Que tal comemorar a Semana do Consumidor com livros inesquecíveis?

(2.7 Estrelas - 11 Votos)

Selecionamos obras para todos os gostos, desde as clássicas até as recém-lançadas. Veja a lista completa e escolha sua próxima leitura!

Você sabia que no dia 15 de março comemora-se o Dia Mundial do Consumidor? Criada em 1962, pelo então presidente americano John Kennedy, a data tem o objetivo de proteger os direitos dos consumidores no mundo, principalmente o de segurança, de informação, de escolha e de ser ouvido. No entanto, 15 de março foi legitimado e adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) apenas 23 anos depois.

Até hoje, a data é relembrada em diversos países e já foi estendida para a semana inteira, como no Brasil. Por isso, que tal celebrar a Semana do Consumidor com livros inesquecíveis? Selecionamos nove obras com preços acessíveis para todos os gostos, desde as clássicas até as recém-lançadas e aquelas voltadas para o público infantil e young adult. Confira a lista completa e boa leitura!


Dom Casmurro, de Machado de Assis

A nossa lista não poderia deixar de começar com um dos principais clássicos da literatura brasileira. Ao criar a personagem Capitu, em Dom Casmurro, a espantosa menina de “olhos oblíquos e dissimulados”, de “olhos de ressaca”, Machado de Assis nos legou um incrível mistério, até hoje indecifrado. Há quase cem anos os estudiosos e especialistas o esmiuçam, o analisam sob todos os aspectos. Embora o autor se tenha dado ao trabalho de distribuir pelo caminho todas as pistas para quem quisesse decifrar o enigma, ninguém ainda o desvendou.


Uma breve história do tempo, de Stephen Hawking

Uma das mentes mais geniais do mundo moderno, Stephen Hawking guia o leitor na busca por respostas a algumas das maiores dúvidas da humanidade: Qual a origem do universo? Ele é infinito? E o tempo? Houve um começo e haverá um fim? Existem outras dimensões além das três espaciais? E o que vai acontecer quando tudo terminar? Hawking desvenda desde os mistérios da física de partículas até a dinâmica das centenas de milhões de galáxias do universo.


O clube dos jardineiros de fumaça, de Carol Bensimon

Este romance de Carol Bensimon ganhou o Jabuti 2018. Em um cenário formado por coníferas milenares, a região californiana do Triângulo da Esmeralda concentra a maior produção de maconha dos Estados Unidos. É lá que o jovem professor brasileiro Arthur busca recomeçar a vida, depois dos acontecimentos que o levaram a deixar Porto Alegre. Aos poucos, ele se insere na dinâmica local e passa a fazer parte de uma história que começa com a contracultura dos anos 1960 e se estende até o presente.


Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez

Outro grande clássico da literatura mundial, Cem anos de solidão é a obra mais importante de Gabriel García Márquez. No livro, o autor narra a história da família Buendía, uma estirpe de solitários que habitam a mítica aldeia de Macondo. A narrativa se desenvolve em torno dos integrantes dessa família, com a particularidade de que todas as gerações foram acompanhadas por Úrsula. Ela é uma personagem centenária e matriarca das mais conhecidas da história da literatura latino-americana.


Os meninos de Nápoles, de Roberto Saviano

A nossa seleção também inclui os lançamentos recentes do mercado literário, como Os meninos de Nápoles, de Roberto Saviano. Com ritmo eletrizante e prosa brutal, o autor narra a ascensão de uma gangue juvenil na violenta Nápoles dos dias atuais. O premiado escritor nos transporta para as violentas terras italianas neste romance de tirar o fôlego.


Me poupe, de Nathalia Arcuri

Neste livro, a jornalista Nathalia Arcuri dá dicas de como organizar a vida financeira por meio de vídeos publicados no seu canal, Me poupe!, que já ultrapassou a marca de dois milhões de seguidores no Youtube.

me-poupe-nathalia-arcuri

Turma da Mônica – Narizinho arrebitado, de Monteiro Lobato e Maurício de Sousa

E por que não falarmos dos livros infantis? Nesta obra, Mauricio de Sousa reconta a história de Lúcia, a menina do narizinho arrebitado, com base no primeiro livro de literatura infantil de Monteiro Lobato. Narizinho é uma menina de sete anos, alegre e bastante curiosa, que vive com duas senhoras e uma boneca de pano numa casinha branca, lá no Sítio do Picapau Amarelo. Engana-se quem acha que a vida de Narizinho é calma e pacata. Na verdade, nesse lugar, nem tudo é o que parece.


Cat Person e outros contos, de Kristen Roupenian

Nesta reunião de 12 contos que tratam de amor, desejo, poder e consentimento, Kristen Roupenian se revela uma das vozes mais originais e provocativas da ficção contemporânea. Narrando o encontro de Margot, de 20 anos, com Robert, de 34, a história toma rumos inesperados ao abordar as expectativas frustradas, as questões de gênero e as relações pautadas pelas dinâmicas digitais.


Trópicos utópicos, de Eduardo Giannetti

Eduardo Giannetti é conhecido por tratar de temas éticos e econômicos com clareza e precisão. A argumentação rigorosa e o texto límpido são as marcas de Trópicos utópicos. Aqui o assunto central é o da identidade nacional, ao qual o leitor é conduzido depois de passar por reflexões sobre a ciência, a tecnologia e o crescimento econômico.


O que você achou da lista? Comente e participe!


Gabriela Mattos

Gabriela Mattos

Redatora em Estante Virtual
Gabriela é jornalista e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea brasileira e jornalismo literário.
Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea brasileira e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares