Professor Silviano Santiago vence Jabuti 2017 com livro sobre Machado de Assis

(2.4 Estrelas - 99 Votos)

Em anúncio nesta terça-feira (31), Santiago ficou em 1º lugar na categoria de melhor romance.

O mineiro, Silvio Santiago, romancista de Mil rosas roubadas e vencedor do prêmio Oceanos de 2015 venceu o 59º Prêmio Jabuti, mais tradicional troféu literário do Brasil. Ele ficou com o primeiro lugar na categoria romance com o livro Machado (Companhia das Letras), obra que reconstitui os últimos dias do escritor e fundador da Academia Brasileira de Letras, Machado de Assis, em romance audacioso e original.

Doutor em letras pela Sorbonne, Silviano começou a carreira lecionando nas melhores universidades norte-americanas. Transferiu-se posteriormente para a PUC-Rio e é, hoje, professor emérito da UFF. Sua vasta obra inclui romances, contos, ensaios literários e culturais.

Ao todo o prêmio Jabuti inclui 29 categorias, com três vencedores em cada. Os outros dois vencedores da categoria romance foram, respectivamente, Cristovão Tezza, por A tradutora (Record), e Maria Valéria Rezende, por Outros cantos (Companhia das Letras). Neste ano, o Jabuti inclui duas novas categorias: história em quadrinhos e livro brasileiro publicado no exterior. Foram premiados em primeiro lugar, respectivamente, Castanha do Pará (publicação independente), de Gidalti Oliveira Moura Júnior, e A Cup of rage (Penguin Random House UK), de Raduan Nassar.

Na categoria contos, a escritora Veronica Stigger ficou em primeiro lugar com Sul (Editora 34), seguida por Se for pra chorar que seja de alegria (Global), de Ignácio de Loyola Brandão, e da coleção Rubem Braga – Crônicas (Autêntica), organizada por André Seffrin, Bernardo Buarque de Hollanda, Carlos Didier.

Mais prêmios em novembro

Cada um dos vencedores receberá R$ 3.500 pelo prêmio. A cerimônia de entrega será no dia 30 de novembro, quando serão anunciados os vencedores do livro do ano de ficção e livro do ano de não ficção – cujos autores receberão R$ 35 mil cada um – definidos por votação dos profissionais do mercado editorial.

A CBL recebeu 2.346 inscrições para as 29 categorias do prêmio. A escritora Ruth Rocha será homenageada neste ano com o prêmio “Personalidade Literária” pelo conjunto de sua obra e contribuição à formação de gerações de leitores.

 

Natália Figueiredo

Natália Figueiredo

Jornalista Multimídia em Estante Virtual
Natalia Figueiredo fez da escrita sua profissão. Começou a carreira no jornalismo impresso do Rio, é editora do Estante Blog e mantém o blog de viagens Nat no Mundo.
Natália Figueiredo


Quer receber dicas semanais de leitura?

Assine e receba dicas fresquinhas em seu e-mail toda semana.

Comentários

Natália Figueiredo

Natalia Figueiredo fez da escrita sua profissão. Começou a carreira no jornalismo impresso do Rio, é editora do Estante Blog e mantém o blog de viagens Nat no Mundo.

2 comentários em “Professor Silviano Santiago vence Jabuti 2017 com livro sobre Machado de Assis

  • 19.12.2017 a 4:09 pm
    Permalink

    Com o prazer e o hábito cotidiano da leitura, o homem liberta-se de sua ignorância e consegue sua identidade para alçar gigantescos vôos por mundos imaginaveis e fantásticos. Cada ser humano tem um sonho a ser conquistado. A leitura te dar esta conquista da realização deste sonho sonhado
    .

  • 09.12.2017 a 10:37 am
    Permalink

    Excelente matéria.
    Tudo o que um povo precisa está na leitura. O resto é consequência.
    Assim como bolsa familia, mais médicos, ciencia sem fronteiras, fies, proune, cotas raciais, etc.., toda a sorte de direitos humanos mais que justos, a oportunizaçao do hábito cotidiano da leitura resgata pessoas da sua condição inane de Seres, e as transforma em Cidadãs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares