200 anos de Karl Marx e sua influência na contemporaneidade

(5 Estrelas - 1 Votos)

No bicentenário, faça um passeio pelas influências, influenciados e antagonistas do pai do Manifesto do Partido Comunista.

Karl Marx foi um dos pensadores mais influentes da contemporaneidade. Mesmo 200 anos após o seu nascimento, sua obra continua relevante e base para muitos outros autores e publicações. A partir da filosofia alemã, a economia política e o socialismo francês, o autor alemão popularizou conceitos como a luta de classes, mais-valia e o materialismo histórico.

Nascido em 5 de maio de 1818, Marx cursou Filosofia, Direito e História nas Universidades de Bonn e Berlim. Segundo o professor Darlan Montenegro, doutor em Ciência Política pela UFRJ, não existe – nem no pensamento burguês ou liberal – outro pensador que tenha atingido tal patamar. “Muita gente não é marxista, mas continua utilizando-o como referência, como Delfim Neto e José Guilherme Merquior”, diz.

Obviamente, o barbudo alemão não é majoritário nem no Brasil, nem no mundo. Apesar de presente em diversos movimentos sociais, suas teorias perderam espaço nos últimos 30 anos com o avanço do liberalismo. Ainda assim, seus livros continuam sendo usados como referência fundamental nos estudos dos conceitos socialistas na economia política. Afinal, clássicos serão sempre clássicos. 

No bicentenário, convidamos nossos leitores para ampliar o olhar sobre o filósofo entendendo suas influências, influenciados, correlações e antagonistas. Vamos lá?

bicentenário karl marx

Veja os principais livros e indique o seu nos comentários 🙂

Natália Figueiredo

Natália Figueiredo

Jornalista Multimídia em Estante Virtual
Natalia Figueiredo fez da escrita sua profissão. Começou a carreira no jornalismo impresso do Rio, é editora do Estante Blog e mantém o blog de viagens Nat no Mundo.
Natália Figueiredo
[wysija_form id=”5″]
Comentários

Natália Figueiredo

Natalia Figueiredo fez da escrita sua profissão. Começou a carreira no jornalismo impresso do Rio, é editora do Estante Blog e mantém o blog de viagens Nat no Mundo.

Um comentário em “200 anos de Karl Marx e sua influência na contemporaneidade

  • 12.05.2018 a 12:23 am
    Permalink

    amo leitura e uma terapia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares