O linguista e filósofo americano completa 86 anos
Avram Noam Chomsky é considerado o “pai da linguística moderna”. Filósofo, cientista cognitivo, comentarista e ativista político norte-americano, ele é uma das mais renomadas figuras no campo da filosofia analítica. No dia do seu aniversário, o Estante Blog preparou uma lista de cinco frases e cinco obras deste pensador. Confira.
A imprensa pode causar mais danos que a bomba atômica. E deixar cicatrizes no cérebro.
Uma nova geração define o limite
[caption id="attachment_20365" align="alignnone" width="208"]
Veja o livro[/caption]
Em casos de graves violações dos direitos humanos por ditadores ou guerras civis, as grandes potências se arrogaram o direito de usar a força sob o pretexto de proteger populações oprimidas. O exemplo mais evidente foi a Guerra do Kosovo, em que a aliança militar ocidental, a Otan, bombardeou durante 78 dias a Sérvia, Montenegro e a prov
íncia do Kosovo. Chomsky denuncia essas intervenções supostamente humanitárias, acusando-as de ser seletivas e de servirem apenas como desculpa para encobrir os verdadeiros objetivos das grandes potências. Com base em ampla documentação, o autor analisa duas crises internacionais que marcaram o ano de 1999 – a Guerra do Kosovo e o plebiscito sobre a independência do Timor Leste.
Não se pode controlar o próprio povo pela força, mas se pode distrai-lo com consumismo.
11 de setembro
[caption id="attachment_20368" align="alignnone" width="207"]
Veja o livro[/caption]
Chomsky nos revela, com espantosa clareza, todo o pano de fundo que pode ser uma das causas da tragédia do fatídico 11 de setembro. Dividido em sete capítulos, o livro é complementado por dois apêndices: o primeiro trazendo o Relatório do Departamento de Estado sobre as Organizações Terroristas Internacionais; o outro, sugestões de leitura sobre o tema e assuntos a ele relacionados.
Dentro de todos e de cada um, está um tesouro, que é preciso estudar.
Problemas do conhecimento e da liberdade
[caption id="attachment_20369" align="alignnone" width="208"]
Veja o livro[/caption]
Síntese do pensamento de Noam Chomsky. Dividido em duas partes, o livro expõe ainda suas veementes críticas à política americana. Prefaciado pela escritora indiana Arundhati Roy, é também uma das primeira
s obras publicadas de Chomsky.
Se você acredita na liberdade de expressão, você acredita na liberdade para exprimir opiniões de que você não gosta. Quer dizer, Goebbels era a favor da liberdade de expressão para opiniões que ele gostava. Tal como Stalin. Se você é a favor da liberdade de expressão, isso significa que você é a favor da liberdade de exprimir precisamente as opiniões que você despreza. Caso contrário, você não é a favor da liberdade de expressão.
Contendo a democracia
[caption id="attachment_20370" align="alignnone" width="200"]
Veja o livro[/caption]
A proeminência dos Estados Unidos como potência militar, dona da incontrastável supremacia exibida na Guerra do Golfo, foi acompanhada por seu declínio industrial diante do crescimento econômico
da Alemanha e do Japão. Esta obra aponta as conseqüências deste desequilíbrio. Para compreender o cenário internacional contemporâneo, Chomsky ressalta a necessidade de rever os objetivos de Washington durante a Guerra Fria. Com uma abrangente exegese sobre os acordos pós-guerra, ele mostra como a estratégia da ‘Grande Área’ dos oficiais do Pentágono, nos anos 50, serviram como bases para lançar os Estados Unidos como potência global.
Mantenha boas relações com os oficiais certos e eles derrubarão o governo para você.
Novos horizontes no estudo da linguagem e da mente
[caption id="attachment_20371" align="alignnone" width="217"]
Veja o livro[/caption]
Usando uma série de análises linguísticas imaginativas e ilusoriamente simples, Chomsky argumenta que não existe uma noção coerente de linguagem externa para a mente humana, e que o seu estudo deveria assumir como foco o construto mental que constitui nosso conhecimento desta linguagem. Portanto, a linguagem humana é um objeto psicológico e, em última análise, um objeto biológico, que deve ser analisada pelo uso da metodologia das ciências naturais. Seus exemplos e análise se combinam neste livro para apresentar uma perspectiva única e convincente sobre a linguagem e a mente.
Veja na Estante Virtual a obra completa de Noam Chomsky.
Qual seu livro favorito de Noam Chomsky? Deixe seu comentário e participe da conversa.]]>
Mestre em Comunicação Social, MBA em Comunicação Corporativa, Pós-graduado em roteiro de audio visual. Mais de 15 anos de experiência em comunicação empresarial, endomarketing, redação publicitária, jornalística e de conteúdo para redes sociais.
Adorei as frases. quero mais!!!!
Faltou uma frase sobre linguística. A minha favorita é sobre a diferença entre língua e dialeto.
“Uma língua é um dialeto que tem um exército.”
Olá bom dia, todos são estes livros são ótimos.