Conheça mais sobre o autor de clássicos como A Pequena Sereia e O Patinho Feio
Há 142 anos morria Hans Christian Andersen, um dos maiores autores de histórias infantis do mundo.
Hans Christian Andersen foi, provavelmente, uma presença frequente na sua infância – e na de todos nós. Quem nunca desejou viver, nem que seja por um dia, no castelo encantado no fundo do mar da Ariel de “A pequena sereia”, ou se identificou com os problemas de aceitação e autoestima de “O patinho Feio” ? Os contos de Andersen atravessaram séculos e continuam muito populares entre as crianças e até mesmo entre adultos, por abordar temas universais e que todos possam se identificar. Além disso, Andersen utilizava suas narrativas para transmitir modelos sociais que gostaria que sua época absorvesse, como a igualdade de direitos para todos.

Todos seus contos carregam um pouco de suas experiências pessoais, principalmente “O patinho feio”, a história é baseada na vivência do autor em se sentir inferior por ter sido uma criança muito alta, desengonçada e com muita imaginação – ficando conhecido como “o lunático” entre os seus colegas. Hans Christian Andersen transformou as dificuldades de sua vida em contos de fadas encantadores, com grandes lições de vida no fim de cada história. O autor faleceu no dia 4 de agosto de 1875, na Dinamarca, deixando um legado repleto de contos, histórias, fábulas, peças e óperas.
Confira a lista abaixo com as suas principais obras!
-
A pequena sereia, de Hans Christian Andersen
Esta é, provavelmente, a obra mais conhecida do autor. A história da pequena sereia conquistou milhares de pessoas em todo o mundo e em diferentes épocas. A narrativa acompanha a vida de Ariel, filha de Tritão, o rei dos mares e que se vê apaixonada por Eric, um humano. Por amor, Ariel faz um pacto com uma bruxa para conquistá-lo e no final das contas precisa decidir entre sua vida no oceano e viver com sua paixão, digna de contos de fadas.

-
O patinho feio, de Hans Christian Andersen
Neste clássico infantil, Andersen se baseia em sua própria experiência com autoestima e aceitação para criar a história do pobre cisne que foi chocado por uma pata e sofreu durante boa parte de sua vida por ser diferente do seu bando e de seus irmãos.

-
As roupas novas do imperador, de Hans Christian Andersen
Um bandido, se fazendo passar por um alfaiate de terras distantes, diz a um determinado rei que poderia fazer uma roupa muito bonita e cara, mas que apenas as pessoas mais inteligentes e astutas poderiam vê-la. O rei, muito vaidoso, gostou da proposta e pediu ao bandido que fizesse uma roupa dessas para ele.

-
O soldadinho de chumbo, de Hans Christian Andersen
Esta obra conta a história de um boneco que tem apenas uma perna mas que se apaixona por uma bailarina que também é uma boneca. Foi o primeiro conto escrito pelo autor não possui um final feliz, típico dos contos de fadas escritos por ele antes.

-
O rouxinol e o imperador, de Hans Christian Andersen
O Rouxinol e o Imperador é um conto de fadas escrito pelo autor Hans Christian Andersen, sobre um imperador que prefere a companhia de um pássaro mecânico ao canto de um rouxinol real. No entanto, quando o imperador adoece e quase morre, o canto do rouxinol que ele rejeitava é a única coisa que consegue restaurar a sua saúde.

-
Contos de Andersen, de Hans Christian Andersen
Em um só volume você poderá acomapnahr as mais famosas histórias infantis, em suas versões originais e sem adaptações, dos irmãos Grimm, Perrault e Hans Christian Andersen.

Qual dos contos de Hans Christian Andersen é o seu favorito? Deixe sua opinião!
- As escritoras pioneiras do feminismo - 05.02.2018
- 5 livros para conhecer a história dos orixás - 02.02.2018
- Mary Shelley, uma autora íntima de monstros - 01.02.2018