Vida de Livreiro: Victor Ropond e a Netbook Livraria

(4.3 Estrelas - 8 Votos)

Conheça a história do tecnólogo em produção musical que herdou a vocação da família em administrar sebos

É uma relação de amor antiga. O tecnólogo em produção musical Victor Ropond, de 25 anos, vivencia a rotina de sebos desde quando ainda era adolescente. Aos 15, ele começou a ajudar o pai a cadastrar livros na Estante Virtual e não parou mais. Há dois anos, ele e a mãe decidiram criar a Netbook Livraria, mas a loja física fechou, em São Paulo, e atualmente ele administra sozinho o sebo virtual, que reúne quatro mil livros no acervo.

Antes de abrir o próprio negócio, Victor ajudou o pai e os tios em outros sebos. Um dos locais foi a Red Star Livraria, onde ele aprendeu a catalogar, embalar e enviar os produtos. O tecnólogo lembra que eles investiram bastante dinheiro na loja e contrataram funcionários. Por ser teólogo, o pai de Victor possuía um grande acervo de livros, principalmente de História, em casa.

“Além das obras, havia ainda CDs e discos. O sebo atraía umas 200 pessoas por dia. Mas deu errado. Meu pai e meu tio não separavam a loja física da virtual, então sempre cancelavam pedidos dos clientes por falta de estoque. Não separavam os acervos, não tinham dimensão do que era isso”, ressalta o tecnólogo, lembrando que o nome Netbook Livraria foi escolhido pela própria mãe.

Netbook Livraria, em São Paulo (Foto: Carol Pansica)

Estante Virtual e doações

A relação de Victor com a Estante Virtual começou na adolescência, quando ele ajudava o pai a catalogar os livros, em 2006. Para o tecnólogo, o site ajuda a dar mais visibilidade às vendas. “Meu pai que apresentou o site aos meus tios que tinham outros estabelecimentos. Sou bom no que eu faço e o mercado ainda é bom”, acrescenta.

Victor mantém e aumenta o acervo da Netbook Livraria com doações de obras e compras de exemplares em feiras de livro, bazar e revendedores de editoras. “Coloco preço de livros velhos em novos, por exemplo”, completa.

A série “Vida de Livreiro” vai continuar a contar as histórias dos personagens da nossa rede. Quer compartilhar suas experiências com os leitores do Estante Blog? Conte a sua jornada pelo universo dos livros através do e-mail: suahistoria@estantevirtual.com.br

Gabriela Mattos

Gabriela Mattos

Redatora em Estante Virtual
Gabriela é jornalista e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea brasileira e jornalismo literário.
Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea brasileira e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares