Nobel alternativo de literatura divulga lista de autores indicados

(2.8 Estrelas - 41 Votos)

Prêmio Nobel de Literatura foi cancelado após denúncias de assédio sexual. Veja os 10 principais escritores indicados na premiação alternativa!

As denúncias de assédio sexual na Academia Sueca, instituição que concede todos os anos o Prêmio Nobel de Literatura, e de vazamentos de informações assustaram o meio literário nos últimos meses. Em novembro de 2017, 18 mulheres revelaram ter sido assediadas e agredidas por um integrante influente da instituição. Entre as vítimas estão acadêmicas, esposas de acadêmicos e algumas filhas dessas mulheres.

As autoridades suecas não divulgaram a identidade do acusado, apesar de o nome circular em fóruns na Internet. Ele é casado com uma escritora ligada à Academia Sueca e dirige um centro de exposições na capital, que é, em parte, financiado pela instituição. É neste espaço que a entidade organiza as leituras dos premiados. Segundo um jornal local, algumas das agressões contra as vítimas teriam ocorrido neste local, entre 1997 e 2017.

Protesto e boicote

Cinco meses depois, a entidade ficou sem quórum para o Nobel por causa da renúncia da acadêmica Sara Stridsberg ao cargo. Ao todo, seis pessoas deixaram a entidade neste período e apenas 10 das 18 cadeiras estão ocupadas, já que outras duas autoras boicotam a academia há anos por outros motivos.

Como forma de protesto aos escândalos, 107 escritores organizaram um Nobel alternativo, que deve ser realizado em outubro de 2018, no mesmo mês que ocorreria o tradicional Prêmio Nobel de Literatura. A votação pública já foi lançada pela New Academy e os quatro autores mais populares serão submetidos à apuração de um júri comandado pela editora Ann Palsson, a professora da Universidade de Gotemburgo Lisbeth Larsson e a bibliotecária Gunilla Sandín.

A lista de indicados inclui 46 autores, sendo a maioria mulher e nenhum de língua portuguesa. Haruki Murakami, Chimamanda Ngozi Adichie e Margaret Atwood fazem parte da seleção. Conheça os dez autores principais indicados! 


Chimamanda Ngozi Adichie

A nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie conquistou o público nos últimos anos. Nascida no dia 15 de setembro de 1977, a autora publicou seu primeiro romance, Hibisco roxo, em 2003, que mescla fatos autobiográficos e ficção. Cinco anos depois, a escritora conquistou o prêmio Orange Prize, com Meio sol amarelo. Suas obras giram em torno da luta das mulheres por maior visibilidade na sociedade, como em Sejamos todos feministas, e fazem um panorama político e social da Nigéria.

Chimamanda Ngozi Adichie, Hibisco Roxo


Margaret Atwood

Nascida no dia 18 de novembro de 1939, a canadense Margaret Atwood conquistou o público com o livro O conto da aia, que recebeu uma adaptação para uma série de TV. Conhecida por seu ativismo feminista, a escritora já publicou romances, contos, ensaios e poesias. Sua obra é marcada pela ficção distópica e especulativa. Com a obra O assassino cego, a autora venceu o prêmio Booker Prize.

 

Margaret Atwood


Elena Ferrante

Elena Ferrante é o pseudônimo de uma escritora italiana. Sua identidade é mantida em segredo, mas especula-se que seja uma tradutora, nascida em Nápoles e casada com o escritor Domenico Startone. A autora evita dar entrevistas e só as responde por e-mail. Ela ficou conhecida pela tetralogia Napolitana, que reúne os livros A amiga genialHistória do novo sobrenomeHistória de quem vai e de quem ficaHistória da menina perdida.

Elena Ferrante, A amiga genial


Amós Oz

Amós Oz é considerado o maior escritor israelense contemporâneo. Nascido no dia 4 de maio de 1939, o escritor estudou Literatura e Filosofia na Universidade Hebraica de Jerusalém e começou a publicar os primeiros contos na década de 1960. Jornalista e ensaísta, ele conquistou diversas premiações, como os prêmios Goethe e Franz Kafka, e foi indicado ao Prêmio Nobel de Literatura em 2002. Entre suas obras estão Entre amigosConhecer uma mulher O mesmo mar.

Entre amigos, Amós Oz


Neil Gaiman

Conhecido pela aclamada série Sandman, Neil Gaiman é um autor britânico de universos fantásticos. Nascido no dia 10 de novembro de 1960, ele começou a carreira como jornalista, mas logo abandonou a profissão e seguiu seu talento de quadrinista. Conquistou prêmios e suas obras foram adaptadas para o cinema, televisão e óperaEntre os livros mais conhecidos estão Coraline, O oceano no fim do caminho, Deuses americanos  e Lugar nenhum.

O oceano no fim do caminho, Neil Gaiman

 


J.K Rowling

Autora da série Harry Potter, um dos maiores sucessos mundiais, a britânica J.K Rowling nasceu em 31 de junho de 1965 e passou por muitas dificuldades até publicar seu primeiro livro. A saga já recebeu traduções em pelo menos 60 idiomas e teve mais de 450 milhões de exemplares vendidos no mundo. Além de escritora, ela é roteirista e produtora cinematográfica. Com o pseudônimo de Robert Galbraith, J.K Rowling publicou os livros O chamado do CucoO bicho da seda Vocação para o mal.

 

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Patti Smith

Cantora, escritora, poeta e compositora, a americana Patti Smith nasceu no dia 30 de dezembro de 1946, em Chicago. A artista se tornou conhecida durante o movimento punk, na década de 1970, por levar o lado feminista e intelectual à música. É considerada uma das mulheres mais influentes do rock. Na literatura, ela lançou diversos livros, principalmente de poesia. Sua obra inclui Só garotos e Linha M.

Só garotos, Patti Smith


Ian McEwan

Ian McEwan é um dos ficcionistas mais importantes de sua geração. Nascido em Aldershot, na Inglaterra, em 1948, o escritor recebeu diversos prêmios por suas obras, como o Whitebread Award e o Booker Prize. Entre os livros mais conhecidos estão Enclausurado e Reparação. Recentemente, ele lançou o título O meu livro violeta.

Enclausurado, Ian McEwan


Haruki Murakami

Nascido no dia 12 de janeiro de 1949, Haruki Murakami é um dos principais escritores japoneses da atualidade. Sua obra já foi traduzida em mais de 50 idiomas. Ele escreveu o primeiro romance, Ouça a canção do vento, em 1979, mas se tornou famoso com Norwegian Wood, livro que leva o nome de uma música dos Beatles, em 1987Entre as obras de sucesso do autor estão a trilogia 1Q84Homens sem mulheresCaçando carneiros Sono.

Homens sem mulheres, Haruki Murakami

 


Cormac McCarthy

O escritor norte-americano Cormarc McCarthy nasceu no dia 20 de julho de 1933. Por quatro anos, ele serviu na Força Aérea dos Estados Unidos e, depois, estudou Artes na Universidade do Tennessee. Durante 40 anos de carreira na literatura, McCarthy publicou nove romances, como Todos os belos cavalos e A travessia. Em 2005, o autor lançou Onde os velhos não têm vez, que foi adaptado para o cinema e venceu o Oscar de melhor filme.

 

Todos os belos cavalos, Cormarc McCarthy


Qual é o seu favorito da lista? Comente e participe!

[wysija_form id=”5″]

Gabriela Mattos

Redatora em Estante Virtual
Gabriela é jornalista e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea brasileira e jornalismo literário.
Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea brasileira e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares