7 livros sobre artes que vão inspirar você
Nos 127 anos da morte de Van Gogh, criamos uma lista com livros que abrem portas para as artes.
Segundo Oscar Wilde, a vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida. Mas, sabemos que a linha é tênue entre qual parte tem maior influência na outra. Um dos artistas mais que mais andou na corda bamba entre a arte e a realidade foi Vincent Van Gogh, que retratou na maioria de suas obras o seu sofrimento e o agravamento da sua loucura – ao mesmo tempo que sua arte influenciava seu estado emocional. No dia 27 de julho de 1890, segundo versões oficiais, Van Gogh se suicidou com um tiro e morreu dois dias depois. No entanto, existem versões recentes que afirmam que o pintor foi atingido acidentalmente por duas crianças que brincavam com uma pistola. Van Gogh foi percussor em movimentos como o pós-impressionismo, o expressionismo e a arte abstrata e, apesar de não ter tido seu trabalho reconhecido em vida, o pintor tornou-se um ícone artístico com grande relevância até os dias de hoje.
Em vista disso, preparamos uma lista com os livros mais importantes para quem deseja saber mais sobre a história da arte. Confira!
-
A história da arte, de E. H. Gombrich
Esta obra, que é vista como a melhor forma de introdução ao mundo da arte, mostra desde as pinturas rupestres da pré-história até a arte experimental dos dias de hoje. A evolução da pintura é vista como o pano de fundo dos diversos estilos de arquitetura que vemos hoje. Além disso, a psicologia por trás das artes visuais é detalhadamente analisada.
-
Tudo sobre arte, de Stephen Farthing
Esta obra serve como um guia sobre diversas imagens que compõem nossa memória artística. Organizado cronologicamente, o livro traça um panorama da evolução artística em seus variados estilos e movimentos, apresentando as obras mais marcantes e influentes da pintura, da escultura, da arte conceitual e da performática. Além disso, contém mais de 1.100 ilustrações coloridas de obras-primas.
-
O mundo da arte – mundo antigo, de Giovanni Garbini
Esta obra é uma espécie de enciclopédia das artes de todos os tempos. Desde os primórdios da civilização até a era contemporânea, o conceito e a arte são analisados de forma clara e compreensível até mesmo para os leigos.
-
Arte moderna, de Giulio Carlo Argan
O autor Giulio Carlo Argan foi o último representante de uma grande tradição crítica no que se corresponde aos movimentos modernos da arte. Foi Argan que levou essa orientação até as últimas conseqüências: se a arte é um fenômeno histórico, não há garantia de que ela seja eterna. O desaparecimento do artesanato, de que a arte era guia e modelo, e o surgimento da produção industrial, que se baseia sobre outros princípios, pode muito bem determinar o fim da arte como atividade culturalmente relevante. Este dilema é o foco da narrativa de Arte moderna.”
-
História da arte brasileira, de P. M. Bardi
Este livro reúne e explica as influências de todas as peças que formam o quebra-cabeça da arte brasileira. Desde a escultura, pintura, arquitetura, artesanato entre outras artes.
-
A arte de ver a arte, de Susan Woodford
A arte de ver a arte tenta desenvolver no leitor uma capacidade de enxergar a arte – não apenas visualmente. O livro toca em temas como forma e composição, os quais geralmente não captados pelo observador leigo ao primeiro olhar, e tenta sensibilizá-lo para um melhor aproveitamento e entendimento de todos os detalhes que envolvem a criação e a observação de uma obra de arte.
-
As cores de Van Gogh, de Claire Merleau Ponty
Nesta obra, os leitores encontram todos os quadros de Van Gogh em meio a muita informação sobre o artista e o contexto de sua época. Ao procurar detalhes nas pinturas e se curvar sobre os mais diferentes desenhos, o leitor ganha intimidade com algumas das obras mais importantes para a história da arte.
Algum livro sobre artes já te inspirou? Conta pra gente!
[wysija_form id=”5″]
E um prazer ler trabalhos como esse.