Professores da USP indicam livros de Administração para estudantes

(2.8 Estrelas - 12 Votos)

Confira a lista de indicações de obras de administração geral, gerenciamento de processos, estratégias e marketing!

O leque de possibilidades para os estudantes do curso de Administração está cada dia mais amplo. A graduação abrange as áreas de humanas e exatas, sendo considerada uma das opções de maior oferta no Brasil. E não apenas isso. Embora estejamos imersos em uma crise forte no país, empresas e instituições continuam precisando de bons administradores para gerir equipes e projetos.

Áreas de atuação na profissão

Diante disso, podemos dividir as grandes áreas do curso de Administração entre: finanças, produção, marketing e recursos humanos. O caminho de formação profissional não se restringe mais apenas a uma área específica, mas um dinamismo de conhecimento interdisciplinar para formar administradores acima da média.

Pedimos um help para o time de professores da USP do polo de Ribeirão Preto para nossa lista de livros de Administração que todo estudante deveria ter. Veja e escolha a obra que será indispensável à sua formação!


Administração Geral – (prof. dr. João Luiz Passador) 

Gestão da Mudança: Caos e Complexidade nas Organizações, de Ruben Bauer

Este livro é destinado a todos e todas aqueles que buscam novas formas de gestão e organização nas empresas. Trata de temas como a Teoria do Caos, a “autopoiesis” de Maturana e Varela ou as estruturas dissipativas de Prigogine. A temática central da obra se pauta nas seguintes temáticas: paradigma cartesiano-newtoniano; analogias impostas, na melhor das intenções; física quântica – o início do fim do reducionismo; sistemas, estruturas e cibernética; a ordem a partir do ruído; a ordem por meio das perturbações; a irreversibilidade do tempo; entre outras clássicas e necessárias ao profissional.

Gestão da Mudança: Caos e Complexidade nas Organizações, de Ruben Bauer


Pós-globalização, Administração e Racionalidade Econômica, de Omar Aktouf

O autor nos conduz à análise e ao questionamento dos pilares do pensamento econômico e administrativo, demonstrando a insustentabilidade do modelo econômico baseado na “financeirização” exacerbada da economia. Entre os primeiros capítulos, surge talvez a provocação maior aos estudiosos dessas áreas, quando faz uma “história herética do pensamento econômico dominante, ou de como se passou de Aristóteles a Michael Porter”.

Pós-globalização, Administração e Racionalidade Econômica, de Omar Aktouf


Teoria das Organizações: Evolução e Crítica, de Fernando C. Prestes Motta

Um panorama das teorias principais: organizacional e administrativa. De olho nas tendências teóricas, com ênfase no desenvolvimento do Brasil, aprendemos um novo viés a partir dos modelos que surgiram em outros países.

Teoria das Organizações: Evolução e Crítica, de Fernando C Prestes Motta


Gestão Contemporânea: a Ciência e a Arte de Ser Dirigente, de Paulo Roberto Motta

A função gerencial no mundo contemporâneo tem muito a nos ensinar. Paulo Roberto apresenta uma perspectiva a partir de gerentes de altos níveis: limites, prioridades, estratégias, flexibilidades, enganos, senso comum, analogias, entre outros pontos. Um verdadeiro manual sobre a realidade do sucesso por trás de uma boa liderança empresarial.

Gestão Contemporânea: a Ciência e a Arte de Ser Dirigente, de Paulo Roberto Motta


Gerenciamento de Processos e Tecnologia da Informação – (profª. dra. Silvia Inês Dallavalle de Pádua)

Gestão de Processos: Pensar, Agir e Aprender, de Rafael Paim, Vinicius Cardoso, Heitor Caulliraux e Rafael Clemente

A obra é fruto de mais de 20 anos de pesquisa, testes e projetos. Seja para acadêmicos ou profissionais, encontramos aqui os principais processos sobre gestão no Brasil. O livro foi organizado por professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Gestão de Processos: Pensar, Agir e Aprender, de Rafael Paim, Vinicius Cardoso, Heitor Caulliraux e Rafael Clemente


Estratégia e Marketing – (prof. Dr. Roberto Fava Scare) 

De Bom a Excelente (Good to Great), de Jim Collins

Descubra o que é realmente necessário para transformar o bom em ótimo e fala de como transformar uma boa organização numa organização que gera excelentes resultados sustentáveis. Jim Collins trata, essencialmente, dos princípios atemporais do processo de transição de boa empresa para grande empresa. Baseado em uma pesquisa com empresas norte-americanas, o livro procura mostrar quais são os fatores que criam as grandes organizações duradouras de qualquer tipo.

De Bom a Excelente (Good to Great), de Jim Collins


Posicionamento. A Batalha por Sua Mente, de Al Ries & Jack Trout

Partindo de uma abordagem prática, os autores provam o quanto é importante criar um uma “posição” na mente do consumidor. Posicionamento é um conceito que mudou a natureza da publicidade, um conceito tão simples que as pessoas têm dificuldade de compreender o seu poder. Ele é aplicado em um produto, um serviço, uma empresa, uma instituição ou até mesmo em uma pessoa, – mas não é o que você faz com um objeto/meta/resultado. Posicionamento, na verdade, é o que fazemos com a mente de seu potencial cliente.

Posicionamento. A Batalha por Sua Mente, de Al Ries & Jack Trout


A cauda longa, de Chris Anderson

Inédito! Pela primeira vez, Chris Anderson – chefe da revista Wired – fez um ensaio sobre o fenômeno da Cauda Longa.  Usando o mundo dos filmes, dos livros e da música, mostra que a Internet deu origem a um novo universo, no qual a receita total de diversos produtos de nicho, com baixo volume de vendas, é igual à receita total de poucos produtos de grande sucesso. Por isso cunhou o termo ‘cauda longa’ para descrever essa situação de o qual tem sido usado pela alta gerência das empresas e pelos meios de comunicação no mundo todo.

 A cauda longa, de Chris Anderson

LEIA TAMBÉM: 15 livros que todo estudante de Direito deve ler


Quer sugerir mais livros indispensáveis? Deixe nos comentários!

[wysija_form id=”5″]
Andréia Coutinho Louback

Andréia Coutinho Louback

Jornalista em Estante Virtual
Apaixonada por histórias e viciada em comprar livros. Mestre em relações étnico-raciais, ela atua rumo à superação do racismo na sociedade, em especial, na área da comunicação.
Andréia Coutinho Louback

 

Comentários

Andréia Coutinho Louback

Apaixonada por histórias e viciada em comprar livros. Mestre em relações étnico-raciais, ela atua rumo à superação do racismo na sociedade, em especial, na área da comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares