste gibi, Batman tem uma missão congelante. O senhor Frio está de volta e quer roubar diamantes, para construir um campo de congelamento. Batman tentará descobrir o motivo da construção e tentar salvar a cidade.

Batman – Gotham City verde, de Scott Ciencin

Gotham City está em perigo mais uma vez. A ameaça, agora, é a Hera Venenosa, uma estranha criatura que tem o poder de controlar a natureza. Ela está roubando raízes e ervas raras das floriculturas da cidade.


O que você achou da lista? Comente e participe!


Gabriela Mattos

Gabriela Mattos

Redatora em Estante Virtual
Gabriela é jornalista e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea brasileira e jornalismo literário.
Gabriela Mattos

Últimos posts por Gabriela Mattos (exibir todos)

Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea brasileira e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares