Vamos falar de conteúdo digital?

(5 Estrelas - 2 Votos)

Mais um encontro do Product Arena à vista e dessa vez o foco é em Conteúdo Digital. Você sabe o que é UX Writing?

Segunda-feira, dia 14 de maio, acontece a décima edição do Product Arena na Livraria Cultura do Rio de Janeiro. O encontro convida o público a bater um papo sobre o papel do conteúdo digital – em texto, imagem, áudio ou vídeo – junto à criação, performance, SEO (Search Engine Optimization), ASO (App Store Optimization) e, é claro, acessibilidade. “Na área de Produto existem demandas constantes para design, experiência do usuário, desenvolvimento, gerência de projeto, mas conteúdo fica sempre em segundo plano. E se pensarmos bem, às vezes o conteúdo é 30%, 50% ou mesmo 70% da interface do produto e é sempre deixado para depois. Feito em cima da hora, sem tempo para pensar, testar, validar ou melhorar”, explica Horácio Soares organizador do evento e product manager na Psafe.

A decisão pelo novo tema surgiu de uma demanda do próprio público, em eventos anteriores, buscando mais informações sobre UX writing. O termo, bastante recente no Brasil, será apresentado pelo especialista Bruno Rodrigues, que guiará a discussão sobre quais parâmetros precisamos utilizar para identificar o que realmente é conteúdo, como ele vem se transformando no meio digital.

O modelo de apresentação do Product Arena dispensa PPT ou exibição de vídeos justamente para promover um entrosamento entre o público e os palestrantes. Nesse encontro ainda marcarão presença Daniel Lessa – diretor de negócios na Fulllab, Lêda Spelta – especialista em Acessidilidade Digital na Digital Acesso, Rafael Louzada – product owner – Mobile Apps na Editora Globo, Victor Tavernari – Fundador da Hello Luce, especialista em Chatbot e desenvolvimento Mobile e Erica Cardoso – gerente de Marketing aqui na Estante Virtual.

O que é UX Writing, afinal?

O novo conceito que vem aparecendo em vagas de empresas, cursos e fóruns da área levanta o protagonismo que o texto para o usuário merece. Sendo relacionado no conteúdo digital a usabilidade, SEO, arquitetura da informação, acessibilidade e storytelling.

“Enquanto webwriting se preocupa com elaboração de textos, o foco do UX Writing é a escolha de palavras e expressões certas para apoiar o uso de sistemas de informação como apps e chatbots. O profissional que trabalha com UX Writing precisa ser apaixonado por semântica, arquitetura da informação, indexação de conteúdos. É uma área que se preocupa com os ‘pedacinhos’ da informação – os dados – e o seu impacto nas interfaces de comunicação”, indica Bruno Rodrigues.

Assim como no design, a escrita em UX visa facilitar e ser acessível para diferentes tipos de usuários, para que todos tenham uma ótima experiência no site ou app. A ideia é que a comunicação seja sempre inclusiva – guiando, informando e sendo pessoal com seu usuário – o humano do outro lado da tela.

LEIA TAMBÉM: Product Arena reúne especialistas do mercado digital na Livraria Cultura

Estante Virtual divide suas experiências

A equipe da Estante Virtual será representada no evento pela nossa gerente de marketing, Erica Cardoso. Estatística, especializada em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública, ela durante toda sua trajetória esteve envolvida com a área de Comunicação e abordará como a performance é um mecanismo importante para definir uma estratégia de conteúdo efetiva.

“Nenhuma métrica fala por si. O que diz se a história é boa ou não é o alcance e a opinião de quem leu. Como ela foi contada e compreendida. A gente precisa, antes mesmo de produzir o conteúdo, entender se o tema é relevante, se as pessoas estão interessadas nesse assunto e estar aberto a receber o feedback do público. Isso pode ser feito em avaliações, comentário, compartilhamentos etc.”, exemplifica.

Se você se interessou, saiba que ainda há vagas! Corra e inscreva-se. Mais uma vez, seu ingresso vale créditos em produtos da Livraria Cultura. “Essa é uma oportunidade ótima para trocar experiências com outros profissionais da área e aprender bastante. Todo mundo sempre tem alguma coisa a aprender”, conclui Erica.

Outros eventos você confere no site do Craft Product. Até lá!

Natália Figueiredo

Natália Figueiredo

Jornalista Multimídia em Estante Virtual
Natalia Figueiredo fez da escrita sua profissão. Começou a carreira no jornalismo impresso do Rio, é editora do Estante Blog e mantém o blog de viagens Nat no Mundo.
Natália Figueiredo

Quer receber dicas semanais de leitura?

Assine e receba dicas fresquinhas em seu e-mail toda semana.

Comentários

Natália Figueiredo

Natalia Figueiredo fez da escrita sua profissão. Começou a carreira no jornalismo impresso do Rio, é editora do Estante Blog e mantém o blog de viagens Nat no Mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares