Conheça os 10 livros campeões de venda da Estante Virtual
Veja Rio desta semana publicou a lista atualizada das 10 obras campeãs de venda da Estante Virtual. Se você está em busca de boas dicas de leitura é hora de ficar por dentro desse ranking. Mas vale lembrar: o objetivo do portal é promover a liberdade de escolha na aquisição de um livro e não fazer indicações de leitura baseadas no número de exemplares vendidos. A lista abaixo é resultado da livre escolha dos leitores sem qualquer influência da Estante Virtual ou dos livreiros e representa a diversidade dos acervos cadastrados aqui. Mas como sabemos que dez obras não são capazes de dar conta da infinidade de bons livros publicados, que tal ampliar esta lista com suas indicações? Use o espaço de comentários deste post para compartilhar com outros leitores a sua lista de favoritos. Indique o título da obra e seu autor. Aproveite para dar mais detalhes: conte o que achou do livro e porque ele está entre os seus preferidos. Suas impressões podem ajudar quem busca dicas para a próxima leitura. Participe! Os 10 livros campeões de venda da Estante Virtual
Constantes na lista, já li estes dois livros por três vezes, em momentos direfentes: Cem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia Márquez. Sempre tenho a impressão de algo novo brotando das páginas e Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Nota 10 para os dez livros campeões de venda!
Acabei de me cadastrar no portal. Estou maravilhada com a oportunidade. Feliz por participar! Obrigada, Yone.
Lista muito interessante! “O Mundo de Sofia” é um livro genial. Recomendo “O Dia do Curinga” também, do mesmo autor. Ver duas obras de Orwell no ranking também é excelente!
Excelente a lista dos 10 mais vendidos. Todos são ótimos livros. Mas faltou um dos baluartes de nossa literatura: Érico Veríssimo com sua espetacular obra Incidente em Antares. Quem sabe um dia …
Dos livros que conheço:
Em Vidas Secas, o capítulo Baleia é maravilhoso;
A Revolução dos Bichos é interessante mas um pouco juvenil;
1984 é muito bom e visionário!
Cem anos de solidão, sinceramente, esperava mais.
O Mundo de Sofia faz um mergulho na filosofia. Gostei!
Como não resisto, gostaria de incluir:
Incidente em Antares, de Veríssimo – pai. Obra de um realismo fantástico. Surpreendente!
E As Vinhas da Ira, de John Steinbeck (prêmio Nobel). Livro emocionante do começo ao fim. Uma aula de humanismo.
Gostaria que também houvesse uma lista com os 10 paradidáticos mais vendidos. Seria interessante.
Quem quer escrever bem deve ler Graciliano Ramos. Seu estilo é belo, puro e claro. Com frases não muito longas e observância rigorosa do idioma, ele expõe seu pensamento com sensibilidade. “Vidas Secas” é sua obra-prima e bom exemplo do seu texto e estilo.
Todos os demais livros da lista tornam-se, por assim dizer, clássicos!
Daí fico a imaginar: nosso país ainda tem salvação. Vejam um livro de Marilena Chauí (Filosofia) entre os 10 mais lidos. Tomara que, horas dessas, João Guimarães Rosa entre nessa lista.
Gostaria de acrescentar mais dois livros que considero clássicos: “A Metamorfose”, de Kafka e “O Velho e o Mar”, de Hemingway. Muito obrigado.
Concordo muitíssimo com a primeira colocação: precisamos apreciar mais a nossa grande literatura com nossos grandes mestres!
Que lista! Com livros deste escalão é impossível não contemplar o mundo de uma outra forma …
Tirando “Raízes do Brasil”, que é um livro bom mas mais acadêmico, a lista é excelente! Acrescentaria “Grande Sertões Vereda”.
Como fico surpresa em ver o livro “Raízes do Brasil” – que teve sua primeira edição em 1936 – entre os 10 mais. Isso comprova a qualidade dos leitores da Estante Virtual. Recomendo esse livro! Parabéns pelos 10 mais. Magali
Interessante a lista. Todos livros de alta qualidade! Que bom ver o grande Celso Furtado incluído. Sou economista (da geração que se formou lendo Celso) e a “Formação Econômica do Brasil” (que agora saiu em forma de edição comemorativa) é, seguramente, o livro que mais li em minha vida. Como diz Chico de Oliveira, nosso mestre Celso é um dos demiurgos do Brasil. Parabéns a todos os leitores da Estante Virtual! Saturnino.
A Estante Virtual é primorosa. Vai nos ajudar a vencer a inércia do analfabetismo. Não concordo coma a leitora Vera. O preço, ainda, é um obstáculo a ser vencido. Chegaremos lá!
Concordo com o Carlos. É muito bom não ver Paulo Coelho nesta lista, o que mostra que as pessoas estão com o gosto mais apurado. Quem ainda não leu “O Mundo de Sofia”, não sabe o que está perdendo! É simplesmente maravilhoso! Juntamente com a aventura e o final surpreendente, a obra dá noções básicas de Filosofia.
Fiquei feliz por não ver Paulo Coelho nesta lista. Parabéns, leitores!
Ótima lista! Concordo que é bom saber que o pessoal está lendo. Tenho este hábito desde criança, mas não concordo com a questão dos preços. Na minha opinião, é uma questão de valores. Muitas pessoas alegam não ter dinheiro para livros mas não dispensam as roupas de marca. Além disso, existem as bibliotecas e os amigos. Quando não tinha dinheiro para comprar, usava destes recursos. Hoje, muito obrigada Estante Virtual! Estou comprando os livros que não são mais editados. Aqueles que li e não tinha dinheiro para comprar na época. Os livros de George Orwell (A Revolução dos Bichos e 1984), em segundo e terceiro lugares, mostram bem a nossa realidade. Todos deveriam ler esses livros. Parabéns pela lista! Vera
É incrível como a literatura regional “Vidas Secas” é apreciada. Me orgulho de, pelo menos, já o ter lido, e também, “Cem anos de solidão”. Os outros oito mais vendidos ainda não tive oportunidade de ler. Porém, se for listar quantos livros maravilhosos já li e que não estão entre os mais vendidos, concordo com o comentário do amigo que diz: “O mito de que brasileiro lê pouco é bobagem”. Penso que muitos brasileiros não têm acesso à cultura como deveriam ter. Quando o brasileiro tem contato com o mundo cultural, associado a uma boa condição econômica, ele passa sim a apreciar a literatura.
Nenhum dos 10+ faz meu tipo de leitura, mas o que importa é constatar que a Estante Virtual é a grande facilitadora de compartilhamento do conhecimento universal por meio do livro. Interligou livreiros e leitores em uma conexão instantânea, possibilitou o acesso a livros raros ou a best-sellers; é grande amiga dos universitários de todos os gêneros e graus. Eu como livreiro, escritor, editor, gráfico e, sobretudo, leitor estou muito feliz por viver no século XXI – o século da consciência coletiva. Para mim, esse mito de que brasileiro lê pouco é bobagem …
É a primeira vez que entro no blog e fiquei maravilhado pois, dos 10 livros mais lidos, já me encantei com alguns. Gostaria de, se possível, saber como está a leitura por região do país. Meu interesse é analisar como anda esta nação promissora chamada Brasil mas, que devido aos elevados preços dos livros, não lê mais. Ainda que os sebos e a internet venham contribuindo para a democratização da leitura. Como nos ensinou o saudoso Milton Santos, temos de ter o cuidado. Muitas aulas não bastam. Bastam poucas (boas) aulas. Abraços e boa leitura! Voltarei outras vezes.
Martins, de São Luís do Maranhão – terra de oligarca carcomido e de gente lutadora também!
Muito boa a lista mas Grande Sertão Veredas, de João Guimarães Rosa, não pode ficar de fora!
Quem lê, pensa. Quem pensa, compra na Estante! Eis o resultado: uma lista fantástica de dez primeiros!!!
Será que o Vidas Secas em primeiro lugar é por causa de escolas e vestibulares? Achei estranho porque não é todo dia que se conhece alguém que ama Graciliano Ramos, ao contrário do Gabriel G. Márquez e do Saramago (neste caso, ainda mais com a morte recente). Bom, Gabriel Garcia Márquez é o próximo. Vai pegar 3º logo logo nesse ranking!
Muito legal esse tipo de lista! Sugiro uma por estante: literatura nacional, literatura estrangeira, sociologia, filosofia, economia.
Seria ótimo! Abraço.
Muitíssimo bom o gosto dos leitores!
Legal a lista dos 10 mais. Mais legal ainda o resultado. A qualidade dos livros, constante na lista, está ótima.
Tirando “Convite à filosofia” e “O mundo de sofia” que eu não os conheço, a lista está ótima. Bom saber que os leitores andam lendo coisas boas e inteligentes. Parabéns!
Esse top 10 demonstra o excelente nível dos leitores clientes da Estante.
Muito bom esse top 10! Só “classicão”. Fiquei impressionado de o livro do Celso Furtado, que é um livro mais acadêmico e específico para estudantes, estar aí. Legal o Vidas Secas ser o primeirão também.