Festival LER reúne autores e doação de livros no RJ

(4 Estrelas - 2 Votos)

Saiba como ajudar as bibliotecas do estado e ainda aproveitar a programação gratuita.

De 17 a 20 de maio, acontece a segunda edição da LER – O Salão Carioca do Livro. Neste ano, o festival celebra o papel e a experiência do leitor, reunindo oficinas, exposições, peça e encontros com autores. Aberta, gratuita e democrática, a LER deixa a Praça Mauá para ocupar um lugar muito importante para os cariocas, há dois anos fechado por falta de recursos: A Biblioteca Parque Estadual. A proposta é que após a limpeza e os reparos, o espaço volte de vez para os cariocas.

Durante os quatro dias de evento vão passar pelo festival autores e ilustradores como Lázaro Ramos e Maurício Negro, na mesa de literatura infantil: Rimas e não rimas: o jogo das palavras e imagens. A poetisa Elisa Lucinda comanda a mesa Literatura e Empoderamento, no Espaço Cesgranrio; a jornalista investigativa Daniela Arbex – autora de “Holocausto brasileiro (2013), finalista do Jabuti, apresenta no Palco Palavra seu novo livro “Todo dia a mesma noite, relato de uma das maiores tragédias da história do Brasil: a boate Kiss, em Santa Maria. Além do mais novo rosto do conto nacional, Geovani Martins, com Rafalel Mike (Dream Team do Passinho) e o jovem autor Jessé Andarilho, na mesa O poder transformador da palavra, no Espaço #Jovem.

caderno de rimas do joao

“Vejo a LER como uma grande oportunidade para recuperarmos o que tem se perdido ultimamente: o diálogo, a troca de ideias, a inspiração mútua. Em tempos de polarização radical, tentei trazer para as mesas da LER toda uma gama de pontos de vista diferentes, com leitores de todos os perfis e origens. Para que todos possam ver o que temos em comum, mas também possam apreciar e aprender com as diferenças para, quem sabe, construir e criar juntos. Também me orientei pelo lema “O festival do leitor”, dando protagonismo a quem lê, e marcando o evento uma grande celebração”, resume Julio Silveira, curador da LER.

Doe livros, doe leitura!

A Estante Virtual também marcará presença por lá em uma ação de apoio ao Sistema de Bibliotecas do Rio de Janeiro. A equipe estará no festival recebendo doações de livros para três instituições do estado – a Biblioteca Solidária de Manguinhos, o Projeto Biblioteca do Quilombo da Tapera em Petrópolis e a Biblioteca Pública Municipal Doutor Maurício de Lacerda, em Vassouras.

Essa é uma iniciativa da LER, com a Estante Virtual e a Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro. Você pode participar doando livros novos, seminovos e usados em bom estado, sem grifos ou avarias, entre ficção (para crianças, jovens e adultos) e não-ficção (história, biografias e reportagem). As inscrições para o festival são gratuitas e podem ser feitas no site oficial. Confira a programação completa, encontre o dia que tem mais a ver com você e participe!

Natália Figueiredo

Natália Figueiredo

Jornalista Multimídia em Estante Virtual
Natalia Figueiredo fez da escrita sua profissão. Começou a carreira no jornalismo impresso do Rio, é responsável pelo Estante Blog e mantém o blog de viagens Nat no Mundo.
Natália Figueiredo

Quer receber dicas semanais de leitura?

Assine e receba dicas fresquinhas em seu e-mail toda semana.

Comentários

Natália Figueiredo

Natalia Figueiredo fez da escrita sua profissão. Começou a carreira no jornalismo impresso do Rio, é responsável pelo Estante Blog e mantém o blog de viagens Nat no Mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares