7 melhores livros sobre espiritismo

(2.4 Estrelas - 22 Votos)

Selecionamos obras dos principais representantes da doutrina espírita no mundo e no Brasil. Confira a lista completa!

O espiritismo é uma doutrina religiosa que ganhou força no século XIX, com o surgimento de diversas manifestações mediúnicas nos Estados Unidos e na Europa. Entre os nomes mais importantes da doutrina estão Allan Kardec, Bezerra de Menezes e Chico Xavier. Para você entender melhor sobre o assunto, selecionamos os sete melhores livros espíritas e espiritualistas.

Como surgiu o espiritismo?

O espiritismo surgiu no século XIX, quando o professor francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, que depois adotou o pseudônimo de Allan Kardec, decidiu investigar esse fenômeno aparentemente sobrenatural. Dois anos depois, ele publicou O livro dos espíritos, que explicava os conceitos de encarnação-reencarnação, tornou-se a principal referência do meio e é considerado o codificador da doutrina espírita.

Kardec nasceu na cidade de Lyon, na França, em 1804. Antes de se tornar ícone do espiritismo, dedicou-se por muitos anos à educação, ministrando em sua casa aulas gratuitas de física, anatomia, química e astronomia. À época, escreveu também livros sobre o assunto, como Curso prático e teórico de aritmética.

O corpo existe tão somente para que o espírito se manifeste.”

Após estudar os casos mediúnicos, Kardec percebeu que muitas respostas às perguntas sobre diferentes tipos de problemas eram divulgadas por espíritos, sem intervenções humanas. Segundo a doutrina espírita, o processo reencarnatório contribui para a evolução material-espiritual.

Espiritismo no Brasil

O espiritismo surgiu no Brasil também no século XIX. Um dos primeiros representantes da doutrina foi Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, mais conhecido como Bezerra de Menezes. Nascido na cidade Riacho Grande, no Ceará, ele foi médico, militar, jornalista e escritor.

Bezerra de Menezes conheceu a doutrina espírita após a publicação de O livro dos espíritos e começou a estudar as obras de Allan Kardec. Ele se converteu à nova crença por entender que estava vivenciando o ápice da fé cristã. Em 1889, o escritor foi eleito presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB) e exerceu a tarefa de doutrinador dos espíritos obsessores.

Espírito algum construirá a escada de ascensão sem atender às determinações do auxílio mútuo.”

No ano seguinte, quando tornou-se vice-presidente da instituição na gestão de Francisco de Menezes Dias da Cruz, Bezerra de Menezes traduziu o livro Obras póstumas, de Allan Kardec, Figura histórica para o espiritismo, ele morreu no dia 11 de abril de 1900, após um acidente vascular cerebral (AVC).

Outro nome importante no espiritismo brasileiro é Francisco Cândido Xavier, mais conhecido como Chico Xavier. Ele nasceu na cidade de Pedro Leopoldo, em Minas Gerais, em 1910, e psicografou os primeiros livros quando chegou de uma viagem aos Estados Unidos, em 1966. Ao todo, o médium psicografou dez mil cartas e 450 livros, que venderam mais de 50 milhões de exemplares. No entanto, ele cedia os direitos autorais dos livros para instituições de caridade.

Reconhecido como o maior líder espiritual brasileiro, Chico Xavier foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz, em 1981 e 1982. Na ocasião, recebeu quase duas milhões de assinaturas no pedido da candidatura ao prêmio. A vida e obra do médium conquistaram o país e receberam adaptações nos cinemas, como os filmes Nosso larChico Xavier. Ele morreu em 30 de junho de 2002, aos 92 anos. Segundo dados da polícia, 120 mil pessoas compareceram ao velório do filantropo, em Uberaba.

Não exijas dos outros qualidades que ainda não possuem.”

A doutrina cresceu no Brasil nos últimos anos. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em 2010, mostram que há quase quatro milhões de espíritas no país. A FEB estima que 14 mil entidades estão em funcionamento em centros, hospitais e escolas. Quer saber mais sobre o assunto? Confira a lista completa!


O livro dos espíritos, de Allan Kardec

Esse é o principal livro sobre espiritismo e é leitura obrigatória para quem quiser saber mais sobre o assunto. Na forma de perguntas e respostas, os espíritos explicaram tudo o que a humanidade estava preparada para receber e compreender. Esclareceram sobre os eternos enigmas de sabermos de onde viemos e para onde vamos. Com uma linguagem simples, O livro dos espíritos, de Allan Kardec, é considerado sagrado.

O livro dos espíritos, de Allan Kardec


As vidas de Chico Xavier, de Marcel Souto Maior

A lista não poderia deixar de fora a biografia de um dos personagens mais intrigantes do espiritismo e da história do Brasil: Chico Xavier. Publicado em 2003 pelo jornalista Marcel Souto Maior, o best-seller já vendeu mais de um milhão de exemplares no país, é aclamado pela crítica e serviu de base para o filme Chico Xavier, lançado em 2010.

As vidas de Chico Xavier, de Marcel Souto Maior


O evangelho segundo o espiritismo, de Allan Kardec

O evangelho segundo o espiritismo é mais um clássico de Allan Kardec. Com base em instruções de espíritos superiores, ele explica as máximas morais de Jesus e convida o leitor a vivenciá-las no dia a dia. Ele expõe com clareza e simplicidade à razão e ao coração. A obra tem o objetivo de abordar com exclusividade o ensinamento moral do Evangelho, já que o código divino “é, acima de tudo, o caminho infalível da felicidade esperada”.

O evangelho segundo o espiritismo, de Allan Kardec


Bezerra de Menezes: o médico dos pobres, de Francisco Acquarone

Em Bezerra de Menezes: o médico dos pobres, Francisco Acquarone retrata as lutas e o sofrimento de Bezerra de Menezes. No livro, o autor mostra o ideal de um dos expoentes da doutrina espírita no Brasil de colocar em prática as instruções dadas pelo espírito de Allan Kardec. A obra também remonta o momento histórico em que o escritor viveu.


Madame Kardec, de Adriano Calsone

Afinal, quem foi a mulher de Allan Kardec? Em Madame Kardec, Adriano Calsone desvenda o mistério por traz dessa mulher inspiradora, que teve papel fundamental na preservação das codificações dos espíritos realizadas por seu marido. Ela atraiu a atenção do francês, em 1830, quando era uma poeta e professora de artes que alcançava destaque pela publicação de vários livros.

 

Madame Kardec, de Adriano Calsone


Bezerra, Chico e você, de Chico Xavier

O livro Bezerra, Chico e você foi organizado pelo próprio Chico Xavier. A obra é estruturada com instruções e respostas do orientador Bezerra de Menezes por meio do veículo mediúnico. No volume, Chico Xavier destacou trechos e notas de seus próprios comunicados, além de formar o livro pautando-se pela ordem dos assuntos diante da conveniência da construção espiritual.

Bezerra, Chico e você, de Chico Xavier


Nosso lar, de Chico Xavier

Essa é uma das principais obras do espiritismo brasileiro. Psicografado pelo médium Chico Xavier, Nosso lar é um dos livros da coleção A vida no mundo espiritual, atribuída ao espírito do médico André Luiz. O romance retrata os primeiros anos do médico após sua morte, em uma Colônia Espiritual Nosso Lar. O local é uma espécie de cidade onde os espíritos aprendem a trabalhar entre encarnações. Sucesso de vendas, o livro inspirou a nova A viagem e o filme Nosso Lar.

Nosso lar, de Chico Xavier


O que achou da lista? Comente e participe!

[wysija_form id=”5″]
Gabriela Mattos

Gabriela Mattos

Redatora em Estante Virtual
Gabriela é jornalista e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea brasileira e jornalismo literário.
Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea brasileira e jornalismo literário.

Um comentário em “7 melhores livros sobre espiritismo

  • 19.07.2018 a 11:02 pm
    Permalink

    Com todo mei fraternal respeito à nossa irmã que elaborou a lista, eu não deixaria de fora Paulo e Estêvão, A Caminho da Luz e Boa Nova.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares