7 livros indispensáveis de Ernest Hemingway

(3.8 Estrelas - 16 Votos)

Há 57 anos, morria um dos principais escritores norte-americanos. Para homenageá-lo, selecionamos suas principais obras. Confira!

Com uma produção literária extensa, com diversos romances, livros de não-ficção e contos, Ernest Hemingway é considerado um dos principais escritores norte-americanos. Marcada pela concisão e ironia, sua escrita influenciou a ficção do século XX. O autor consagrou-se na literatura ao ganhar o Prêmio Pulitzer, em 1953, e o Prêmio Nobel de Literatura, no ano seguinte.

Em paralelo ao reconhecimento na literatura, ele também ficou conhecido por sua personalidade excêntrica e polêmica. O norte-americano teve uma vida pessoal conturbada, com pais frágeis emocionalmente. A mãe tinha personalidade difícil, dominadora, enquanto o pai sofria de transtorno bipolar e se afastava da família durante semanas, quando acampava em florestas. Aos 29 anos, o escritor precisou lidar com a perda do pai, que se matou por problemas financeiros e de saúde.

Todos os bons livros se parecem: são mais reais do que se tivessem acontecido de verdade.”

Segundo relatos, a mãe do autor o atormentava e enviou por correio a arma utilizada pelo marido no momento do suicídio. Após a morte do pai, a ideia de suicídio esteve presente nas temáticas das obras de Hemingway, que costumam ter fins trágicos para os personagens. Além de alcoolismo, o escritor sofria de depressão e diabetes. No dia 2 de julho de 1961, Hemingway se matou. Ele teria usado a mesma arma do pai, que sua mãe havia lhe enviado anos antes.

Segunda Guerra Mundial

O escritor também esteve presente na Segunda Guerra Mundial. Ele liderou seu time de soldados rebeldes à caça de nazistas em plena Paris ocupada. Correspondente na guerra, Hemingway removeu sua insígnia de não-combatente e se fez passar por coronel.

Ele foi acusado de crimes de guerra pela Convenção de Genebra quando ele liderou uma milícia francesa em uma batalha contra os nazistas. No fim do julgamento, o norte-americano não foi condenado e alegou que apenas aconselhava a milícia e que o “coronel” atribuído pelos soldados era apenas um “título afetuoso”. Para relembrar a trajetória literária de Hemingway, selecionamos suas sete principais obras. Confira!


O velho e o mar

Um dos principais livros de Hemingway, O velho e o mar retrata a história do velho pescador Santiago, que não apanhava um único peixe há 84 dias. Por isso, diziam se tratar de um azarento da pior espécie. No entanto, ele possui coragem, acredita em si mesmo e parte sozinho para alto-mar. A obra conta a história de um homem que convive com a solidão, com sonhos e pensamentos, luta pela sobrevivência e a inabalável confiança na vida. 

Ernest Hemingway, O velho e o mar


Paris é uma festa

Paris é uma festa revela um Hemingway diferente. Aos 22 anos, ele lê pela primeira vez livros clássicos, como Fiódor Dostoiévski, e convive com as figuras polêmicas James Joyce e F. Scott Fitzgerald. A cidade de Paris e os companheiros deram-lhe uma nova dimensão do humano e maior sensibilidade para alcançar seus objetivos de ser bom escritor e viver em fidelidade consigo mesmo.

Ernest Hemingway, Paris é uma festa


O sol também se levanta

O sol também se levanta também é inspirado no círculo de escritores e artistas amigos de Hemingway. O livro tem como foco o grupo de expatriados sediados em Paris, na França. Este foi o primeiro romance do escritor considerado pela crítica como uma de suas principais obras.

O sol também se levanta, Ernest Hemingway


Adeus às armas

Adeus às armas é o segundo romance de Hemingway e tem como tema central a paixão de Frederic Henry, se alista ao Exército da Itália como motorista de ambulância, pela enfermeira Catherine Barkley. A história de amor tem um final feliz, ao contrário da vivida pelo autor. Narrado em primeira pessoa, o livro revela-se uma obra como poucas, aclamada pela crítica como o melhor livro de ficção produzido sobre a Primeira Guerra Mundial.  

Ernest Hemingway, de Adeus às armas


Do outro lado do rio, entre as árvores

Acostumados à linguagem concisa e direta, os críticos literários consideraram o texto do livro Do outro lado do rio, entre as árvores dominado pelo excessivo sentimentalismo. A obra reúne os temas de morte e amor. Como protagonista da história, há o coronel Richard Cantwell, da Infantaria dos Estados Unidos, que aos 50 anos se vê dominado por um tédio existencial e regressa ao norte da Itália numa espécie de busca do tempo.

Ernest Hemingway, Do outro lado do rio, entre as árvores


As ilhas da corrente

Em As ilhas da corrente, Hemingway narra as aventuras e tragédias na vida do pintor Thomas Hudson, um alterego do autor. O livro é divido em três partes. Na primeira, Hudson vive uma vida idílica em uma ilha do Caribe. Na segunda, o protagonista está em Cuba, atormentado após perder o filho em um acidente. Já na última parte, o escritor retrata um drama de guerra.

Ernest Hemingway, As ilhas da corrente


Por quem os sinos dobram

O pano de fundo da história de Por quem os sinos dobram? é a Guerra Civil Espanhola. O livro narra três dias na vida de um norte-americano que se ligara à causa da legalidade na Espanha. Por meio desta obra, Hemingway conseguiu que seus leitores sentissem que o ocorrido no país, em 1937, era apenas um aspecto da crise do mundo moderno. Ao lado de guerrilheiros e ciganos, o personagem Robert Jordan luta ao lado do governo democrático e republicano, recebendo a missão de dinamitar uma ponte.


O que achou da lista? Comente e participe!


Quer receber dicas semanais de leitura?

Assine e receba dicas fresquinhas em seu e-mail toda semana.

Gabriela Mattos

Gabriela Mattos

Redatora em Estante Virtual
Gabriela é jornalista e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea brasileira e jornalismo literário.
Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea brasileira e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares