A arte de guardar os livros na prateleira
(0 Estrelas - 0 Votos)
forma como normalmente vemos os livros hoje nas prateleiras de livrarias e bibliotecas nem sempre foi o padrão. Ao contrário do que estamos habituados a ver hoje, nem sempre os livros ficaram expostos verticalmente, com a lombada para fora. Segundo estudos, por séculos os livros eram guardados em prateleiras horizontalmente, ou seja, deitados, levemente inclinados, como mostra a gravura de Esdras o escriba e seu armário:
(Esdras o escriba – Florença, Biblioteca Medicea Laurenziana)
Isso certamente dificultava o manejo dos acervos, com livros empilhados uns sobre os outros. Com o passar do tempo, foi inventada a ordenação vertical, e isso facilitou muito a vida dos leitores. Os livros então poderiam ser retirados das prateleiras sem que os outros fossem afetados, e propiciou até sua conservação. Algumas vezes, os donos de bibliotecas particulares guardavam seus livros com a lombada para dentro e o corte para fora, e pediam que artistas pintassem cenas que pudessem identificar seus conteúdos, como na biblioteca de Odorico Pillone, fidalgo de Veneza, com desenhos de Cesare Vecellio, por volta de 1500. Entretanto, as bibliotecas particulares eram muito poucas nos séculos seguintes, apesar de toda a arte que as pinturas nos cortes representava. Somente após a Grande Depressão, as prateleiras e estantes nos domicílios começaram a ser mais recorrentes, e os livros passaram a ter preços mais acessíveis. Então, diversas formas de ordenação foram inventadas, a gosto de cada apaixonado leitor, como listamos no post sobre 30 das mais criativas estantes para livros. Mas como guardamos nossos livros nas prateleiras ou estantes pode dizer muito sobre nós. Há quem prefira utilizar suas prateleiras como decoração, guardando seus livros por ordem de cor, o que causa um efeito colorido no acervo e torna o ambiente mais estiloso. A ordem por tamanhos dos livros não é tão comum, mas leitores mais milimétricos se deliciam com essa ordenação. “Você pode dizer o quão séria a pessoa é olhando para seus livros”, afirmou a escritora americana Susan Sontag à sua nora Sigrid Nunez, também escritora, como revelou o periódico The Paris Review no último mês. Segundo Sigrid, a autora não estava se referindo a quais títulos a pessoa lê, mas como eles são ordenados na prateleira. A nora, após essa confissão, reordenou seus livros por assunto e em ordem cronológica, em vez da habitual ordem alfabética de autor, para assim parecer mais séria. E você, qual a sua ordenação favorita dos livros nas prateleiras? Comente esse post e compartilhe com outros leitores apaixonados por livros. ]]>Últimos posts por Leonardo Loio (exibir todos)
Quem pode guardar livros no Brasil? Alguém tentou comprar uma biblioteca nos shoppings de móveis? As bibliotecas estão em extinção no Brasil e caminha-se para isso no resto do mundo. O livro virtual chegou para ficar. Guardar livros, lombada para fora é tese de História.
Tenho a mesma experiência da Pandora (comentário 5) e queria fazer como a Lúcia (comentário 1), mas não sei usar o excel! :o)
Adorei! Todos os meus livros tem que caber em uma estante única e bem velhinha que meu pai reformou, então ordena-los é um sacrifício rsrsrs… Eu tento ordenar por temática e por uso, mas as vezes (quase sempre) vira uma bagunça arretada!!! rsrs
Prefiro organizá-los por assunto,é bem mais fácil e prático.
Eu normalmente guardo meus livros de inúmeras formas, os lidos de uma ordem, por leitura. Os não lidos por cores e tamanhos, assim me causa uma boa impressão e fica mais fácil a localização deles, não os guardo por assunto, pois ‘quebraria minha ordem de tamanho e cores’.
Em ordem alfabética de autor 😉
Tenho muitos livros. Já ordenei de varias formas: em ordem alfabética, por assunto, mas a mais prática é a atual que recomendo: numerados! Tenho uma planilha no excel com nº, idioma, título, autor, editora, ano, detalhes e por aí vai… Posso localizar rapidamente na estante, além de filtrar como quiser: por título, assunto, detalhes, etc. Ah, e procuro preservá-los com cuidados como limpeza períodica com pincel de cerdas macias. Livros são viagens, sonhos, histórias que devem ser preservadas. O pior inimigo do livro é o descuido do homem. Espero ter colaborado falando sobre a minha organização e cuidado com meus livros. Abs. Lúcia