Conheça a vida e obra de Rubem Alves
Segundo sua filha, Rubem Alves escrevia apenas por uma razão: melhorar a sua própria vida.
Rubem Alves nos deixou em 19 de julho de 2014. Além de escritor, foi professor, teólogo e psicanalista. Ele escreveu diversos livros, artigos e crônicas sobre religião, questões existenciais e educação para crianças. Mineiro, Rubem se mudou para o Rio de Janeiro em 1945. Apesar de ter estudado em um colégio carioca de ótima reputação, ele sofreu discriminação pelos colegas, ocasionando seu isolamento – uma situação que o levou a encontrar abrigo na religião e nos livros. que poucos sabem, é que por causa do mergulho nos estudos sobre teologia quando jovem, Rubem Alves tornou-se pastor pela Igreja Presbiteriana e realizou uma jornada espiritual pelo interior de Minas Gerais, que durou até 1963. Anos depois, em consequência de uma doença na família, Rubem perdeu boa parte de sua fé e abandonou a Igreja.
Em 1964, no início da ditadura militar no Brasil, Rubem foi acusado por sua igreja de abandonar a sua fé, por conta de suas ideias liberais e contrárias as que eram defendidas pelo clero. Em 1968, com o aumento do controle por parte dos militares, o autor foi perseguido e foi obrigado a ir para um exílio, nos Estados Unidos. No entanto, sua passagem por lá lhe deu inúmeros ganhos, como o doutorado em Filosofia que ele concluiu no país. Ao retornar para o Brasil, Rubem Alves dedicou-se ao ensino de Filosofia, Ciências e Letras, além de também ter se especializado em Psicanálise. As suas obras foram traduzidas para diversas línguas, além de serem, até hoje, objeto de estudo.
Confira!
-
Se eu pudesse viver minha vida novamente, de Rubem Alves
Nesta obra, Rubem Alves viaja no tempo e analisa os sonhos, as perdas e ganhos que acontecem na vida. Narrado em pequenos detalhes e recorrendo a memórias felizes e dolorosas, Rubem nos mostra que a nostalgia que não é uma espécie de arrependimento, mas sim uma saudade boa de ser sentida, de algo que foi vivido com plenitude.
-
Ostra feliz não faz pérola, de Rubem Alves
Esta obra é uma espécie de autobiografia velada de Rubem Alves, na qual ele expõe diversos momentos de sua vida – principalmente os desagradáveis. O autor parte do ponto de vista que o incômodo, a tristeza e o sofrimento são capazes de impulsionar a criação de coisas extraordinárias.
-
Sobre o tempo e a eternidade, de Rubem Alves
Segundo Rubem Alves, uma pitada de loucura aumenta o prazer da vida. Veja o caso do cinema. Ao assistir filmes você treme de medo, ri, chora… É um surto de loucura. Você está tomando imagens como se fossem realidade. Mas, se você não se entregasse por duas horas a este momento, o cinema seria tão emocionante quanto lavar as mãos. No entanto, após as duas horas desta experiência com a com a ilusão, as luzes do cinema se acendem e você sai da loucura e caminha solidamente de volta para a realidade.
-
Conversas com quem gosta de ensinar, de Rubem Alves
Rubem Alves foi um dos educadores mais importantes e respeitados do Brasil. Nesta obra, ele reúne pensamentos e abre discussões sobre o peso da educação na vida em sociedade e fala, principalmente, sobre a sua paixão por ensinar e as suas motivações como professor.
-
Filosofia da ciência, de Rubem Alves
Nesta obra, Rubem Alves aborda o senso comum, ciência e seus modelos e receitas. Além disso, explica como decifrar as mensagens científicas, como elaborar a construção dos fatos, quais são as credenciais da ciência e a diferença entre a verdade e a bondade.
Qual livro do autor é o seu preferido? Deixe sua opinião!
Oi manda pra mim alguma novidade sobre o assunto filosofia