5 livros sobre futebol para crianças

(5 Estrelas - 1 Votos)

Nem só de álbum de figurinhas se faz uma Copa do Mundo.

Futebol é alegria no campo e também em casa. O esporte que anima e acelera meninos e meninas também pode ser um grande estímulo para compor e contar histórias. Nessa época, próximo a Copa do Mundo, começa a corrida às bancas de jornais para garantir as figurinhas dos craques. Mas a própria história de como o esporte chegou ao país é super interessante.

O futebol, como o conhecemos hoje, foi criado na Inglaterra em meados do século XIX e veio para o Brasil no ano de 1894. Estima-se que a primeira partida de futebol tenha sido disputada em Bangu, na Zona Oeste do Rio. Segundo pesquisadores, o terreno da antiga fábrica de tecidos do bairro foi o palco do evento histórico. Outros estudiosos, já creditam o feito ao paulista Charles Miller, que organizou a primeira partida oficial em 1985. Ele havia trazido as primeiras bolas de futebol para o Brasil no ano anterior.

Apesar de seu início no chão de fábrica ou em Várzea do Carmo, o esporte foi durante muito tempo considerado elitista e praticado majoritariamente por homens brancos. Hoje, o futebol conquistou seu espaço e é o esporte mais popular e querido dos brasileiros! Não é a toa que o País é líder em títulos mundiais.

Veja abaixo algumas sugestões de histórias que deram destaque para essa paixão e vão encantar a criançada!


Maluquinho por Futebol, de Ziraldo

O livro do mestre Ziraldo conta com 16 histórias em quadrinhos do personagem mais famoso do cartunista e escritor. No livro, o Menino Maluquinho entra em campo com sua turma para mostrar suas habilidades, torcer e fazer muitos gols! A publicação é ideal para crianças até 9 anos.


João o Rei do Futebol, de Magda Starke Lee

Em uma partida de futebol, onde a bola enlouquece, João e sua prima Júlia vivem uma situação que mistura fantasia e realidade. Lá, eles aprendem uma grande lição sobre companheirismo, respeito e valorização do outro. O livro é uma boa escolha para crianças de até 6 anos.


Gol! – Férias no País do Futebol, de Luigi Garlando

As aventuras, os desafios e os sonhos de uma galera apaixonada por futebol! O time dos Cebolinhas vai descobrir por que o Brasil é o verdadeiro país do futebol! Momentos incríveis esperam Tomi, Alfinete, as gêmeas Lara e Sara, Becan, Dante, Ciro e João, o técnico Gaston Champignon e outros companheiros em uma viagem ao Rio de Janeiro. Fique de olho enquanto os garotos jogam uma “pelada” na praia, fazem novos amigos e até se encontram com grandes craques do momento! O livro é ótimo para crianças de até 12 anos.


Coleção Almanaque Sítio: Futebol, de Fulvio Giannella Junior

Aqui, a Turma do Sítio vai levar você para conhecer a história do futebol, descobrir como esse jogo chegou ao Brasil e se tornou tão popular e como surgiram os principais times brasileiros. O pessoal do Sítio vai mostrar as regras do futebol, os maiores craques do mundo, os principais torneios, a vida dos árbitros em campo e todos os destaques das Copas do Mundo. Emília e sua turma também vão ensinar a fazer um brinquedo para marcar e defender o gol, um placar para registrar o resultado das partidas, uma chuteira, uma taça de campeão e um kit do torcedor! Você irá encontrar nos textos algumas palavras em vermelho; essas palavras estão explicadas em ‘De A a Z’. O livro é ideal para todas as idades.

Coleção Almanaque Sítio - Futebol Fulvio Giannella Junior


Hoje Vou Ser Jogador de Futebol, de Ana Oom

O livro da coleção “Hoje eu vou ser” conta história de Gui. Um menino que está ansioso porque vai jogar no campeonato de futebol. Com a torcida da irmã Bia e de seus pais, sua participação será inesquecível! A publicação é ideal para crianças de até 7 anos.


Álbum da Copa do Mundo 2018

Como não poderia faltar, o álbum da Copa também está por aqui! Se ainda não adquiriu, dá uma olhada! Neste ano, a editora Panini lançou uma opção em capa dura super linda e mais durável.


Lembrou de outro título? Qual você acrescentaria na lista?

Natália Figueiredo

Natália Figueiredo

Jornalista Multimídia em Estante Virtual
Natalia Figueiredo fez da escrita sua profissão. Começou a carreira no jornalismo impresso do Rio, é responsável pelo Estante Blog e mantém o blog de viagens Nat no Mundo.
Natália Figueiredo


Quer receber dicas semanais de leitura?

Assine e receba dicas fresquinhas em seu e-mail toda semana.

Comentários

Natália Figueiredo

Natalia Figueiredo fez da escrita sua profissão. Começou a carreira no jornalismo impresso do Rio, é responsável pelo Estante Blog e mantém o blog de viagens Nat no Mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares