Quais são os desafios do mercado digital?

(5 Estrelas - 1 Votos)

Em mais uma edição do Product Arena, especialistas discutem sobre gestão ágil de produtos. Conheça melhor esse conceito da Tecnologia!

A nova edição do Product Arena na Livraria Cultura, que será realizado no dia 18 de junho, discutirá sobre o conceito de gestão ágil de produtos. Além de debater sobre o mercado digital, o encontro também tem o objetivo de expor o dia a dia de equipes de produto, User Research, UX (experiência do usuário), UX Writing e UX Leads. Entre os convidados estão a scrum master da Estante Virtual, Simone Villas Boas, e o CEO e fundador da DeviceLab, Leandro Leandro Gianne.

O modelo de apresentação do Product Arena dispensa exibição de slides ou vídeos justamente para promover um entrosamento entre o público e os palestrantes. “Acho o encontro fundamental porque estamos vivendo um movimento de plena modificação, saindo de modelos tradicionais de gestão para uma forma mais ágil de pensar. Quando a Livraria Cultura abre o espaço, ela dá a chancela de que precisamos falar sobre a mudança que o mundo está sofrendo. O evento me interessou bastante”, afirma Leandro, que vai participar do Product Arena pela primeira vez.

O que é gestão ágil de produtos?

A gestão ágil de produtos é uma maneira mais dinâmica de desenvolvimento. Assim como Leandro, Simone analisa que é preciso de agilidade para reagir às constantes mudanças do mercado. A scrum master da Estante Virtual afirma ainda que o método muda a forma de produção e planejamento do produto.

Estamos sempre antecipando e interagindo. Nosso método de trabalho passa por ciclos, onde interagimos e trabalhamos durante uma ou duas semanas em um projeto. Depois, verificamos se é isso mesmo que queremos, se estamos fazendo do modo certo. Foi isso que foi solicitado? Há perguntas que parecem muito básicas, mas nós precisamos desse tipo de questionamento o tempo todo nesse mundo complexo onde vivemos”, completa.

Antes da gestão ágil de produtos, os softwares eram desenvolvidos de forma mais engessada, limitadora e sem metodologias. Com esse novo conceito, Simone acredita que as empresas evitam desperdícios e quebram paradigmas.

Não entregamos logo o edifício pronto ao fim de seis meses. Você não provou que precisa do prédio exatamente do jeito que você quer. Uma pessoa pensa em um deslocamento e quer um carro. Aí você constrói um carro como? Pneus, carroceria, lataria, motor, etc. No final você precisa de seis meses. No ágil, é um outro paradigma. A gente dá um patinete, depois uma bicicleta e uma moto. Você vai provando a necessidade, às vezes percebe que nem precisa de um carro”, reforça.

Método utilizado para testes em celulares

A DeviceLab utiliza a gestão ágil de produtos para fazer testes em celulares. Segundo Leandro, a empresa modificou a forma de avaliações nos aparelhos. “Antes, o teste era feito manualmente por três, quatro ou cinco pessoas. Era um investimento milionário. Agora, automatizamos o serviço. Era uma situação muito lenta”, diz o CEO da empresa, lembrando que na palestra vai conversar também sobre gestão.

Além de Leandro e Simone, o evento terá a participação do diretor de Tecnologia do site Trinks.com, Fernando Bichara; da Head of Digital Experience da Oi, Renata Loyola; do executivo-chefe de Tecnologia da Informação da Impulso, Sylvestre Mergulhão; do gerente de operações de produtos, Thiago Belluf, e do Chief Digital Officer da Livraria Cultura, Sérgio Ciglione.

O apresentador do encontro será feita pelo gerente de produto da Psafe, Horácio Soares. Se você se interessou, saiba que ainda há vagas! Corra e inscreva-se. Mais uma vez, seu ingresso vale créditos em produtos da Livraria Cultura.

Gabriela Mattos

Gabriela Mattos

Redatora em Estante Virtual
Gabriela é jornalista e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea brasileira e jornalismo literário.
Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea brasileira e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares