11 curiosidades sobre a autora Harper Lee
Nascida em um pequeno povoado no interior do Alabama, Harper Lee consagrou-se como uma das maiores escritoras americanas.
A escritora americana Harper Lee consagrou-se nos anos 1960, aos 34 anos, com a publicação da obra-prima O sol é para todos. No enredo, Atticus, um correto e corajoso advogado, assume o caso de um homem negro injustamente acusado de estupro por uma mulher branca, dando uma enorme lição de moral para os filhos, Scout e Jem, e para gerações e gerações de leitores.
O livro tornou-se um dos maiores clássicos americanos, ganhou adaptação para o cinema com três Oscar no currículo e garantiu o Pulitzer de Literatura para a autora no ano seguinte.
Nascida em Monroeville, Alabama, em seus 90 anos de vida, Lee foi uma escritora discreta e após o sucesso do primeiro livro afirmou que não publicaria mais nada, afastando-se dos círculos literários. Hoje, completam dois anos que Lee nos deixou. Relembre algumas curiosidades sobre a história da autora e sua obra!
- Harper Lee era filha de um advogado e também estudou Direto no Alabama. Muitos dos personagens em sua obra foram inspirados em pessoas de sua família.
- Estima-se que O sol é para todos tenha vendido mais de 40 milhões de cópias em todo o mundo desde 1960, quando foi lançado.
- O livro, cujo título original é “To kill a mockinbird”, foi traduzido para mais de 40 idiomas.
- Em 1962, Robert Mulligan levou a história para o cinema. O filme, estrelado por Gregory Peck, ganhou o Oscar de melhor roteiro adaptado.
- O livro inspirou ativistas na luta contra a segregação racial nos EUA, como Dr. Martin Luther King.
- Em 2005, Harper Lee foi interpretada por Catherine Kenner no filme de Bennett Miller sobre Truman Capote. Os dois escritores eram amigos e o criador de “Bonequinha de Luxo” escreveu a orelha de “O sol é para todos”.
- Quando Truman Capote viu Harper Lee pela primeira vez, pensou que ela fosse um menino. Capote baseou-se em Lee para a personagem Idabel Thompkins no livro: Outros lugares, outras vozes, seu romance de estreia.
- Por outro lado, Lee se baseou na amizade deles para criar os personagens Scout e Dill em “O Sol É Para Todos”.
- Até revelar a existência de “Vá, coloque um vigia”, Lee nunca havia dado sinais de que voltaria a publicar. Reservada, a autora parou de participar de eventos literários em 1964.
- Uma série de incongruências apontam ser falsa a história de que o manuscrito de Vá, Coloque um Vigia foi encontrado por acaso pela advogada da autora e seria uma sequência do clássico O Sol É para Todos, guardado por mais de 40 anos.
- Alguns jornalistas defendem que o livro é um caso exemplar do bom e invisível trabalho que um editor pode orquestrar, contra a vontade do autor.