Flip 2017: O que vai ter?
Um guia para aproveitar o melhor da festa literária.
A Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, considerada o mais importante evento deste segmento no Brasil, está chegando. Durante os seus 15 anos de existência, a Flip se tornou um termômetro de tendências na literatura e um modelo de evento de mediação cultural. Nesta sexta-feira (14) será lançado o segundo lote de ingressos para as mesas, que acontecem de 26 a 30 de julho. No entanto, com tantas atrações oficiais e eventos paralelos acontecendo em Paraty, fica difícil decidir como gastar o tempo durante os cinco dias na cidade histórica. Para facilitar sua agenda, abaixo estão alguns debates, palestras e workshops, que serão parada certa para quem estiver na cidade. Confira:
-
Auditório da Matriz
Com a curadoria da jornalista baiana Josélia Aguiar, a programação deste ano vem apoiada na diversidade e democratização. Pela primeira vez, há mais autoras mulheres do que homens e 30% da programação é composta por autores negros – o que acarretou também na maior diversidade de editoras.
Mesmo quem não conseguir ingressos para o programa principal, poderá acompanhar as mesas pelo telão do auditório da praça. A sessão de abertura do evento, no dia 26 (19h15), será um programão com a vida e obra de Lima Barreto – o autor homenageado deste ano – apresentadas em uma aula ilustrada com leituras e imagens da nova biografia da escritora Lilia Schwarcz. A mesa contará ainda com o diretor Felipe Hirsch e o ator Lázaro Ramos, que neste ano lança o livro: Na minha pele.
-
Muito além da Amazon
No dia 27, a Casa Publishnews recebe a mesa “Pensando fora da Amazon”, que abordará o que outras empresas, além da gigante de tecnologia, estão fazendo com sucesso no Brasil e no exterior. Essa é uma oportunidade para editores e profissionais do livro pensarem novas possibilidades de negócio. Na mesa estarão: Raphael Secchin, da Bibliomundi; Camila Cabete, publisher da Kobo no Brasil e Cindy Carvalho, diretora de marketing da plataforma de descoberta de livros BookWitty. O encontro começa às 14h e a Casa PublishNews fica na Rua do Comércio, número 13.
-
Serigrafia na Casa do Papel
A Casa do Papel, espaço dedicado às artes gráficas na Flip 2017, oferecerá oficinas gratuitas de quinta a sábado. Profissionais do livro e do design vão ministrar cursos curtos de encadernação, xilogravura, serigrafia. As atividades serão concentradas no período da manhã. As inscrições serão feitas por meio de formulário online, postados no evento da Casa do Papel no Facebook.
Nas tardes, serão realizados lançamentos de livros, conversas, distribuição de zine e o que os organizadores estão chamando de experiências gráficas: impressores, encadernadores e designers estarão à disposição do público para ensinar técnicas de serigrafia, tipografia, encadernação e carimbos. Para essa atividade, não é preciso se inscrever antes. Endereço: (Av. Otávio Gama, 142). No sábado, haverá sessão de autógrafos com Paloma Vidal (Ensaio de Voo), Natalia Borges Polesso (Amora) e Yuri Pires (A Pedra).
-
Rupi Kaur
Quinta-feira, 27, às 14h acontece um bate-papo sobre o livro “Outros jeitos de usar a boca”, da poeta Rupi Kaur, na Casa Santa Rita de Cássia, com participação do grupo Leia Mulheres, da Revista Pólen, Milly Lacombe, Karin Hueck E Conceição Evaristo – mediação de Raquel Cozer. Endereço: Rua Santa Rita, 178.
-
Nas redes sociais
A fundadora do Skoob, Viviane Lordello, estará presente no Centro Cultural Sesc Paraty, para participar do Café Literário. O evento acontece na sexta-feira (28), às 14h e Viviane falará sobre como as redes sociais se tornaram os maiores canais de divulgação e diálogo sobre literatura. Com 4,6 milhões de inscritos o Skoob já é a maior rede social de leitores do Brasil. Endereço: Largo de Santa Rita, s/n, Centro Histórico.
-
Casa Amado e Saramago
Pela primeira vez na festa, a casa criada pela Fundação José Saramago (Lisboa) e a Fundação Casa de Jorge Amado (Salvador) vai celebrar a amizade entre o português e o baiano, a casa terá apresentações de livro, mesas-redondas, concertos, e exposições. Destaco na sexta-feira (28) a mesa: Escreva e lute como uma mulher, às 10h30, com Adelaide Ivanova e Djaimilia Pereira de Almeida conversam sobre literatura e feminismo nos dias de hoje – moderação de Schneider Carpegianni; e às 19h30: Uma amizade em cartas, apresentação do livro “Com o mar por meio. Uma amizade em cartas – Jorge Amado e José Saramago”. Com Paloma Amado, Pilar del Río e Luiz Schwarcz.
-
Festa do Policarpo
Esse ano acontecerá novamente a festa na praia da Publishnews. O evento acontece na sexta-feira, às 22h, e é aberto a todos, com boa música e cerveja gelada. Segundo o portal, o local será o mesmo do ano anterior, o quiosque Pizzaria da Praia, na Praia do Pontal. Logo atrás de onde era a tenda dos autores. O evento é organizado pelo produtor cultural e diretor da Casa Porto Raphael Vidal.
-
Mesas internacionais
Sábado (29) dois autores vencedores, em anos sucessivos, do mais prestigioso prêmio de língua inglesa, o Man Booker Prize estarão juntos para uma conversa sobre renovação a partir dos seus pontos de vista, a de um americano negro e a de um jamaicano que migrou para os EUA, onde ambos lecionam escrita criativa. Eles são Marlon James e Paul Beatty e estarão às 21h30 no Auditório da Matriz.
-
Diáspora africana
No último dia, às 12h no Auditório da Matriz, as consagradas autoras Conceição Evaristo e Ana Maria Gonçalves, prestam um tributo a outras vozes femininas africanas e da diáspora negra, como Angela Davis, Audre Lorde, Carolina de Jesus, Josefina Herrera, Nina Simone,Noêmia de Sousa, Odete Semedo, Paulina Chiziane e Toni Morrison.
Mais autores convidados na edição deste ano você encontra no site oficial
e na Estante Virtual clicando na imagem abaixo:
[wysija_form id=”5″]