12 instituições que oferecem cursos gratuitos online

(3 Estrelas - 9 Votos)

Aprenda novas habilidades de maneira gratuita com as melhores universidades do Brasil e do mundo.

É sempre hora de aprender algo novo ou aprimorar-se profissionalmente. Melhor ainda se for sem custo. Em 2009, apenas 5,7% dos brasileiros entre 25 e 64 anos continuavam buscando melhorar o seu nível educacional, segundo a pesquisa: Síntese dos Indicadores Sociais. Oito anos depois, na mesma pesquisa começamos a ver um cenário mais promissor. Os dados de mobilidade educacional mostraram o impacto do processo de expansão educacional, com o nível de instrução dos filhos consideravelmente superior ao de seus pais (70%). Mas ainda com algumas barreiras de cor e gênero.

Há uma barreira intergeracional mais intensa para se alcançar o ensino superior entre pessoas negras ou pardas em relação às brancas e entre os homens em comparação às mulheres. Os números se tornam ainda mais expressivos em relação às mulheres com filhos. O IBGE mostrou que 90% das mulheres jovens com filhos deixam de estudar. Ou seja, apenas uma em cada dez brasileiras entre 15 e 29 anos com pelo menos um filho continua estudando. Os motivos podem ser muitos desde restrições financeiras, a falta de tempo e disponibilidade para cuidar das crianças.

Por isso, destacamos 10 instituições de renome que oferecem cursos de qualidade, de forma gratuita e remota a partir de seus portais. Os cursos vão desde a área de tecnologia, a negócios e comunicação. Geralmente, as únicas taxas  Confira:

knight Center for Journalism in the Americas

Ensino a distância, treinamentos e uma biblioteca virtual. Tudo isso em um formato trilíngue com professores em inglês, português e espanhol, que já treinaram mais de 80.000 profissionais de todo o mundo. Esse é o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em Austin.

Um programa de extensão e capacitação profissional para jornalistas na América Latina e no Caribe. Super atual, o Knight Center é referência em cursos de inovação na área de Comunicação, como visualização de dados e infografia, storytelling, raspagem de dados, checagem e vídeos. A fundação sem fins lucrativos tem o objetivo de elevar os níveis da profissão no continente e contribuir com a liberdade de imprensa. Incrível né?! Confira as turmas disponíveis no site da instituição!

Universidade de São Paulo (USP)

A Universidade de São Paulo (USP), uma das principais do País, utiliza algumas plataformas como o Sistema Apolo, a Veduca e a Coursera para disponibilizar cursos gratuitos em todas as áreas. A oferta vai desde disciplinas mais tradicionais, como história, direito, economia, geografia, política, filosofia e ciência política a propostas inovadoras para o mercado de trabalho em parceria com outras instituições. Como criação de startups, planejamento de projetosmarketing digital, econometria e design de interface. Em geral, para prestar a avaliação e receber o certificado o custo é de apenas R$49. Encontre o que mais tem a ver com você!

Sesi e Senai

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Social da Indústria (Sesi) têm disponível uma série de cursos totalmente gratuitos na plataforma de cursos EaD. As atividades são excelentes para quem deseja impulsionar a carreira e carimbar mais conhecimentos no currículo. Há Lógica de programação, Indústria moveleira: máquinas , EPIs e EPCs, Redação administrativa e Segurança do trabalho.

Stanford

A conceituada universidade de Stanford tem uma plataforma inteira com cursos gratuitos para alunos do mundo inteiro. Os cursos são em inglês e fazem parte da escola de negócios, engenharia, ciências humanas, direito, medicina, educação e saúde.

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

No site Unesp aberta você encontra cursos nas áreas de exatas, humanas e biológicas. Além de e-books gratuitos Os cursos são livres, mas não há certificação. Dá para aprender desde Ligações Químicas a Cartografia.

Harvard

Você não precisa ir até os Estados Unidos para fazer um curso na Universidade de Harvard. É possível começar agora mesmo em um dos 151 cursos online de Harvard, uma das melhores universidades do mundo, e de graça! Os temas vão desde arte e design, Ciência da Computação, Ciência de Dados, Ciências Humanas, Educação e Desenvolvimento Organizacional, Economia e Finanças, Engenharia e Gestão e Negócios. A versão gratuita não emite certificado – que deve ser pago em dólar – mas ainda sim você fica com o conhecimento que é o mais importante. Acesse o site da universidade e inscreva-se para começar! 🙂

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

No site e-Unicamp dá para encontrar conteúdos digitais gratuitos oferecidos pela universidade. Os vídeos de aulas abordam temas como Língua Portuguesa, Educação Física, História e vários outros. São 36 no total. Além do site próprio, para quem curte as áreas de matemática, física e clima, no Veduca a Unicamp oferece cursos de Cálculo I e III , Física Geral I e II; e Mudança Climática Global.

Universidade de Brasília (UnB)

A UnB decidiu disponibilizar um curso de Bionergética, no Veduca, já que são poucos os cursos online da área de Ciências Biológicas. A UnB é a primeira universidade federal a oferecer um programa do gênero no Brasil, em format deMooc (sigla em inglês para curso aberto, online e em massa).

Escola do Trabalhador

A Escola do Trabalhador, no Distrito Federal, oferece 21 cursos profissionalizantes online com certificado eletrônico emitido pela Universidade de Brasília (UnB). Todos eles são gratuitos, com total de 40 horas e podem ser feitos pelo celular. Entre as áreas de interesse estão Produção industrial, Meio ambiente, Segurança, Gestão e negócios e Produção cultural.

Universidade Federal Fluminense (UFF)

A UFF tem o Portal de videoaulas com áreas bem diversas, da Administração à Segurança Pública. Dá para assistir aulas de Física e até de Medicina.

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Para quem gosta de Economia e Administração, a FGV oferece cursos online sem custos. Mas também há conteúdos em outras áreas, como Educação e História, todos de curta duração (até 40 horas).


Conhece mais algum curso que gostaria de incluir na lista? Comente e divida com a gente!

Natália Figueiredo

Natália Figueiredo

Jornalista Multimídia em Estante Virtual
Natalia Figueiredo fez da escrita sua profissão. Começou a carreira no jornalismo impresso do Rio, é editora do Estante Blog e mantém o blog de viagens Nat no Mundo.
Natália Figueiredo
[wysija_form id=”5″]
Comentários

Natália Figueiredo

Natalia Figueiredo fez da escrita sua profissão. Começou a carreira no jornalismo impresso do Rio, é editora do Estante Blog e mantém o blog de viagens Nat no Mundo.

2 comentários em “12 instituições que oferecem cursos gratuitos online

  • 21.06.2018 a 9:52 am
    Permalink

    Bom dia!
    Por gentileza, eu gostaria de saber se alguma das Instituições que oferecem cursos online gratuitos, ten na Área de Administração, Recursos Jumanos e Psicologia?
    Ainda não ingressei na vida acadêmica e gostaria de ter certeza em que área ingressar!
    Estou na dúvida!
    Desde já, agradeço muito pela atenção!

  • 07.05.2018 a 11:56 am
    Permalink

    Existem duas plataformas de ensino que agregam cursos online (gratuitos e com a opção de serem pagos com direito a certificado), de inúmeras universidades do mundo todo: a EdX e a Coursera. Ambas oferecem cursos de todas as áreas do conhecimento, em diversas línguas. Praticamente todos os cursos tem pelo menos legendas em inglês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares