Projeto literário em ônibus-biblioteca promove o empréstimo de livros

(5 Estrelas - 1 Votos)

Desde a inauguração, o projeto ‘Livros nas Praças’ já contemplou 142 mil pessoas em todo Rio de Janeiro. Veja como funciona!

Todo acervo literário tem um diferencial. Seja pelos livros, pela infraestrutura ou simplesmente pela atmosfera do lugar. E como a leitura potencializa a nossa imaginação, seria possível imaginarmos uma “biblioteca sobre rodas”? Ou melhor: um ônibus-biblioteca? Sim! O projeto ‘Livros nas Praças’ é uma iniciativa que busca democratizar o acesso à literatura e estimular o senso crítico de novos leitores. O maior objetivo é promover o empréstimo gratuito de obras em bairros carentes do Rio de Janeiro. Amanhã, dia 6 de abril, é a vez de Madureira receber a sétima edição do evento com 2 mil livros a bordo, na Praça Miranda Ribeiro, das 10 às 16h.

 

Como tudo começou?

O projeto literário é patrocinado pela empresa Piraquê e tem parceria com o Ministério da Cultura – pela Lei Roaunet. O ‘Livros nas Praças’ estreou em 2012, quando a idealizadora Cristina Figueiredo fez uma pesquisa reveladora: 75% da população não tinha acesso às bibliotecas públicas. Na época, ela demorou mais de 2 anos para tirar a ideia do papel. “O projeto não se trata de uma biblioteca em si, mas sim, de empréstimo gratuito de livros. É uma iniciativa à falta de acesso de bibliotecas e a falta do próprio hábito de leitura para garantir que todos possam ter acesso aos livros”, explica.

O projeto itinerante é carinhosamente chamado de “ônibus-biblioteca azul”. O veículo possui ar condicionado, cadeiras e um acervo recheado de aproximadamente 2 mil livros disponíveis para os moradores da região. O único pré-requisito para realizar o empréstimo é apresentar a carteira de identidade e um comprovante de residência. “O índice de perdas dos livros pela não devolução é de 8,9%. Um número muito baixo”, lembra Cristina.

Entre os títulos literários, 30% são livros para adultos, 50% juvenil e 20% infantil. Já os autores da biblioteca volante estão divididos em 70%brasileiros e 30% estrangeiros. Paulo Coelho, Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Paula Pimenta e Thalita Rebouças são alguns exemplos de escritores que mais fazem sucesso no projeto. “Nosso público maior é composto pelo o que chamamos de ‘crianças multiplicadoras’, de 8 a 13 anos”, disse.

Um projeto de inclusão

Outra novidade é que há 120 livros com ilustrações em braile para crianças, 60 para adultos, 40 obras com fontes ampliadas para pessoas idosas ou com baixa visão e 20 audiobooks para deficientes visuais. Todo o projeto foca em ações de inclusão de um público diverso, atentando para as classes sociais menos favorecidas. Em edições anteriores, o ‘Livros nas Praças’ contemplou o Complexo da Maré, Estácio, Madureira, Complexo do Alemão, Gamboa, Del Castilho,  Acari, Vidigal, Chapéu Mangueira, Ramos, Campo Grande e Santa Marta entre outros bairros do município e São .

Agenda do primeiro semestre!

Em Madureira, o ônibus-biblioteca estará na Praça Miranda Ribeiro de  6 e 20 de abril, das 10 às 16h – sempre de terça a sábado. A próxima parada é de 4 e 18 de maio e depois 1º e 15 de junho. Lembrando que cada leitor tem direito a dois livros por empréstimo. As portas do projeto literário estão abertas aos que desejarem colaborar e propor ideias (contação de histórias, roda de conversas, palestras com escritores) para enriquecer ainda mais. Fique de olho!


O que você achou do projeto literário?


Quer receber dicas semanais de leitura?

Assine e receba dicas fresquinhas em seu e-mail toda semana.

Andréia Coutinho Louback

Andréia Coutinho Louback

Jornalista em Estante Virtual
Apaixonada por histórias e viciada em comprar livros. Sou uma mulher negra que atua rumo à superação do racismo na sociedade, em especial, na área da comunicação.
Andréia Coutinho Louback

 

Comentários

Andréia Coutinho Louback

Apaixonada por histórias e viciada em comprar livros. Sou uma mulher negra que atua rumo à superação do racismo na sociedade, em especial, na área da comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares