Livros que despertam o pensamento político

(2.3 Estrelas - 7 Votos)

Com o caos político e social que vivemos atualmente, o mínimo que podemos fazer é nos munir de conhecimento. 

O Brasil é o país do futuro – diziam em meados da década de 50. No entanto, o tão esperado futuro chegou e não é bem como muitas pessoas imaginavam naquele tempo. Vivemos tempos de apatia social perante os escândalos políticos que vem acontecendo nos últimos anos. Mas não é só no Brasil que isto ocorre. Outros países vivem também suas guerras particulares – guerras religiosas, por pedaços de terra, por domínio de fronteiras, conflitos ideológicos, por preconceito e até mesmo a natureza tem participado destas batalhas mundiais, que não parecem ter fim.

O conhecimento como agente de mudanças 

Entre tantos bombardeios – seja de opiniões ou de pólvora – estamos nós, cidadãos, e que na maioria das vezes somos os únicos a sofrer as consequências de erros cometidos por, entre outros motivos, falta de conhecimento e sabedoria. Neste sentido, fizemos uma lista com algumas obras que, se lidas com a devida atenção, podem iluminar e trazer clareza sobre o contexto político e social que vivemos atualmente, tanto no Brasil quanto no mundo.

 

A arte da guerra, de Maquiavel

Neste clássico sobre o tema, Maquiavel faz reflexões sobre a milícia e suas relações com a política.  O olhar do autor para o passado não é nostálgico, pois reflete os problemas e injustiças que muitos países, considerados de “primeiro mundo”, tem cometido entre si mesmos durante toda a história da civilização.

A arte da guerra, maquiavel


O povo brasileiro, de Darcy Ribeiro

Por que o Brasil ainda não deu certo? Esta é a pergunta que move esta obra prima brasileira. Quando chegou ao exílio no Uruguai, em abril de 1964, Darcy Ribeiro queria responder a essa pergunta de forma verdadeira e completa. A resposta veio com este que é o seu livro, que se trata de uma tentativa de tornar compreensível, por meio de diversas e incríveis explicações histórico-antropológicas, tal como o que os brasileiros fizeram nos últimos séculos que resultou no contexto que vivemos hoje.

O povo brasileiro


Sobre a tirania – vinte lições do século XX para o presente, de Timothy Snyder

No intuito de não repetir os erros do passado, Sobre a tirania é uma leitura extramente essencial. Após o resultado das últimas eleições norte-americanas, o historiador Timothy Snyder fez um post em suas redes sociais listando as vinte lições que, segundo ele, a sociedade deve aprender com os acontecimentos políticos e sociais do século XX.  Para ele, o que nos resta é apenas aprender com experiência e não trazê-la de volta para os dias atuais. Sobre a tirania é uma leitura rápida e bastante clara, traduzindo todos os termos, leis e momentos históricos para todos os interessados no tema, indicado até mesmo para leigos.

Sobre a tirania


Como morrem os pobres e outros ensaios, de George Orwell

Nesta obra, Orwell narra suas próprias memórias como colhedor de boia-fria, presidiário e sem-teto. O livro também reúne artigos sobre o uso da linguagem verbal tanto na poesia quanto na propaganda política e no jornalismo. Desta forma, o Orwell faz reflexões sobre a real estrutura da sociedade, as mudanças nos costumes e nas grandes transformações que aconteceram na primeira metade do século XX.

Como morrem os pobres e outros ensaios


 A desobediência civil, de Henry David Thoreau

Após discordar de um pagamento de impostos, o autor Henry David Thoreau foi preso. Inconformado, escreveu esta obra que é considerada uma das obras primas sobre política e sociedade.

A desobediência civil


Os limites da política – uma divergênciade José Arthur Giannotti e Luiz Damon Santos Moutinho

Nesta obra incrivelmente atual, lançada em agosto deste ano, os filósofos José Arthur Giannotti e Luiz Damon Santos Moutinho abrem uma discussão que tem como base a filosofia e o furacão de acontecimentos políticos que pautam a atualidade. Os autores levantam questões, como qual é o verdadeiro lugar da política na sociedade capitalista moderna? Do que a política trata, efetivamente? Como colocar em prática a teoria democrática em uma realidade econômica tão desigual? O leitor é induzido a pensar criticamente sobre estas e outras questões, dando base ideal para a construção do pensamento político – tão necessário em momentos como o presente.

Os limites da política


Você já leu algum livro dessa lista? Deixe seu comentário e participe da conversa!

[wysija_form id=”5″]
Thayane Maria

Thayane Maria

Redatora em Estante Virtual
Thayane Maria, jornalista e cinéfila. Além de escrever para o Estante Blog, também mantém os seus blogs pessoais no Medium e no Wordpress: @Msmidnightlover e Missmidnightlover. Vive em eterna busca pelo excêntrico.
Thayane Maria
Comentários

Thayane Maria

Thayane Maria, jornalista e cinéfila. Além de escrever para o Estante Blog, também mantém os seus blogs pessoais no Medium e no Wordpress: @Msmidnightlover e Missmidnightlover. Vive em eterna busca pelo excêntrico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares