Feminismo, solidão e literatura negra marcam 2º dia da Flip 2018

(3.8 Estrelas - 17 Votos)

Tenda dos Autores recebeu escritores renomados, como Sérgio Sant’Anna. Já na programação paralela, Conceição Evaristo emocionou o público

A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip 2018) empolgou o público nesta quinta-feira, 26, com a presença de autores renomados na Tenda dos Autores, como Sérgio Sant’Anna, e na programação paralela, como Conceição Evaristo. Com 50 anos de carreira, um dos principais escritores brasileiros participou da mesa “Animal agonizante”, ao lado do português Gustavo Pacheco, que acaba de lançar seu primeiro livro, Alguns humanos. Na mesa, os autores discutiram temas como a linguagem, a solidão, o erotismo e a morte.

Alguns humanos, Gustavo Pacheco

Sérgio Sant’Anna está comemorando as cinco décadas de carreira na Flip. Vencedor quatro vezes do Prêmio Jabuti, três vezes do Prêmio APCA e uma vez do Prêmio da Biblioteca Nacional, o autor é reconhecido por dezenas de obras, como Anjo noturno, O voo da madrugadaUm crime delicado. Em relação ao seu método de trabalho, o escritor disse que busca escrever menos e melhor.

“Quero escrever com mais prazer e menos tortura. Estou escrevendo muito devagar, um pouco cada dia”, contou, acrescentando ainda que no Brasil está se escrevendo demais. “Tem que ter mais leitores e menos escritores”, brincou.

Anjo nortuno, Sérgio Santanna

Programação paralela da Flip 2018, o BiblioSesc reuniu a escritora Conceição Evaristo e as slammers Bell Puã e Memei Bastos em uma roda de conversa sobre literatura e as opressões sofridas pelas mulheres negras. Na mesa, Bell Puã emocionou o público ao recitar um poema de Conceição. A plateia ainda gritou em coro “Conceição na ABL”, fazendo uma referência à candidatura da escritora à Academia Brasileira de Letras.

“A minha trajetória como mulher negra se repete com vocês. Olho para trás e vejo outras mulheres negras que me abriram caminho. Não podemos perder a nossa perspectiva histórica. A pessoa mais velha tem experiência, mas o mais novo potencializa o velho e nos mostra que a vida vale a pena”, destacou Conceição.

Na conversa, a autora falou ainda sobre processo criativo e sua relação com a literatura. Ela lembrou que seu primeiro contato com o meio literário foi com a literatura oral. “A nossa primeira viagem para escrever tem que ser com o nosso interior. Ninguém escreve do vazio, o nosso olhar sobre o outro ajuda a escrita florescer”, explicou Conceição, que recebeu o Prêmio Jabuti o livro Olhos D’água.

Destaques da Casa Philos

Outro ponto alto do segundo dia da Flip 2018 foi a Casa Philos, organizada em parceria com a Estante Virtual. A casa ficou lotada durante as mesas nesta quinta-feira, 26, e teve como destaque a presença do escritor André Timm na mesa sobre os desafios dos autores independentes. “As redes sociais podem ser tanto o sucesso quanto a ruína do autor”, destacou Timm.

Na mesma mesa, a escritora Bárbara Teles afirmou que “as redes para novos escritores são construídas no analógico e sustentam o trabalho online”. Valeria Martins, agente literária da Oasys Cultural, indica que “pressa e escrita não combinam”. Por isso, para ela, é importante praticar, revisar e participar de oficinas literárias. Com o tema “Escrevendo nas margens: visibilidades e visualidades”, o local oferece debates sobre literatura marginal, LGBTQ+, periferia e literatura negra contemporânea nos países de língua portuguesa e espanhola.

Ainda na Flip? Aproveite a nossa programação!


Gabriela Mattos

Redatora em Estante Virtual
Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.
Gabriela Mattos
[wysija_form id=”5″]
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *