Dicas para quem quer arrasar na oratória e apresentação em público

(2.9 Estrelas - 11 Votos)

Retórica: a arte do bem dizer, da eloquência e de argumentar bem. Desenvolva a sua oratória com prática e autoconfiança!

Será que falar bem em público é mesmo um dom? Há quem tenha pavor de pegar um microfone. Há também os que ficam superconfortáveis, independentemente do tipo de plateia que está presente. Não importa qual é o seu perfil, pois a arte de se expressar de forma clara e objetiva não é um privilégio destinado a um grupo restrito de pessoas. Todos nós podemos encontrar a harmonia entre a voz, o corpo e a mente para arrasar nas apresentações orais. Comunicação é uma habilidade que aprendemos a desenvolver ao longo da vida!

O que é oratória?

Ao conjunto de técnicas estruturadas para um discurso – com o poder de influenciar, informar e convencer -, chamamos de oratória. Inicialmente desenvolvida pelos gregos, que valorizavam muito a capacidade de articulação oral para o sucesso da vida pública. Autointitulados como sofistas, eles ensinavam como fortalecer toda e qualquer retórica. Mais tarde, esses estudiosos tiveram suas teorias contestadas por personalidades como Aristóteles, Platão e Isócrates.

Temos muito a aprender sobre oratória. Se você é estudante, profissional ou representante, seja bem-vindo! Conheça 9 livros que vão te ensinar a se comunicar com sua plateia de forma exemplar!


Clube da luta feminista – um manual de sobrevivência (para um ambiente de trabalho machista), de Jessica Bennett

Recém-lançado, este livro é dedicado a todas as mulheres cansadas das estruturas sexistas dos ambiente de trabalho. Mais do que isso, ele é um verdadeiro manual para superar os desafios machistas que são expostos cotidianamente. Aprenda sobre postura física, discurso e como tratar dos problemas de forma direta. A autora não só propõe ações para solucionar alguns dilemas coletivos como ser ativa na hora de se impor. E mais: aprenda a negociar um aumento, como agir quando tiver a fala interrompida, como comporta-se com confiança, entre outros. O livro é inteiramente ilustrado, cheio de lições valiosas. Não perca!

Clube da luta feminista - um manual de sobrevivência (para um ambiente de trabalho machista), de Jessica Bennett


TED Talks: o guia oficial do TED para falar bem em público, de Chris Anderson

Saber se expressar de forma objetiva em público é um desafio. Tanto que, para muitas pessoas, é uma utopia. Este livro que buscam uma oratória exemplar em palestras curtas, francas e cativantes. Desde que assumiu o comando das conferências TED, em 2001, Chris Anderson, acompanhou de perto os bastidores das apresentações individuais e decidiu dividir as estratégias fundamentais para um discurso eletrizante – independentemente da temática. Este é um manual definitivo do século XXI para quem quer aprender a falar em público com confiança e sucesso.

TED Talks: o guia oficial do TED para falar bem em público, de Chris Anderson


Apresentações brilhantes, de Susan M. Weinschenck

Doutora em Psicologia e consultora de empresas, Susan mostra que todos nós podemos melhorar nossas apresentações diante do nosso potencial. Assim, ela ensina muito sobre postura corporal, tom de voz, contato visual, vestimentas adequadas às ocasiões e o processo de organização e transmissão de informações. Um livro tanto para iniciantes quanto aos experientes na arte da oratória.

Apresentações brilhantes, de Susan M. Weinschenck


Como falar de improviso e outras técnicas de apresentação, de Reinaldo Polito

Não há nada de tão pavoroso na arte de improvisar quando já dominamos algumas técnicas básicas. Aqui, Reinaldo mostra caminhos práticos para que você se sinta confiante diante de qualquer “surpresa” e plateia. Considerado um dos maiores especialistas brasileiros em expressão verbal, aprenda com ele como ter um excelente desempenho, interpretar um discurso e falar de improviso em apresentações inesperadas.

Como falar de improviso e outras técnicas de apresentação, de Reinaldo Polito



 Todos se comunicam, poucos se conectam, de John C. Maxwell

Você tem boas ideias, mas não consegue convencer ninguém a colocá-las em prática? Os menos experientes avançam e você continua parado, no mesmo lugar? Aprenda princípios e práticas da conexão de empreendedores bem-sucedidos, além da própria experiência em se comunicar com o público de forma eficiente e segura. Segundo o autor, as habilidades pessoais para promover mudanças e gerar resultados em qualquer organização estão diretamente ligadas ao uso da capacidade de fazer conexões produtivas e duradouras com as pessoas.

 Todos se comunicam, poucos se conectam, de John C. Maxwell


TED: Falar, Convencer, Emocionar, de Carmine Gallo

Uma coisa é fato: grandes ideias merecem ser compartilhadas! Concordamos? Se sim, este livro apresenta uma panorama utilizado por grandes oradores para cativar a atenção e a confiança da sua plateia. Carmine analisou mais de 100 vídeos de figuras ilustres como Steve Jobs, Stephen Hawking e Bill Clinton, além de entrevistas pesquisadores da área de Comunicação, Neurociência e Psicologia para se aprofundar no assunto. Aprenda, a partir desse rico estudo, como as melhores apresentações são elaboradas e inove!

TED: Falar, Convencer, Emocionar, de Carmine Gallo


Os 7 princípios da persuasão, de Bill McGowan e Alisa Bowman

Você já reparou como ficam as suas mãos enquanto você fala? E o que falar dos vícios de linguagem como “né”, “entendeu?”, “ahhs”, “tipo assim!”? Tudo isso demonstra insegurança e interrupções de raciocínio. Neste livro, aprendemos como colocar nossas opiniões – simples e complexas – para alcançar o que deseja e vencer as armadilhas da comunicação.

Os 7 princípios da persuasão, de Bill McGowan e Alisa Bowman


A linguagem das emoções, de Paul Ekman

Controlar nossas emoções não é algo que aprendemos rapidamente. Para a maioria das pessoas, trata-se de um conhecimento pessoal que se adquire com a maturidade. Mas e se pudéssemos antecipar esse aprendizado sobre nós mesmos? E se, melhor ainda, aprendêssemos a identificar esses sinais nos outros? Paul Ekman mostra como compreender melhor nossos sentimentos e ensina como a transformar o círculo de emoções ao nosso redor com o corpo e a oratória.

A linguagem das emoções, de Paul Ekman


Boas apresentações vendem ideias, de Carlos Alberto Debastiani

Este livro é um tesouro para os profissionais de todas as áreas de negócio que buscam aprimoramento em técnicas de produção de slides. Além disso, há insights para: a condução de apresentações para obter sucesso tanto na transmissão inequívoca de sua mensagem, pelo envolvimento do público, quanto na aceitação de suas propostas ou projetos, pelo uso adequado de recursos audiovisuais – maximizando seu potencial para a venda de ideias. O uso de uma linguagem clara e acessível, acompanhado por ilustrações detalhadas e elucidativas, leva o leitor a uma viagem estimulante pelo mundo da comunicação interpessoal, desvendando os meandros de todos os elementos que compõem o sucesso de uma apresentação.

Boas apresentações vendem ideias, de Carlos Alberto Debastiani


Para você, o que um discurso precisa para ser eficiente?

[wysija_form id=”5″] [starbox]
Comentários

Andréia Coutinho Louback

Apaixonada por histórias e viciada em comprar livros. Mestre em relações étnico-raciais, ela atua rumo à superação do racismo na sociedade, em especial, na área da comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *