Livros e Hqs

11 curiosidades sobre a autora Harper Lee

(0 Estrelas - 0 Votos)

Nascida em um pequeno povoado no interior do Alabama, Harper Lee consagrou-se como uma das maiores escritoras americanas.

A escritora americana Harper Lee consagrou-se nos anos 1960, aos 34 anos, com a publicação da obra-prima O sol é para todos. No enredo, Atticus, um correto e corajoso advogado, assume o caso de um homem negro injustamente acusado de estupro por uma mulher branca, dando uma enorme lição de moral para os filhos, Scout e Jem, e para gerações e gerações de leitores.

O livro tornou-se um dos maiores clássicos americanos, ganhou adaptação para o cinema com três Oscar no currículo e garantiu o Pulitzer de Literatura para a autora no ano seguinte.

Nascida em  Monroeville, Alabama, em seus 90 anos de vida, Lee foi uma escritora discreta e após o sucesso do primeiro livro afirmou que não publicaria mais nada, afastando-se dos círculos literários. Hoje, completam dois anos que Lee nos deixou. Relembre algumas curiosidades sobre a história da autora e sua obra!

  1. Harper Lee era filha de um advogado e também estudou Direto no Alabama. Muitos dos personagens em sua obra foram inspirados em pessoas de sua família.
  2. Estima-se que O sol é para todos tenha vendido mais de 40 milhões de cópias em todo o mundo desde 1960, quando foi lançado.
  3. O livro, cujo título original é “To kill a mockinbird”, foi traduzido para mais de 40 idiomas.
  4. Em 1962, Robert Mulligan levou a história para o cinema. O filme, estrelado por Gregory Peck, ganhou o Oscar de melhor roteiro adaptado.
  5. O livro inspirou ativistas na luta contra a segregação racial nos EUA, como Dr. Martin Luther King.
  6. Em 2005, Harper Lee foi interpretada por Catherine Kenner no filme de Bennett Miller sobre Truman Capote. Os dois escritores eram amigos e o criador de “Bonequinha de Luxo” escreveu a orelha de “O sol é para todos”. 
  7. Quando Truman Capote viu Harper Lee pela primeira vez, pensou que ela fosse um menino. Capote baseou-se em Lee para a personagem Idabel Thompkins no livro: Outros lugares, outras vozes, seu romance de estreia.
  8. Por outro lado, Lee se baseou na amizade deles para criar os personagens Scout e Dill em “O Sol É Para Todos”.
  9. Até revelar a existência de “Vá, coloque um vigia”, Lee nunca havia dado sinais de que voltaria a publicar. Reservada, a autora parou de participar de eventos literários em 1964.
  10. Uma série de incongruências apontam ser falsa a história de que o manuscrito de Vá, Coloque um Vigia foi encontrado por acaso pela advogada da autora e seria uma sequência do clássico O Sol É para Todos, guardado por mais de 40 anos.
  11. Alguns jornalistas defendem que o livro é um caso exemplar do bom e invisível trabalho que um editor pode orquestrar, contra a vontade do autor.

Leonardo Loio
[wysija_form id=”5″]

Leonardo Loio

SEM, SEO e tudo relacionado a buscadores, é o que eu gosto. Carioca, marketeiro, profissional de marketing digital, search marketing, tento aprender, discutir e ensinar.

5 trechos do livro “O parque das irmãs magníficas” 15 dicas de livros para ler neste ano Volta às aulas escolares: 12 obras literárias para ler em 2023 ‘Wandinha’: conheça as referências literárias citadas na série Prêmio Jabuti 2022: confira os vencedores